TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Práticas de Extensão

Por:   •  15/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE TIRADENTES[pic 1]

Curso de Fisioterapia

Cristianderson Prudente Cardoso

Fabricio Moura dos Santos

Julio Amaro do Espírito Santo

Luana Cristina Nascimento Silva

Thauana Santana

Fisioterapia esportiva: Benefícios das atividades no cotidiano 

Aracaju

2020


Cristianderson Prudente Cardoso

Fabricio Moura dos Santos

Julio Amaro do Espírito Santo

Luana Cristina Nascimento Silva

Thauana Santana

Fisioterapia esportiva: Benefícios das atividades no cotidiano 

Projeto de Extensão apresentado na unidade I, como requisito da avaliação parcial da disciplina de Práticas de Pesquisa na Área de Saúde, ministrada pelo Prof. M.Sc. Alysson Santos de Jesus, no 1° semestre de 2020.

Aracaju

2020

1 INTRODUÇÃO

O artigo a seguir trata sobre a importância da prática do exercício físico, que é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança e para a qualidade de vida do adulto e do idosos, prevenindo diversas patologias atreladas ao sedentarismo,por sua vez causado pela ociosidade física.

Com o crescimento da globalização, a população tem tido menos disposição para práticas esportivas - fato evidenciado pelo aumento do sedentarismo e obesidade que cresceu 67% nos últimos 13 anos- segundo o Ministério da Saúde.  Outros dados apontam que a prática de atividades físicas são maiores na população de 35 a 44 anos, com crescimento de 40% nos últimos 10 anos. Porém, identifica-se uma menor prática entre os jovens, o que proporciona um mal condicionamento físico no cotidiano desses. Dessa forma, crianças e adolescentes tem tendência a se desenvolverem de uma forma em que na aptidão física torna-se prejudicada, promovendo o desenvolvimento de  doenças crônicas e uma maior facilidade de desenvolver lesões nas atividades simples do cotidiano.

Este estudo aborda métodos práticos para que o individio previna doenças e facilite as atividades de vida diária não visando apenas a estética mas a saúde em sua amplitude.

A principal função desse projeto é de contribuir para o melhor entendimento sobre a inatividade física não somente no caráter da prática desportiva, mas em toda sua amplitude, fazendo com que a saúde da pessoa entre em declínio e esteja mais suscetível ao surgimento de patologias. Devido ao grande comprometimento que a mesma pode ocasionar, considera-se atualmente como um problema de saúde pública.

Devido à grande preocupação em reduzir os índices de sedentários, algumas políticas têm sido adotadas para que o mesmo possa ser prevenido em todas as faixas etárias. Nos últimos tempos têm-se percebido que o estímulo dado às pessoas para que se movimentem tem aumentado gradativamente.

O acometimento do indivíduo por conta do sedentarismo pode trazer a diminuição de funcionalidade em sua globalidade além de diminuir as chances de mortes prematuras por conta da vulnerabilidade da saúde.

E a preocupação desse projeto é justamente essa, de conceituar os benefícios das atividades de diferentes modalidades nos indivíduos, como melhora da circulação, diminuição do risco de doenças do coração, redução do risco de doenças do coração, controle da diabetes, ajuda a controlar o peso, diminuição do risco de pressão alta, mantém ossos, articulações e músculos saudáveis, promove bem-estar físico e mental, entre outros benefícios importantes visando a estimulação, conscientização e educação dos participantes sobre o tema abordado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com