TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Bioenergéticos, ajustes fisiológicos, fadiga e índices de desempenho

Por:   •  14/5/2018  •  Resenha  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Santo Antônio

Componente Curricular: Fisiologia do Exercício

Curso: Bacharelado em Fisioterapia (3º e 4º semestre)

Docente: Silvio Cruz

Discentes : Adria T. dos S. Souza e Lavínia da Silva Azevêdo Reis

CAPUTO, Fabrizio; OLIVEIRA, Mariana Fernandes Mendes; GRECO, Camila Coleho; DENADAI, Benedito Sergio; Exercício aeróbio: Aspectos bioenergéticos, ajustes fisiológicos, fadiga e índices de desempenho. São Paulo. Rev. Bras. Cineantropom Desempenho Hum. 2009. 11(1):94-102.

Nos esportes, atletas e técnicos que desejam maximizar o rendimento necessitam de um bom conhecimento dos processos fisiológicos. Os vários números que determinam o rendimento aeróbico tem sido organizados em modelos que integram fatores como consumo Maximo de oxigênio (VO2max) , resposta do lactato sanguíneo ao exercício muscular e a eficiência muscular, onde estes são considerados como variáveis importantes do desempenho aeróbico. Durante o exercício, a demanda energética do músculo esquelético aumenta consumindo uma quantidade maior de trifosfato de adenosina (ATP).

Contudo, os estoques de ATP são bem limitados, significando que a produção de ATP deve ocorrer na mesma velocidade na qual ele é utilizado, para que o exercício possa continuar por tempo prolongado.

Existem três processos distintos e integrados que operam para satisfazer a demanda energética do músculo. O sistema anaeróbio que pode ser dividido em alático e lático. O sistema alático compreende a quebra da creatina fosfato (CP) e as moléculas de ATP presentes dentro do músculo. O sistema lático refere-se à combustão parcial da glicose ou glicogênio. E o sistema aeróbio que se refere à combustão completa dos carboidratos (glicose e glicogênio), gorduras e em alguns casos proteínas na presença do oxigênio (O2).

Todos os sistemas são “acionados” no início do exercício, mas como eles têm grandes diferenças na quantidade total de energia disponível (capacidade) e na velocidade de produção energética (potência), fica óbvio que a relativa contribuição dos sistemas energéticos para um dado esforço, vai depender da sua intensidade e duração.

De todos os possíveis aspectos relacionados com a fadiga, o acúmulo de lactato e íons H+ provenientes do metabolismo anaeróbio, são os mais difundidos, pela literatura entre outros, como principais causadores da fadiga muscular. Porém, estudos têm demonstrado que o acúmulo destes metabólitos pode aumentar a força de contração, diminuindo a inibição no processo de excitação-contração causado, provavelmente, pelo acúmulo de K+ extracelular, isto é, quando o ácido lático foi infundido na fibra fatigada contribuiu para que esta voltasse a responder aos estímulos elétricos. Portanto, seria prematuro eliminar o acúmulo de íons H+ como uma potencial causa da fadiga em algumas circunstâncias.

Parte da energia necessária para o movimento é produzida através da degradação da glicose e os produtos gerados, piruvato ou lactato, são os principais substratos utilizados posteriormente no processo de oxidação completa da glicose. Ainda dentro da fibra muscular, o lactato pode ser reconvertido a piruvato para ser oxidado na mitocôndria.

 O consumo máximo de oxigênio tem sido um índice muito utilizado nas últimas décadas para avaliação do nível de aptidão aeróbia, de atletas ou sedentários, por estar relacionado com capacidades metabólicas e cardiovasculares. É um índice que, em parte, parece explicar o melhor desempenho apresentado por atletas de resistência, demonstrado por valores de VO2max até duas vezes maiores do que em indivíduos sedentários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com