TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps de biocitologia

Por:   •  22/11/2015  •  Resenha  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 4

Eucarionte cada célula no nosso organismo desempenha uma função para cada organelas .Toda célula surge a partir de outra célula, para explicar o surgimento da primeira célula podemos definir em 3 teorias: Criacionismo, panspermia, evolução das moléculas inorganicanicas.

Célula eucarionte e composta por membrana plasmática, citoplasma, núcleo e as organelas citoesqueletos, mitocôndria, reticulo endoplasmático liso e rugoso, ribossomo, complexo de golgi, lisossomos, centríolo, nucléolo.

A célula e delimitada pela membrana plasmática que forma uma dupla camada de lipídios com proteínas inseridas, e também tem a função de transposta substancias. Além dos lipídios e das proteínas os carboidratos também compõe a membrana plasmática, que tem a função de fazer o reconhecimento celular.

A membrana plasmática apresenta certa fluidez que e neutralizada pelo colesterol, porem colesterol em excesso causa rigidez da mesma, impedindo a passagem de substancias.

As proteínas integrais que também estão inseridas na dupla camada de lipídios, têm como função receber hormônios ou proteínas, podendo se deslocar entre os lipídios formando o modelo do mosaico fluido.

A membrana plasmática e responsável por “selecionar” a passagem de substancias para dentro e para fora da célula, de acordo com a afinidade química delas com os lipídios e as proteínas

As substancias hidrofóbicas conseguem passar entre os lipídios e já as hidrofílicas só conseguem passar utilizando as proteínas.

Existem dois tipos de transporte das substancias: passivo e ativo. No transporte passivo acontece a difusão que e a passagem de soluto do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, subdividindo em difusão simples que e a passagem do soluto entre os lipídios e difusão facilitada que e a passagem do soluto entre as proteínas integrais. No transporte passivo acontece também a osmose que e a passagem do solvente de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado.

E transporte ativo, transporte de substancia pela membrana plasmática com gasto de energia. Endocitose englobamento de partículas muito grandes após o deslocamento da membrana plasmatica.

Fagocitose – partículas solida

Pinocitose – partículas liquidas

A membrana plasmática pode apresentar alterações no seu formato para que algumas possam desempenhar de melhor maneira as funções. Essas alterações são chamadas de especializações.

1) Para aumentar a absorção de nutrientes e água

2) Para aumentar a adesão entre as células de tecido

Os desmossomos desaparecem quando a célula e torna cancerígena.

Varias moléculas são produzidas pelas células e secretadas, como hormônios, enzimas digestivas. Para tanto a produção delas deve ocorrer no reticulo endoplasmático que as encaminha para o complexo de golgi. E assim as moléculas podem ser modificadas.

Secreção “bem”- útil para o organismo

Excreção “mal” – Metabolitos

Para que a célula possa desempenhar varias funções é necessária a presença de energia que está armazenada na molécula de ATP a maior produção de ATP ocorre dentro da mitocôndria, organelas constituída por 2 membranas (interna e externa), matriz, DNA e ribossomos.

Quando a glicose entra no citoplasma por difusão facilitam várias enzimas irão atuar na sua quebra até a produção de piruvato. Na presença de O2, o piruvato entra na mitocôndria e muitas moléculas de ATP são produzidas.

Se o O2 não tiver presente, o piruvato é convertido em lactato e +2 ATPs são produzidos, num processo chamado de fermentação ou respiração anaeróbica.

Digestão intracelular

Toda partícula, tanto sólidas como líquidas, são digeridas pelos lisossomos, assim como organelas velhas, moléculas defeituosas, são também destruídas pelos lisossomos. Desta maneira, existem dois tipos de digestão intracelular: 1- heterofágica, digestão de partículas externas e 2- autofágica, digestão de partículas da célula.

Núcleo Interfásico

Para que se observe o núcleo da célula, é necessário que esta se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com