TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atlas de visão

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Prescrição de exercício

A prescrição de exercício para uma melhora no condicionamento físico tem como objetivo descrever um programa de atividade especifica para o paciente, incrementando sua duração, intensidade e frequência, para que se possam observar os níveis de frequência cardíaca alvo atingido. Os exercícios de resistência desenvolvem o condicionamento cardiorrespiratório e auxiliam na redução ou manutenção do peso e da gordura corporal. Estes exercícios requerem um esforço prolongado e contínuo, e normalmente envolvem vários grupos musculares, as atividades mais recomendadas para recuperar um condicionamento físico adequado indicam-se os exercícios aeróbios, como por exemplo: caminhada, corrida, natação, ciclismo e etc.

A maioria dos experimentos relacionados com a frequência ótima de treinamento indica que a resposta satisfatória ocorre quando o exercício é realizado 2 ou, preferencialmente, 3 vezes por semana, durante pelo menos 6 semanas. Para o iniciante é aconselhável 3 vezes por semana, de preferência em dias alternados, para não sobrecarregar a musculatura, tendões, ligamentos, etc., os exercícios diários não permite uma adaptação no aparelho músculo esquelético, possibilitando um maior risco de lesão por esforço repetitivo.

As recomendações partem de uma duração mínima de 20 minutos. O trabalho pode ser contínuo ou fracionado, o importante é o efeito diário. A realização de mais de uma sessão diária, permite ao indivíduo um gasto calórico maior e a possibilidade de trabalhar em uma intensidade mais elevada em cada sessão. É recomendado para iniciantes, obesos, hipertensos e cardiopatas, uma prescrição inicial de um ritmo moderado com duração de 20 a 30 minutos. Indivíduos relativamente treinados, após 8 a 10 semanas de treinamento, que não apresentem sobrepeso significativo, podem realizar até 1 hora de atividade contínua. Acima desse valor, só é recomendável para desportistas.

Para por em prática o que foi aprendido nas aulas teóricas utilizou-se como base os testes de ergoespirometria e ergometria, realizados pelos alunos, com isso foi possível calcular a frequência cardíaca alvo para a elaboração de uma prescrição de exercício adequada para cada condicionamento físico, visando uma melhora cardiopulmonar e da frequência cardíaca. A prescrição de exercício realizada, consiste em exercícios do tipo aeróbio, como caminha, corrida e ciclismo; de 15 em 15 dias estes exercícios são incrementados com mais intensidade e frequência.

Referências

  • RODON, M.U.P.B.; et.al. Comparação entre a Prescrição de Intensidade de Treinamento Físico Baseada na Avaliação Ergométrica Convencional e na Ergoespirométrica. Arquivos Brasileiro de Cardiologia, vol 70, n. 3, São Paulo, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/abc/v70n3/3355.pdf. Acesso em: 25/05/2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com