TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Recursos Humanos

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.228 Palavras (33 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

        

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

        

        

São Paulo

2012


Alexandre Jose Barbosa da Silva – RA B0567B-9

Daniel Silva Mece – RA A992CB-0

Laís de Souza Couto – RA B0202E-2

Título: Gestão de Pessoas

Subtítulo: Processos Organizacionais

Atividades Práticas Supervisionadas – Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do quarto segundo bimestre em disciplina do 4° semestre do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação dos professores do semestre

 

São Paulo

        2012        

Comissão Examinadora:

BANCA EXAMINADORA

Examinador (1)

_____________________________________________________________

Examinador (2)

_____________________________________________________________

Examinador (3)

_____________________________________________________________

Coordenador de Curso Observações

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

DATA DA APROVAÇÃO:_____/_____/_____

Dedicamos este trabalho aos nossos familiares, amigos que nos apoiam, nos orientam e nos dão suporte para vida. Dedicamos também aos Mestres que se dedicam e nos faz perceber que para ser um Administrador eficaz dentro de uma organização, vai muito mais além do que cumprir tarefas; mas com comprometimento, responsabilidade e conhecimento, o sucesso é consequência.

Agradecemos a Deus primeiramente, as nossas famílias pela estrutura, aos amigos pela parceria, aos professores que pacientemente nos auxiliaram na realização deste trabalho e a UNIP pelo apoio institucional e facilidades oferecidas.

"Mas, o planejamento só é ético quando visa um crescimento que

possa traduzir em melhor qualidade da vida coletiva, um

cenário melhor para a vida de todos, e só é democrático quando

procura incorporar todos os envolvidos no processo de lanejar."

 João Caramez.

LISTA DE FIGURAS

Figura – 1. Organograma Osesp...........................................................................................04

Figura - 2. Fluxograma Prestador de Serviços – Osesp Adm. E Serviços .........................07


INTRODUÇÃO

Este projeto tem como base de estudo a Osesp Comercial e Administradora Ltda. A empresa escolhida pelo grupo é uma prestadora de serviços de mão e obra, Limpeza especializada, portaria e recepção, foi selecionada como um exemplo de organização preparada para lidar com diversos tipos de situação. Isso devido a uma estrutura bem definida e a relação estabelecida não só com os seus colaboradores, mas também com seus clientes principalmente. A seguir serão detalhados os seus processos, para que se possa entender como é realizada a administração no ramo de fornecimento e prestação de serviço e assim propor sugestões e melhorias.

Baseado no estudo de Gestão de pessoas e com base na pesquisa feita na organização, descrevemos a importância, a relevância do processo de capacitação e o desenvolvimento de pessoas no ambiente organizacional, suas vertentes, seus objetivos, suas expectativas e o importância que este assunto é dado pela transportadora.

Este trabalho esta dividido em dois módulos, inicialmente foi dividido em sub-contas e descreve a organização, seus concorrentes no mercado, seu histórico de busca pela excelência, seus aspectos relevantes e como é formada sua estrutura, em seguida estão os módulos que abrange a matéria estudada em sala de aula, ou seja, Gestão de pessoas, capacitação e desenvolvimento de pessoas, os processos da organização e suas respectivas propostas de melhoria em relação à organização escolhida pelo grupo para pesquisa

  1. OBJETIVO

O objetivo final é dar ao aluno o máximo de aproximação as práticas administrativas que atualmente o mercado do trabalho exige de um administrador empreendedor qualificado, buscando cada vez mais conhecimento no que diz respeito ao bom entendimento entre trabalho e qualidade de vida.

  1. REVISÃO CONCEITUAL

Gestão de pessoa é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

Atualmente a Gestão de pessoas é a area delicada que predomina nas organizações, pode se considera-la contigencial e situacional que atende vários aspectos da empresa, como por exemplo a cultura, a estrutura, a caracteristica, o negócio, a tecnologia junto com os processos internos segundo (CHIAVENATO, 1999). Desde a década de 80 as empresas, vêm sofrendo vários desafios, como exempo: a globalização da economia, evolução das comunicações, desenvovimento técnologico, competitividade entre outras, sendo que nem todas conseguem se ajustar a esses novos desafios (RIBEIRO, 2006).

Segundo Chiavenato (2005), a gestão com pessoas deve ser valorizada e exercida, porque o maior patrimônio de uma empresa são seus colaboradores. Os colaboradores devem ser respeitados, ser responsáveis, ter envolvimento, ter direitos e deveres, bem como, o ambiente de trabalho deve gerar felicidade e prazer, para favorecer um maior desempenho no trabalho produtivo, numa constante busca do aprimoramento e aperfeiçoamento da atividade profissional.

Selecionar os colaboradores, estimulá-los e administrá-los estão entre as atribuições mais delicadas impostas ao micro e pequeno empreendedor que precisa de outras pessoas para ajudá-lo na expansão e na melhoria do seu negócio. E isso se faz por meio da gestão de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.9 Kb)   pdf (431.1 Kb)   docx (135.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com