TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE DA MULHER E FISIOTERAPIA

Por:   •  8/3/2021  •  Seminário  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

SAÚDE DA MULHER

As mulheres ao longo de toda a vida passam por momentos e fases específicas, determinados por mudanças hormonais, físicas, psicológicas e sociais. Por isso, o fisioterapeuta pode atuar nas mais diversas fases de suas vidas, ou seja, vai da infância à terceira idade, passando pela gestação e pós-parto. Melhorando, inclusive, sua qualidade de vida. Como no inicio e final do ciclo menstrual e da fertilidade, a descoberta e o desenvolver da sexualidade e do próprio corpo, a gravidez e a maternidade, o amadurecimento e o envelhecimento. Com isso a intervenção da fisioterapia na saúde da mulher tem um impacto profundo na prevenção e reabilitação de diversas enfermidades que as atingem.

Segundo a resolução do COFITTO que regulamenta esta especialidade, a FISM abrange cinco áreas de atuação, entre muitas outras tais como:

  • Assistência Fisioterapêutica em Ginecologia;
  • Assistência Fisioterapêutica em Uroginecologia e Coloproctologia;
  • Assistência Fisioterapêutica em Mastologia.
  • Assistência Fisioterapêutica em Obstetrícia;
  • e Assistência Fisioterapêutica nas Disfunções Sexuais Femininas;

A fisioterapia aplicada a saúde da mulher, sendo uma especialidade que cuida do ciclo feminino, ou seja, vai da infância à terceira idade, passando também pela gestação e pós-parto tem como público alvo mulheres em qualquer faze da vida. E tem como objetivo proporcionar um maior bem-estar, diminuindo os quadros de depressão, estresse e ansiedade pelo fato de não poder realizar algumas atividades básicas e prevenir e melhorar a qualidade de vida da mulher em qualquer faze da vida.

•        Assistência Fisioterapêutica em Uroginecologia e Coloproctologia: O fisioterapeuta é profissional trata as disfunções do sistema musculoesquelético, e por conseguinte as disfunções dos Músculos do Assoalho Pélvico (MAP). Incluindo disfunções como incontinência  anal (IA), incontinência  urinária (IU), prolapso de órgãos pélvicos (POP ), constipação intestinal e algumas alterações sexuais. Essas disfunções causam um forte impacto na vida das mulheres acometidas, de gastos elevados em relação as intervenções não conservadoras. O profissional pode aplicar e conduzir ações e dinâmicas de prevenção e tratamento das principais disfunções referentes aos MAP femininos, através de orientações e terapias conservadoras que demonstram nível elevado de evidência científica, e ótima relação custo-risco-benefício na melhora da qualidade de vida  das mulheres.

•         Assistência Fisioterapêutica em Ginecologia e Mastologia: Os Fisioterapeutas  atuam no tratamento de disfunções ginecológicas dentre elas a dismenorreia (cólica  menstrual) e dor pélvica crônica. Atuam no processo de tratar as mulheres com doença oncológicas da pelve e da mama; no pré e pós-cirúrgico ginecológico, proporcionando alívio da dor , prevenindo e tratando as desordens consequentes do tratamento, como diminuição da amplitude de movimento (ADM) dos ombros; prevenção da trombose venosa profunda (TVP), melhorando a fadiga e colaborando na retomada das atividades funcionais; e no tratamento e prevenção do linfadema e de outras complicações . Variados sintomas relacionados ao climatério (transição entre a fase reprodutiva)  são prevenidos e tratados, com alta eficácia, tais como incontinência urinária, osteoporose e doenças cardiovasculares.

•        Assistência Fisioterapêutica em Obstetrícia: A fisioterapia tem diferentes efeitos na gravidez, parto e pós-parto. Essa atuação atende aos requisitos de humanização da assistência obstétrica e proporciona excelente atuação para a Rede Cegonha e mulheres. Gravidez, parto e puerpério são períodos de adaptação orgânica, cujos sintomas podem reduzir a qualidade de vida da mulher e fazer com que ela falte ao trabalho. Na equipe de pré-natal, o fisioterapeuta especializado na atenção à saúde da mulher se dedica a prevenir e aliviar desconfortos musculoesqueléticos, como lombalgias e dores pélvicas. É uma especialista de referência que treina gestantes e realiza exercícios seguros durante a gestação, tornando-se uma promotora ativa no processo de parto, administrando e utilizando esses recursos durante a gestação e parto, e administrando e utilizando-os em gestantes. Os hospitais obstétricos também tomaram medidas muito específicas após o parto para melhorar as funções, encurtar as internações hospitalares e aumentar a satisfação das mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com