TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida Em Mulheres Após Incontinência Urinária De Esforço Com Fisioterapia.

Trabalho Escolar: Qualidade De Vida Em Mulheres Após Incontinência Urinária De Esforço Com Fisioterapia.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  541 Visualizações

TÍTULO: Qualidade de vida em mulheres após tratamento da incontinência urinária de esforço com Fisioterapia

JUSTIFICATIVA: Busca por um tratamento fisioterápico para melhorar a qualidade de vida em mulheres com incontinência urinária.

OBJETIVO: Comparar a qualidade de vida (QV) antes e após o tratamento fisioterápico de mulheres com incontinência urinária de esforço (IUE).

PROCEDIMENTO: Tratamento constitui-se em 12 sessões individuais de cinesioterapia do assoalho pélvico associadas ao biofeedback eletromiográfico, e as mesmas realizarão duzentas contrações divididas entre fásicas (rápidas) e tônicas (lentas). Para avaliar a QV, todas responderão ao questionário King´s Health Questionnaire (KHQ), antes e após o tratamento. Os dados serão descritos em freqüências, médias e desvios-padrões, medianas, mínimos e máximos. Os escores do KHQ serão comparados pelo teste de Wilcoxon para amostras pareadas, com nível de significância de 0,05.

DESCONFORTOS E RISCOS POSSSÍVEIS: O tratamento apresenta mínimos efeitos colaterais.

BENEFÍCIOS ESPERADOS: Um dos principais objetivos do tratamento fisioterápico é o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, pois a melhora da força e da função desta musculatura favorece uma contração consciente e efetiva nos momentos de aumento da pressão intra-abdominal, evitando assim as perdas urinárias.

MÉTODOS ALTERNATIVOS EXISTENTES: Ensaio clínico não controlado com 26 mulheres com queixa de clínica predominantemente de IUE. Foram excluídas mulheres pós-menopausa, com hiperatividade do detrusor, com cistocele grau II ou maior maior e tratamento cirúrgico/conservador anterior.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com