TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DOENÇAS AUTOIMUNES UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

Por:   •  23/8/2021  •  Resenha  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 8

                                UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

FISIOTERAPIA - 2° ETAPA

Trabalho de Pesquisa do curso

de Fisioterapia da Universidade

 Ribeirão Preto, apresentado na

disciplina de Imunologia sob a

orientação do Prof° Mestre Guanabara.

                                                     GUARUJÁ

                                                          2.018

                                                    SUMÁRIO

    1. Sarcoidose..........................................................................................3

    2. Artrite Reumatóide ............................................................................4

    3. Lúpus...................................................................................................5

    4. Esclerose Sistêmica...........................................................................6

    5. Esclerose Sistêmica...........................................................................7

    5. Referências.........................................................................................8

                                   

 

                                               SARCOIDOSE

DEFINIÇÃO

A sarcoidose é uma doença auto-imune crônica que aparece mais comum em adultos jovens, entre 25 e 40 anos, embora possa afetar pessoas em qualquer idade, sendo rara na infância. Caracteriza-se pelo surgimento de granulo, mas epitelioides (pequenos nódulos inflamatórios ou grupos de células imunológicas) que podem afetar qualquer órgão, mais freqüentemente os pulmões e os linfonodos.
É uma doença multissistêmico, de causa desconhecida, com atividade imuno celular aumentada, particularmente de células CD4+ e macrófagos, evoluindo para a formação de granulo mas não caseosos nos tecidos acometidos. Existem várias formas de apresentação clínica, desde a forma assintomática, apenas com achados na radiografia do tórax ou lesões cutâneas papulares, até formas com envolvimento e disfunções de múltiplos órgãos. Estima-se que a sarcoidose pode regredir espontaneamente em até 30% dos casos, no entanto, a maioria evolui de forma crônica estável, com episódios de recrudescência e remissões. Pode haver o envolvimento da pele, olhos,
coração, fígado, rins, glândulas salivares, sistema linfóide, nervoso e endócrino e da musculatura esquelética, cada qual conferindo melhor ou pior prognóstico para o paciente. 

 MECANISMOS FISIOPATOLÓGICOS

O desenvolvimento e acumulação de granuloma é o marco fisiopatológico que caracteriza a sarcoidose. Apesar de etiologia ainda desconhecida, alimenta-se a idéia de que os granuloma surgem para confinar o antígeno inicial, restringir a inflamação e proteger o tecido saudável envolvente. Ao exame histopatológico é possível observar a formação de granuloma que podem atingir, de forma sistêmica, qualquer órgão do organismo. Na formação do granuloma entram várias células imunológicas com diferentes ações, que vão potenciar uma cascata de respostas imunológicas com conseqüente aglomeração e concentração de histiócitos, organizados concentricamente. Os granuloma são vulgarmente uniformes no seu tamanho e forma.

                                        ARTRITE REUMATÓIDE

DEFINIÇÃO

A artrite reumatóide é uma doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva a deformidade e destruição das articulações em virtude de erosões ósseas e da cartilagem. Afeta mulheres duas a três vezes mais do que homens, e sua prevalência aumenta com a idade. Em geral, a AR acomete grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas como: rigidez matinal, fadiga e perda de peso. Quando envolve outros órgãos, a morbidade e a gravidade da doença são maiores, podendo diminuir a expectativa de vida em cinco a dez anos.

Com a progressão da doença, os pacientes com AR desenvolvem incapacidade para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional, com impacto econômico significativo para o paciente e para a sociedade.

MECANISMO FISIOPATOLÓGICO

A artrite reumatóide é resultante da ação das células T e B autorreativas, que levam à sinovite, à infiltração celular e a um processo desorganizado de destruição e remodelação óssea. A membrana sinovial é a principal fonte de citocinas pró-inflamatórias e proteases e, em conjunto com osteoclastos e condrócitos, promove a destruição articular. Projeções de tecido proliferativo penetram na cavidade articular, invadindo a cartilagem e o tecido ósseo, formando o pannus, característico da artrite reumatóide. Sendo caracterizada por sinovite com envolvimento preferencial de articulações de mãos e punhos, de caráter simétrico e aditivo. As manifestações clínicas do AR podem ter início em qualquer idade, embora sejam observadas com mais freqüência na quarta e quinta décadas de vida. O AR pode se manifestar de forma bastante variável, desde manifestações mais brandas, de menor duração, até uma poliartrite progressiva e destrutiva, associada à vasculite e outras manifestações extra-articulares. As articulações mais freqüentemente afetadas são as sinoviais periféricas, como metacarpo e metatarso falangianos, tornozelos e punhos. No entanto, também pode haver comprometimento de joelhos, ombros, cotovelos e quadris. Articulações como a temporomandibular, as articulações sinoviais da coluna e a laringe são ocasionalmente afetadas, o que pode dificultar o diagnóstico.

                                                   LÚPUS

 DEFINIÇÃO

O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença crônica e auto-imune que pode atingir vários órgãos e sistemas do corpo, gerando diversos quadros clínicos que podem ser fonte de incapacidade física e profundo sofrimento psicológico, bem como uma ameaça à vida da pessoa.

Reconhece-se que esse tipo de doença crônica tem uma dimensão psicossomática prevalente, sendo importante considerar o estresse e o sofrimento psicossocial no seu desencadeamento, evolução, agravamento e possível controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com