TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Osteoartrose, também chamada por osteoartrite

Por:   •  24/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 5

Osteoartrose

A osteoartrose, também chamada por osteoartrite, caracteriza-se pela alteração funcional da articulação sinovial, comprometendo o movimento e a estabilidade articular. É uma enfermidade inflamatória essencialmente articular que não poupa uma só articulação do sistema músculoesquelético; instala-se a partir da quinta e sexta décadas da vida e atinge a ambos os sexos.A osteoartrose pode acometer uma única ou diversas áreas articulares, envolvendo mais comumente articulações que suportam peso em membros inferiores, certas articulações das mãos e as colunas cervical e lombar. A prevalência da osteoartrose também varia de acordo com a articulação avaliada, o sexo e, sobretudo, a idade.

Classificação

Do ponto de vista médico, é dividida em dois grandes grupos, sendo:

  • O primeiro denominado de Osteoartrose Primária, é formado por aqueles indivíduos que já possuem um patrimônio genético, que faz com que a patologia se desenvolva independentemente de fatores externos, não se identificam fatores predisponentes;
  • O segundo grupo, denominado de Osteoartrose Secundária, que é formado por pessoas que, em virtude de algum fator agressivo ocorrido em determinado período da sua vida, passam a apresentar a patologia, distinguem-se claramente fatores locais ou sistêmicos (metabólicos, anatômicos, traumáticos, inflamatórios) que modificam as características articulares necessárias para o adequado desempenho funcional.

Causa

A causa exata da osteoartrite não é totalmente entendida, embora vários fatores possam contribuir para o desenvolvimento desta doença. A osteoartrite pode desenvolver-se numa articulação que tenha sido danificada por uma lesão, por uma operação ou por outros problemas.

Sinais e Sintomas

Os principais sintomas da osteoartrose são dor, rigidez matinal de curta duração, limitação de movimento e, nas formas mais graves, instabilidade da articulação acometida. A dor é multifatorial e esta intimamente relacionada com alterações da cartilagem articular, tumefação do osso subcondral imediatamente abaixo da cartilagem, tendões, ligamentos, cápsula articular, músculos, etc. Os sinais inflamatórios são pequenos, em geral, há um discreto edema local, com pouco calor, e, em alguns casos, derrame intra-articular.

Deformidades

Os estágios tardios estão associados com deformidades e subluxação em decorrência da perda de cartilagem, colapso do osso subcondral, formação de cistos ósseos, entre outros fatores. Pode haver perda no alinhamento habitual e instabilidade articular.

Tratamento

Os objetivos do tratamento de um paciente com osteoartrose devem incluir controle adequado da dor, melhora da função e prevenção de incapacidade, evitando toxicidade pelo uso das medicações. Deve-se avaliar o paciente regularmente, ajustando a terapia sempre que necessário. (Exercícios aeróbicos;Fortalecimento articular ;Estimulação elétrica transcutânea  e neuromuscular.)

Tópicos importantes

  •   A osteoartrose é uma doença frequente, cuja prevalência vem aumentando devido ao envelhecimento da população mundial;
  •   A osteoartrose causa importante impacto na qualidade de vida do indivíduo e prejuízo social, decorrente de frequentes faltas ao trabalho e aposentadoria precoce;
  •   As recentes evoluções na compreensão da fisiopatologia da doença propiciaram um melhor entendimento dos mecanismos subjacentes aos diferentes aspectos clínicos e ratificaram a necessidade de uma abordagem multidisciplinar. São necessárias medidas educacionais e preventivas, mas também tratamento sintomático e modificador da doença.

Conclusão

Espera-se que, num futuro próximo, medicações capazes de modificar o curso natural da osteoartrose. Compreender melhor as causas de incapacidade nestes pacientes para facilitar o desenvolvimento de estratégias preventivas. O tratamento da osteoartrite atual é composto de medidas farmacológicas e não farmacológicas, tendo como objetivos a redução da dor, manter a função, melhorar a qualidade de vida, prevenir ou retardar a progressão para o dano estrutural articular e retardar ou evitar a artroplastia.

Artrite reumatoide

Na artrite reumatoide, o sistema imunológico, responsável por proteger o nosso organismo de vírus e bactérias, também ataca os tecidos do próprio corpo –especificamente a membrana sinovial, uma película fina que reveste as articulações.

O resultado desse ataque é a inflamação das articulações e consequente dor, inchaço e vermelhidão, principalmente nas mãos e nos pés. É importante lembrar que, por ser sistêmica, ela pode ocorrer em outras articulações, tais como joelhos, tornozelos, ombros e cotovelos, além de outras partes do organismo (pulmão, olhos, coluna cervical).

Porque ocorre

Uma doença autoimune, a artrite reumatoide ocorre quando o sistema imunológico ataca erroneamente os tecidos do seu próprio corpo. Apesar dos avanços nas pesquisas, a causa da artrite reumatoide ainda é desconhecida. Porém, a maioria dos cientistas concorda que a combinação de fatores genéticos e ambientais é a principal responsável. Fumar também pode ser um causador, pois há um alto risco de pessoas com um gene específico desenvolverem artrite reumatoide, além de ser um vício que pode aumentar a gravidade da doença e reduzir a eficácia do tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com