TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - RECURSOS HÍDRICOS

Por:   •  1/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  1.318 Visualizações

Página 1 de 2

APS - RECURSOS HÍDRICOS

Aluna-Kassia Kerolayne de Freitas RA: 2315050

Atividade 1 - Redação sobre hidroterapia e seus efeitos sobre órgãos e sistemas.

Hidroterapia é a fisioterapia aquática que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina aquecida, é eficaz no bem estar, levando a um melhor desempenho e condicionamento físico, equilíbrio postural, relaxamento muscular, circulação sanguínea, alívio de dor, diminuição de edemas, reabilitação de movimentos e ganho de força muscular. É muito indicado a pacientes diagnosticados com algumas patologias como= lombalgia, bursite, artrose, fraturas, lesões, paralisias, dificuldade cardiorespiratória e em problemas neurológicos.

Os princípios físicos da água facilitam o trabalho do terapeuta, sendo eles=

Densidade= a densidade do corpo é menor que a da água, mas temos a capacidade de mudar a densidade, com isso conseguimos afundar e flutuar.

Pressão hidrostática= pressão exercida por um fluido sobre um objeto nele mergulhado, quanto mais profundo uma pessoa mergulha, mais pressão terá sobre seu corpo sendo essa pressão utilizada como recurso terapêutico sendo responsável pelas principais alteraçãoes fisiológicas durante a imersão.

Flutuação= depende de uma força exercída pela água que mantém  um corpo ou objeto boiando sobre ele. A flutuação depende de um  equilíbrio da força da água e uma força que atua nos corpos.

Questão 1- Quais os efeitos da pressão hidrostática sobre=

Sistema cardiovascular:aumento no volume sanguíneo central, ajustes cardíacos e redístribuição do sangue venoso e do fluido extra celular, coração e vasos centrais são distendidos e aumento do débito cardíaco e da pressão venosa;

Sistema respiratório: Aumento do consumo de oxigênio, alteração da capacidade pulmonar, aumento da frequência respiratória e compressão da caixa torácica e abdome.

Sistema musculoesquelético: relaxamento muscular, redução de dores e espasmos, diminuição da fadiga muscular e edemas, melhora do condicionamento fisíco, da resistência e força muscular.

Sistema renal: aumento na liberação de hormônios, aumento da diurese e aumento do fluxo de sangue para os rins.

Questão 2- Analise os efeitos descritos na questão 1 e liste:

Situações nas quais a pressão hidrostática traz benefícios ao paciente:

Problemas ortopédicos e reumatológicos, diagnósticos de dores crônicas, doenças pulmonares como asma e bronquite, paralisias e acidentes vasculares cerebrais e síndromes.

Situações nas quais a pressão hidrostática pode prejudicar o paciente:

Incontinência urinária, insuficiência renal, altas temperaturas corporais (febre), cardiopatias e doenças cardiovascular grave, pneumopatias, doenças de pele e feridas.

Questão 3- Se considerarmos a imersão em água aquecida ocorrerão alterações nos sistemas cardiovascular, circulatório, musculoesquelético e renal? Quais são eles?

No sistema cardiovascular e circulatório a imersão em água aquecida provoca vasodilatação, desvio de sangue para os órgãos e aumento da pressão venosa, aumento do débito cardíaco e diminuição da FC.  No sistema musculoesquelético provoca relaxamento muscular, uma maior amplitude de movimentos e facilita o processo de recuperação de lesões e cicatrizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com