TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ESTETICA E IMAGEM PESSOAL

BRUNA BORGMANN

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

estética e saúde capilar

[pic 3]

Sinop - MT

2015

BRUNA BORGMANN

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

estética e saúde capilar

Trabalho apresentado ao Curso de Estética e Imagem Pessoal da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do Segundo Semestre de 2015.

Prof. Tutora Daiane Santos de Souza.

Sinop

2015

INTRODUÇÃO

São inúmeras as doenças que acometem o couro cabeludo. A Caspa é muito conhecida, e é a expressão clínica para dermatite seborréica do couro cabeludo e é a primeira fase da Dermatite seborréica. É caracterizada pela oleosidade excessiva (seborréia) no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação. O estresse é um dos mais importantes desencadeantes desse quadro; Dermatite por irritante primário: Reação infamatória inespecífica, produzida por substâncias tóxicas diretamente sobre a pele. Ácidos, álcalis, solventes e detergentes. Tintas, descolorantes, shampo, produtos alisantes, entre outros; Dermatite de contato alérgica é uma hipersensibilidade mediada por células. Sua possivel causa no couro cabeludo, é o contato com substâncias fotoalérgicas presentes em tinturas. O Eczema é um termo clínico que abrange um número de condições patogenicamente diferentes. e seus sintomas variam de intensidade, como queimação ou ardor e prurido. A psoríase é uma doença da pele bastante frequente. Homens e mulheres, 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida. A descamação é intensa e esbranquiçada, seca e aderente e ultrapassa os limites do couro cabeludo, diferentemente da dermatite seborréica. Sua causa é desconhecida, mas 30% dos acometidos apresentam historia de familiares. Alopecia é a chamada calvície, caracterizada pela perda de cabelos. Podem ser Cicatriciais, onde ocorre a destruição dos foliculos pilosos e consequentemente das células germinativas, sendo irreversível; e não cicatriciais, onde os folículos são preservados e é possível a reversão do quadro. Essas patologias são as mais encontradas em salões de beleza, portanto a esteticista deve saber identificá-las, bem como preveni-las.  

O objetivo desse trabalho é avaliar a incidência das diferentes patologias do couro cabeludo e situações de urgência e emergência que ocorrem em um centro estético. Para isso será relatado situações cotidianas em salões de beleza, relatadas por profissionais com no mínimo cinco anos de experiência no ramo.

DESENVOLVIMENTO

Foram entrevistadas duas profissionais da área capilar com experiência no ramo, uma atua á 8 anos no ramo de salão de beleza, e a outra a 6 anos.

O uso de produtos químicos é comum e constante em salões de beleza. As entrevistadas afirmaram fazer o uso de formol em procedimentos como o exemplo da escova progressiva e alisantes, bem como uma delas afirmou já ter sofrido de irritações causadas por produtos quimicos, ao inalar pó descolorante. Sabemos que é comum sofrer com irritação causada por produtos químicos, que em geral são fortes em sua composição, por isso deve haver muito cuidado ao manipulá-los. O contato com vários tipos de pessoas no dia a dia também deixa sucetível a contraír patologias  do couro cabeludo como pediculose, já a caspa também se faz muito comum, por fatores geneticos, água muito quente, e outros. O estresse do dia a dia pode ser responsável pela queda de cabelo, e ambas as profissionais tem conhecimento desse fato. Ao avaliar um cliente prestes a fazer quimica nos cabelos, as profissionais tem consciência de que deve ser analisado se ele possui algum problema respiratório ou alergico, para prevenir possiveis complicações e intoxicação devido a substâncias. Como o exemplo de uma entrevistada , a qual seu cliente mostrou-se alergico ao pó descolorante. Nesse caso deve ser trocado por um anti alergeno. Inlcusive o profissional pode ser intoxicado por estar em constante contato com produtos fortes. As profissionais mostraram ter conhecimentos básicos em primeiros socorros, em caso de ocorrer uma emerrência. A mais comum relatada foram dermatites e desmaio. Ambas afirmaram saber como agir também em caso de PCR.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pude analizar nas entrevistas, que as profissionais já se depararam com algumas situações de emergência ao decorrer de sua profissão, e que foram aprendendo a se tornar aptas para lidar com essas situações. As mais comuns relatadas foram desmaio, hemorragia externa por meio de um ferimento acidental e alergia a alguma substância como no caso do látex. No caso do desmaio, foi levantando os membros inferiores da vítima na altura do coração, o que pode se considerar correto. Já na situação de sangramento, a profissional relatou que aplicou água corrente para lavar e evitar contaminação na lesão, depois pressionou a região. Também é considerado correto. A alergia ao látex foi sanada com o uso de medicamento e a substituição do material.

As patologias que mais atacam o fio capilar e o couro cabeludo são a pediculose, as alopecias e a dermatite seborreica.

A pediculose nada mais é que a incidência de piolho na cabeça. O piolho é um inseto que se alimenta de sangue, e gosta de se instalar no foliculo capilar, onde se alimenta chupando o sangue, e também deposita seus ovos. É transmitido através do contato interpessoal por meio de pentes, toalhas contaminadas, bonés, entre outros. Seu tratamento é feito por meio de inseticidas específicos ou comprimidos.

As alopécias é identificada pela perda anormal de cabelos, que pode ter várias casusas, e no caso de centros estéticos, o  uso de cosméticos inadequados e colorações pode desencadear a queda de cabelo. A água oxigenada ou compostos químicos utilizados nos alisamentos, permanentes, colorações e descolorações são prejudiciais aos fios, tornando-os frágeis, finos, secos e quebradiços. Ela pode ser cicatricial, onde é irreversível, ou não ciatricial, onde a reversão do quadro é possível com cuidados especificos. Para evitar as alopécias deve-se manter o cabelo bem nutrido, aumentar o metabolismo celular, estimular a microcirculação do bulbo capilar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com