TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA FISIOTERAPIA

Por:   •  10/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

TECNOLOGIA ASSISTIVA NA FISIOTERAPIA

A Tecnologia Assistiva (TA) consiste no uso de equipamentos e recursos para auxiliar pessoas com alguma deficiência, baixa mobilidade e limitações que as impedem de viver melhor, dificultando seus desempenhos na sociedade e na sua vida pessoal. Trata-se de um método utilizado em várias áreas, inclusive na fisioterapia; onde há o uso de equipamentos desde o mais simples ao mais avançado, todos com suma importância e eficiência para recuperação dos pacientes. Exemplos disso são: cadeira de rodas; bengala para idosos e deficientes visuais; andadores; pranchas ortostáticas; brinquedos para crianças; camas adaptadas para pessoas obesas; dentre outros meios de ferramentas e técnicas. Diante disso, é necessário vislumbrar diferentes métodos e adaptações para cada tipo de paciente, para que cada exercício de terapia aplicado a ele seja efetivo, seguro e de certa maneira “confortável” de realizar, dependendo da atividade e indivíduo. A tendência e necessidade é de que a Tecnologia Assistiva se desenvolva cada vez mais na fisioterapia e em outras áreas também, para que as pessoas possam ter oportunidades de se reabilitarem em suas mobilidades e que sejam cada vez mais inseridas na sociedade e vivam melhor.

Palavras-chave: Equipamentos. Fisioterapia. Tecnologia Assistiva.

1 INTRODUÇÃO

Novas realidades e novos padrões surgem na sociedade humana na atualidade. Uma sociedade mais flexiva e receptiva à diversidade, analisa e questiona seus recursos de marginalização e visa novos meios de inclusão social de pessoas com deficiência, idosos, pessoas com obesidade e outras características. Essa situação tem despertado e provocado outras novas pesquisas, possuindo os avanços tecnológicos disponíveis hoje em dia.

A Tecnologia Assistiva (TA) é uma dessas inclusões, onde trata-se de equipamentos utilizados em variadas áreas profissionais, com objetivo de ajudar pessoas com deficiência a ter uma melhor inclusão na sociedade e melhor desempenho na sua própria vida. Exemplo disso são cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, bengalas para cegos etc. Além disso, auxilia também idosos, crianças, pessoas com obesidade, dentre outros tipos de pessoas com demais características.

Na Fisioterapia utiliza-se muito da TA, seja em tecnologias avançadas ou em pequenos equipamentos que possuam alta importância e funcionalidade. Exemplo disso são as tecnologias que ajudam nas transferências dos pacientes de seus leitos, são simples, mas ajudam muito na melhor comodidade para o paciente e para o profissional.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O que é Tecnologia Assistiva?

Tecnologia Assistiva, segundo o Comitê de Ajudas Técnicas (2007 apud Galvão Filho, 2009; 2013), é um método interdisciplinar que oferece recursos, equipamentos, estratégias, serviços ou sistemas de produtos para pessoas com deficiência, limitações ou menor mobilidade, dando a possibilidade para elas se comunicarem, se locomoverem, segurarem objetos etc. Essa área do conhecimento visa a autonomia, qualidade de vida, independência e inclusão social dessas pessoas. A utilização de recursos de TA retorna as primícias da história humana ou até mesmo da pré-história. Qualquer espécie de meio utilizado, mesmo de forma improvisada, pode ser caracterizado como uso de artifício de tecnologia assistiva.

No trecho a seguir o autor faz notar sobre:

“Os recursos de tecnologia assistiva estão muito próximos do nosso dia-a-dia. Ora eles nos causam impacto devido à tecnologia que apresentam, ora passam quase despercebidos. Para exemplificar, podemos chamar de tecnologia assistiva uma bengala, utilizada por nossos avós para proporcionar conforto e segurança no momento de caminhar, bem como um aparelho de amplificação utilizado por uma pessoa com surdez moderada ou mesmo veículo adaptado para uma pessoa com deficiência.” (MANZINI, 2005, p.82).

Sendo assim, TA é a tecnologia que permite que uma pessoa com deficiência, por exemplo, tenha melhor participação na sociedade, possuindo intuito de ajudar essa pessoa a eliminar algumas barreiras que ela encontra em seu dia a dia.

2.2 O uso da Tecnologia Assistiva na Fisioterapia

A fisioterapia é uma ciência aplicada da saúde que tem o movimento humano como objeto de estudo, em todos seus formatos de expressão e potenciais, seja nas alterações patológicas ou nas repercussões psíquicas e orgânicas. Tem por objetivo conservar, manter, desenvolver ou recuperar a integridade de órgãos, sistema ou funcionalidade. Utiliza conhecimentos e métodos próprios como processo terapêutico, usando-os baseados nas condições psicofísico-social, tendo a finalidade de promover, aperfeiçoar ou adaptar o paciente a melhoria de sua qualidade de vida (CREFITO-4, 2015).

Com isso existe o uso de equipamentos para auxiliar a aplicação da fisioterapia, que é a tecnologia assistiva. Com ela o profissional da área consegue acelerar a mobilidade e reabilitação dos doentes. Há certas ocasiões com pacientes na UTI, que eles só terão alguma possibilidade de conduta terapêutica se houver algum tipo de máquina ou de tecnologia, onde o uso das mãos do fisioterapeuta acaba não sendo o suficiente. Muitos pacientes nos primeiros dias quando estão sedados, por exemplo, se o fisioterapeuta não tem a oportunidade de usar algum tipo de equipamento, qualquer que seja, somente as mãos não são capazes de promover mobilidade ou reabilitação ao doente.

O uso da tecnologia assistiva na fisioterapia também se dá pela segurança do paciente e da equipe profissional. Nos dias atuais as máquinas vêm para auxiliar na segurança dos pacientes, pois os próprios acabam se sentindo muito mais seguros e confortáveis quando estão amparados por um equipamento. Já para a equipe a ergonomia é muito importante, pois os profissionais podem acabar se lesionando diante do trabalho físico exercido, resultando assim em seu afastamento por um período, acarretando problemas para próprio terapeuta e para o hospital, que perde pessoas para trabalhar. A utilização de equipamentos também diminui o número de profissionais que compõem a equipe necessária para tirar o paciente do leito, então de 3 a 5 profissionais acaba diminuindo para 1 a 2, para esta função.

2.2.1 Alguns equipamentos utilizados na Fisioterapia

Pequenos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com