TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de Cinesioterapia - Respostas

Por:   •  25/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 7

Atividades de Cinesioterapia - Respostas

OBS.: Este material pode ser utilizado como auxiliar nos estudos, mas não substitui o conteúdo abordado na disciplina. Não utilize apenas este material como roteiro de estudos principal para as provas.

ADM:

  1. Classifique a articulação do ombro, do ponto de vista anatômico e funcional. Em seguida, defina todos os movimentos que esta articulação é capaz de fazer:

Resp.: A articulação gleno-umeral é classificada como articulação sinovial esferóide (bola e soquete) e funcionalmente é uma articulação triaxial. Realiza os movimentos:

- plano sagital em torno do eixo transversal (ou eixo látero-lateral) em direção anterior, FLEXÃO e direção posterior, EXTENSÃO.

- plano frontal (ou coronal) em torno do eixo sagital (ou eixo ântero-posterior) em direção afastando-se da linha média do corpo, ABDUÇÃO e direção aproximando-se da linha média do corpo, ADUÇÃO.

- plano transversal em torno do eixo longitudinal (ou crânio-caudal) em direção afastando-se da linha média do corpo, ROTAÇÃO LATERAL e direção aproximando-se da linha média do corpo, ROTAÇÃO MEDIAL. OBS.: Quando o movimento de inicia a partir de uma abdução de 90˚, em direção afastando-se da linha média do corpo, ABDUÇÃO HORIZONTAL e direção aproximando-se da linha média do corpo, ADUÇÃO HORIZONTAL.

  1. Descreva um exercício (posição do paciente, do terapeuta e forma de execução) passivo para rotação lateral do ombro:

Resp.: Com o paciente em decúbito dorsal, lateral, em sedestação ou em ortostatismo, com cotovelo flexionado em 90˚, o terapeuta pode estabilizar o cotovelo do paciente e com a outra mão na região do punho, realiza a rotação lateral do ombro, sem qualquer auxílio por parte do paciente.

  1. Aponte os benefícios e os cuidados a serem tomados com este exercício:

Resp.: Benefícios: manter a flexibilidade de tecidos moles em torno da articulação, nutrir a cartilagem articular, contribuir para a circulação sanguínea. Cuidados: tecidos na região em cicatrização, extremamente dolorosos, fraturas instáveis, luxações recentes, etc.

  1. Classifique a articulação da coluna vertebral (entre os corpos vertebrais e entre as facetas articulares), do ponto de vista anatômico e funcional. Em seguida, defina todos os movimentos que esta articulação é capaz de fazer:

Resp.: A articulação entre os corpos vertebrais (intersomática) é classificada como uma articulação cartilaginosa (anfiartrose), do tipo sínfise. As articulações entre as facetas articulares vertebrais, são articulações classificadas como diartrodiais (sinoviais) do tipo planas. Apesar da classificação das articulações não caracterizarem como articulações com ampla amplitude de movimento, a combinação entre elas, faz da coluna, uma estrutura estável (pelas características anatômicas articulares), mas com boa mobilidade, funcionando como uma articulação triaxial. Os movimentos realizados pela coluna vertebral são:

- plano sagital em torno do eixo transversal (ou eixo látero-lateral) em direção anterior, FLEXÃO e direção posterior, EXTENSÃO.

- plano frontal (ou coronal) em torno do eixo sagital (ou eixo ântero-posterior) em direção afastando-se da linha média do corpo para direita ou esquerda, respectivamente, inclinação (ou flexão lateral) direita e inclinação (ou flexão lateral) esquerda.

- plano transversal em torno do eixo longitudinal (ou crânio-caudal) em direção afastando-se da linha média do corpo, para direita ou esquerda, respectivamente, rotação à direita e rotação à esquerda.

  1. Descreva um exercício (posição do paciente, do terapeuta e forma de execução) ativo-resistido para inclinadores direito da coluna vertebral:

Resp.: 1. Paciente em decúbito lateral esquerdo, terapeuta estabilizando pelve e membros inferiores com a maca, paciente realiza a inclinação direita vencendo a gravidade (neste exercício, o próprio peso do corpo do paciente representa uma sobrecarga, suficiente para caracterizar um exercício resistido). 2. Paciente em pé, segurando um halter do lado esquerdo, realiza inclinação para esquerda e volta até a posição neutra, dessa forma os músculos trabalhados serão os inclinadores direitos.

  1. Aponte os benefícios e os cuidados a serem tomados com este exercício:

Resp.: Benefícios: além dos benefícios citados na resposta 3 (acima), intensificar a circulação sanguínea, o principal deles, envolve o estímulo para o ganho de força muscular (hipertrofia). Cuidados: os mesmos citados na resposta 3 (acima). Deve-se ter cuidado com a sobrecarga aplicada, partindo-se sempre se uma avaliação prévia.

Alongamento:

  1. Paciente de 26 anos, atleta profissional. Durante a avaliação física o fisioterapeuta fez as seguintes anotações em prontuário:

- Limitação de ADM de extensão de joelho esquerdo, com sensação final macia, grande ganho de amplitude e dor referida em toda região posterior da coxa esquerda.

Com base nestas anotações responda:

a)  Qual a estrutura corresponde a limitação de ADM de joelho deste paciente?

Resp.: Trata-se de um bloqueio muscular, então a estrutura envolvida trata-se dos músculos posteriores da coxa – Isquiotibiais (semitendíneo, semimembranáceo e bíceps femoral).

b)  Qual técnica de alongamento você indicaria e qual a neurofisiologia envolvida nesta técnica?

c) Descreva como o fisioterapeuta deve executar a técnica.

Resp. b e c, juntas: Qualquer técnica de alongamento poderia ser aplicada, exceto a balística (pois não é indicada para melhorar a flexibilidade muscular). Exemplo: Técnica de alongamento contração-relaxamento-contração (já que esta técnica descreve toda a neurofisiologia que pode ser envolvida nos diferentes tipos de alongamento). O terapeuta deve posicionar o músculo numa posição de alongamento, no caso, em flexão do quadril e extensão do joelho, com início do desconforto do paciente, em seguida, o paciente realiza a contração isométrica dos isquiotibiais (flexão do joelho, principalmente), contra uma resistência aplicada pelo terapeuta, durante 10 segundos, de forma intensa, com intuito de ativar o Órgão Tendinoso de Golgi (OTG), que gera estímulos de inibição autógena (relaxamento do músculo), imediatamente após os 10 segundos, o paciente relaxa e contrai os antagonistas dos isquiotibiais, neste caso, contrai o quadríceps, de forma a aumentar a flexão do quadril e extensão do joelho simultaneamente. Durante esta contração, existe a inibição (relaxamento) dos isquiotibiais devido a inibição recíproca (que ocorre para relaxar o músculo antagonista daquele que está contraindo). Esta contração do quadríceps deve durar em torno de 30 segundos. Os dois estímulos gerados garantem uma boa inibição do fuso neuromuscular dos isquiotibiais, excelente indicação para o alongamento e consequente ganho de flexibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com