TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidente Vascular Cerebral

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 4

        Após um AVC, o serviço da fisioterapia tem um papel fundamental na vida do paciente. Pelo menos um terço das pessoas que sofrem um Acidente Vascular Cerebral fica incapaz, desse modo a fisioterapia torna-se totalmente indispensável desde o leito hospitalar não tendo previsão de alta pelo fisioterapeuta.

        O processo de reabilitação é extremamente necessário na vida do paciente, pois o AVC causa sérios problemas de equilíbrio, coordenação, fraqueza ou paralisia geralmente em apenas um dos lados do corpo conforme o lado do cérebro afetado pela isquemia ou pela hemorragia.

        A recuperação depende de paciente para paciente, e também do tipo e intensidade do acidente vascular ocorrido. Sendo assim , utilizando as técnicas corretas para cada tipo, o paciente pode reaprender capacidades e habilidades que contribuem para sua reabilitação e atividades de vida diárias.

Conforme já comentado, a reabilitação começa no hospital com a equipe multidisciplinar envolvida nos cuidados de leito. A equipe inclui médicos especialistas e enfermeiros além do fisioterapeuta. Se a pessoa não consegue se mover no leito ou está internada em uma unidade intensiva, primordialmente o fisioterapeuta analisa se o paciente está devidamente posicionado em sei leito programando assim a mudança de decúbito periodicamente impedindo assim que músculos e as articulações sofram rigidez em virtude da imobilidade.

Após a alta hospitalar, o paciente seguirá para casa com diversas recomendações dadas aos familiares e em alguns casos, a seus cuidadores. Dentre as recomendações, a fisioterapia é indispensável, pois para que o paciente continue seu processo de reabilitação iniciado no leito hospitalar, a continuidade ininterrupta da terapia é fundamental. O fisioterapeuta nesse caso irá triar o paciente de acordo com o histórico de sua lesão cerebral para que possa traçar um perfil de técnicas e terapias viáveis particularmente a esse paciente.

Conforme iniciado em leito hospitalar, técnicas para inibir a imobilidade articular e a inflexibilidade muscular são primordiais durante as terapias. Músculos encurtados e articulações resistentes ao movimento comprometem diretamente a amplitude de movimento do paciente, dificultando assim o processo de aplicação das técnicas traçadas para serem aplicadas a seguir. O tratamento para membros fracos ou paralisados começa com pequenos movimentos guiados e praticando tarefas simples. À medida que a pessoa começa a melhorar e a adquirir força, pode ser ensinado movimentos mais largos e exercícios mais complicados que irão encorajar ambos os lados do corpo a trabalhar em conjunto. Isto vai ajudar as pessoas a pararem de esforçar o lado do corpo que não foi afetado pelo AVC.

Alguns pacientes podem apresentar tambéms a espasticidade que caracteriza uma exacerbação da contração muscular. Os músculos espásticos são mais resistentes à extensão e tendem à contração, porém, quando realizado o movimento passivo, tendem a oferecer certa resistência e, mantendo a força constante, do movimento passivo, os músculos espásticos tendem a ceder. Se não for prevenida ou tratada, a espasticidade que se instalou poderá ter consequências como:

  • Deformidades Posturais
  • Dores Intensas
  • Redução da Mobilização
  • Diminuição da qualidade de vida do paciente
  • Aumento na carga do cuidador

A espasticidade é evidenciada pelo grau de excitabilidade do fuso muscular que depende fundamentalmente da velocidade com que os movimentos são feitos. Portanto, os movimentos lentos têm menor possibilidade de induzir a hipertonia espástica. Da mesma forma, os alongamentos músculo-tendinosos devem ser lentos e realizados diariamente para manter a amplitude de movimento e reduzir o tônus muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com