TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 2

Acidente Vascular Cerebral

O Acidente Vascular Cerebral é uma doença responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida e, pode originar-se de um entupimento de vasos sanguíneos, denominado de acidente vascular isquêmico, ou do rompimento de um vaso, por acidente vascular hemorrágico. No AVC Isquêmico ocorre a falta de sangue em alguma área cerebral devido a obstrução de determinada artéria e no AVC Hemorrágico ocorre o extravazamento de sangue, devido ao rompimento de uma artéria para dentro do cérebro ou no espaço meníngeo.

É causado por outras doenças que facilitam a formação de coágulos ou o enfraquecimentos das paredes dos vasos, como diabetes, hipertensão e hipercolesterolemia.

O diabetes e a hipertensão são fatores de riscos que pode causar o AVC, pois o primeiro, causa danos aos vasos e o segundo, provoca uma pressão muito forte sobre as paredes dos vasos sanguíneos podendo rompê-los e ocasionar uma hemorragia cerebral.

Além disso, quando o colesterol está muito alto, por exemplo, pode haver o depósito de gordura nos vasos sanguíneos, formando as placas ateromatosas, causando espessamento dos vasos sanguíneos e diminuindo o fluxo sanguíneo, com risco de oclusão.

O paciente que sofreu o AVC, na maioria das vezes, sofrem com as sequelas, como a paralisia completa de um lado do corpo (hemiplegia) ou a fraqueza de um lado do corpo (hemiparesia). Problemas de pensamento, cognição, aprendizado, atenção, julgamento, memória e entortamento da boca também podem surgir . Além disso, o AVC pode trazer aos pacientes dificuldades no controle emocional ou expressamento inapropriado delas e também a depressão.

Para sanar ou minimizar as sequelas deixadas aos indivíduos que sofreram o AVC, o trabalho da fisioterapia entra, desenvolvendo exercícios que irão promover a devolução da capacidade motora do indivíduo, fazendo com que ele seja capaz de realizar novamente suas atividades cotidianas sem a ajuda ou a dependência de outras pessoas.

Tem como objetivos normalizar o tônus muscular, manter ou ganhar amplitude de movimento, ganhar ou melhorar a força muscular, equilíbrio e marcha, tratar subluxação de ombro, prevenir contraturas e deformidades e auxiliar no reaprendizado motor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com