TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação da Fisioterapia em Pacientes Pós Covid-19

Por:   •  28/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Atuação da fisioterapia em pacientes pós Covid-19.

O corona vírus é um vírus que surgiu em 1937 e ao longo do tempo foi se evoluindo. O nome do vírus é chamado de Sars-Cov-2 e a doença Covid-19 porque foi no ano de 2019 na cidade de Wuhan na China, que o vírus se espalhou colocando todos os Países em uma grande pandemia.

O vírus afetou todos os Países rapidamente, o primeiro caso descoberto no Brasil foi dia 26 de fevereiro de 2020. De acordo com a OMS o número de casos no Pais aumentou de forma progressiva a partir do dia 17 de julho de 2020, tendo mais de 2 milhões de casos e mais de 77 mil mortes. O Brasil se tornou o segundo País com mais casos diagnosticados, ficando atrás apenas dos EUA.

Os sintomas da doença pode ser os mesmo de uma gripe nos casos moderados, como febre, tosse, dispneia, perda do paladar e dores musculares, chegando até uma pneumonia atípica. Já nos casos mais graves geralmente ocorre grande comprometimento pulmonar levando o paciente a uma intubação. A maioria dos pacientes que chegou no caso mais grave da doença eram idosos, e pessoas com doenças crônicas EX: Diabetes, Hipertensão, Problemas Respiratórios. Também existe as pessoas assintomáticas que transmite o vírus mesmo não tendo os sintomas.

As primeiras medidas protetivas tomadas com a expectativa dos casos terem a porcentagem menor, foi o distanciamento social (quarentena), uso de máscaras e álcool 70 para saídas necessárias. Como muitas pessoas não respeitaram as medidas protetivas, os casos foram aumentando e surgindo novas variantes, deixando os pacientes entubados, tendo um aumento maior na porcentagem de mortes  e os fisioterapeutas como linhas de frente no combate ao corona vírus.

A fisioterapia ficou uma área muito reconhecida após o comparecimento da Covid-19, onde atuamos principalmente na área respiratória, utilizando técnicas invasivas como a ventilação mecânica, e técnicas não invasivas como cinesioterapia respiratória e ventilação não invasiva. O principal objetivo da fisioterapia respiratória é melhorar o fornecimento de oxigênio para todo o organismo, liberar as vias aéreas de secreções para aumentar a capacidade ventilatória do pulmão.

Pacientes que tiveram alta da uti apresentaram sequelas pós Covid-19, como dispneia, pneumonia, dores musculares e não sentiam o paladar como antigamente, mesmo não tendo mais o vírus.

O nosso objetivo é demonstrar como a fisioterapia atua diretamente em pacientes com covid-19 na uti e após o covid-19, apresentando técnicas de ventilações mecânicas e cinesioterapia respiratória, para o paciente se recuperar da doença e de possíveis sequelas, e mostrar principalmente que a fisioterapia não é só massagem, que somos importantes durante o tratamento da doença, na recuperação. Não conseguimos devolver a vida, mas sim a vontade de viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com