TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTÀCIO DE S.A RIBEIRÃO PRETO

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]                                           

        

                      UNIVERSIDADE ESTÀCIO DE S.A RIBEIRÃO PRETO

POLO: EAD Brejo Santo-ce

DICIPLINA: Políticas públicas

CÓDIGO DA DISCIPLINA: EEL0112 / 3733780

CURSO: Artes Visuais

PROFESSOR (A): Marilia Gomes Godinho

ALUNO (A): Leila Micaely Leonardo da Costa

MATRÍCULA: 202002231921

DATA: 21/04/2021

     

                    TÍTULO DA ATIVIDADE DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA  

 

                            POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO

    As políticas públicas educacionais estão ligadas as medidas e decisões que são tomadas pelo governo em relação à educação no país, que podem ser colocadas em prática diretamente ou através de delegação. Entende-se como um conjunto de programas ou ações que tenham finalidade de garantir o acesso a um ensino de qualidade para todos os cidadãos em resposta às demandas da sociedade. Assim, assumindo a responsabilidade de avaliar e ajudar a aperfeiçoar a qualidade do ensino do país. Portanto, a seguir vamos conhecer alguns programas que contribuem para a educação e formação dos estudantes, que se iniciaram a partir das políticas públicas na educação.

     SISU*

    O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para matricula em cursos para candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame. As inscrições são abertas duas vezes ao ano, o acesso ao sistema de inscrição do Sisu agora será realizado com Login Único do governo federal, mediante uma conta gov.br, os requisitos para concorrer a uma vaga são os seguintes: o candidato deve obter nota na redação maior que zero e não ter participado na condição de treineiro (aquele que, concomitantemente, é menor de 18 anos e concluirá o Ensino Médio após o ano letivo no qual participou do ENEM).

   A nota de corte do Sisu é calculada diariamente, pois é modificada de acordo com a nota dos concorrentes, sendo   apenas uma referência para ajudar o candidato na sua   escolha e no monitoramento pois no decorrer do processo é possível migrar para outro curso, ou seja, a nota de corte não é garantia da posse a vaga. Os participantes com melhores notas são selecionados, de acordo com o número de vagas disponibilizadas pela instituição de ensino ofertante.

     EDUCAÇÃO CONECTADA*

  O intuito do Programa Educação Conectada, desenvolvido pelo Ministério da Educação e parceiros, é apoiar o acesso à internet de alta velocidade para todos e estimular o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica. Despertando ações de como auxiliar o ambiente escolar para receber a conexão de internet, e destinar aos professores a possibilidade d e conhecerem novos conteúdos educacionais e proporcionar aos alunos o contato com as novas tecnologias. O mesmo foi elaborado com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso de tecnologia digital tenha efeito positivo na educação.       Sua implementação  passou por  três fases: a  indução (2017 a 2018)  para construção e implantação do Programa com metas  estabelecidas para alcançar o atendimento de 44,6% dos alunos  da educação básica; a expansão (2019 a 2021) com a ampliação da meta para 85% dos alunos da educação básica e início da avaliação dos resultados; e a sustentabilidade  (2022 a 2024) com o alcance de 100% dos alunos da educação básica, transformando o Programa  em Política Pública de Inovação e Educação Conectada.

 

     FIES*

    O fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como finalidade conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa. O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com