TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de um programa de tratamento fisioterapêutico na escoliose por meio da Avaliação Postural Informatizada

Por:   •  8/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.606 Palavras (19 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 19

                              FACULDADE SUDOESTE PAULISTA

                                         Instituição Chaddad de Ensino S/C LTDA

FISIOTEREPIA

ISABELA MARIA DEARO GALHEIGO

Avaliação de um programa de tratamento fisioterapêutico na escoliose por meio da Avaliação Postural Informatizada

AVARÉ – SP

2014

ISABELA MARIA DEARO GALHEIGO

AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA ESCOLIOSE POR MEIO DA AVALIAÇÃO POSTURAL INFORMATIZADA

Monografia que será apresentada ao curso de fisioterapia da Faculdade Sudoeste Paulista como requisito parcial para obtenção do título bacharel em fisioterapia.

Orientador: Prof. Drº. Nelson Francisco Serrão Júnior.

AVARÉ – SP

2014

RESUMO: Escoliose é definida como uma deformidade que atinge a coluna e apresenta desvios no plano sagital (desvio no sentido da flexão e extensão), coronal (desvio lateral) e transverso (desvio rotacional). A escoliose pode ser definida como funcional ou estrutural. As funcionais são desenvolvidas pelas posturas inadequadas ou membros com tamanhos diferentes e estas podem ser corrigidas com maior facilidade, diferentemente das consideradas estruturais que são acompanhadas por deformidades ósseas e rotatórias e têm origem desconhecida. Ela é descrita dependendo do local na coluna em que ela tem incidência podendo ser convexa à direita ou à esquerda ou relacionada às vértebras cervicais, torácicas, lombares e sacrais. Para que esta seja detectada há a necessidade de se fazer uma avaliação minuciosa e criteriosa. A fisioterapia é essencial tanto para avaliação quanto para o tratamento na escoliose, como forma de avaliação atual e significativa apresenta-se a Avaliação Postural Informatizada que é uma avaliação da postura através de fotos que são processadas em um programa chamado SAPO. Sua proposta é de pontos de marcação e medidas para avaliação postural, de acordo com o próprio protocolo desenvolvido pela equipe inicial que o elaborou. Esse protocolo foi sugerido pela equipe inicial do projeto de desenvolvimento do programa, sendo a escolha desses pontos baseada na relevância clínica, base científica, viabilidade metodológica e aplicabilidade. Fundamenta-se na digitalização e possibilita funções diversas tais como: calibração da imagem, utilização de zoom, marcação livre de pontos, medições de distância e de ângulos corporais. Como outras formas de intervenção da fisioterapia existem diversos tratamentos: A Reeducação Postural Global (RPG), o Pilates, a Hidroterapia, o Método Klapp, a bola suíça são alguns exemplos, sendo os dois últimos o foco deste trabalho que tem como objetivo comparar qual desses métodos de intervenção é mais eficaz no tratamento para a escoliose. Serão avaliados cinco pacientes com idade entre 13 e 16 anos, sendo dois do sexo masculino e três do sexo feminino, todos com diagnóstico de escoliose pelo método de Cobb. Todos serão avaliados pelo Software de Avaliação Postural Informatizado (SAPO), submetidos à 10 sessões de Fisioterapia e reavaliados após o tratamento que será realizado no Setor de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica na Clínica Escola de Fisioterapia (CEFISIO), na cidade de Avaré (SP) da Faculdade Sudoeste Paulista (FSP).

Palavras Chave: Escoliose, Postura, Fisioterapia.

  1. INTRODUÇÃO

A postura pode ser descrita como um arranjo relativo de todas as partes do corpo, em uma boa postura, toda musculatura, articulações e estruturas esqueléticas estão em equilíbrio (GLANER et al, 2012). Uma boa postura ajuda a proteger as estruturas corporais contra lesões ou deformidades e o indivíduo a se equilibrar (IUNES, 2005).

 Qualquer meio interno ou externo que provoque desequilíbrio dessas estruturas pode ocasionar problemas graves ao indivíduo.

A palavra escoliose vem do grego e significa curvatura, ela é definida como uma deformidade que atinge a coluna e apresenta desvios no plano sagital (desvio no sentido da flexão e extensão), coronal (desvio lateral) e transverso (desvio rotacional) (NASCIMENTO, et al, 2011). De acordo com Caillet (1980), a escoliose pode ser definida como funcional ou estrutural. As funcionais são desenvolvidas pelas posturas inadequadas ou membros com tamanhos diferentes e estas podem ser corrigidas com maior facilidade, diferentemente das consideradas estruturais que são acompanhadas por deformidades ósseas e rotatórias e têm origem desconhecida. É caracterizada como um desvio postural que acomete principalmente a população jovem, esse desvio ocorre porque a coluna vertebral não encontra um eixo central para se posicionar gerando um desequilíbrio corporal rápido de modo que esses jovens ainda estão em fase de crescimento. Esse desvio é considerado prejudicial quando o ângulo analisado pelo método de Cobb for anormal. Esse método avalia a intensidade da deformidade angular em escolioses e é o método mais mencionado na literatura para a avaliação da Escoliose Idiopática do Adolescente. (IUNES et al, 2010; DOHNERT, TOMASI, 2008; CUNHA et al, 2009).

A escoliose é descrita dependendo do local na coluna em que ela tem incidência podendo ser convexa á direita ou à esquerda ou relacionada às vértebras cervicais, torácicas, lombares e sacrais. Para que esta seja detectada há a necessidade de se fazer uma avaliação minuciosa e criteriosa.

A fisioterapia é essencial na detecção da escoliose e na gravidade em que ela se encontra. Para isso são realizados testes como o de Adams, “Paciente em pé e fletido para frente num ângulo de 90º, os membros inferiores em extensão e os superiores balançando, examina-se a coluna vertebral observando-a diretamente pela parte de trás” (CAILLET,1980). E também uma avaliação completa do corpo do indivíduo nomeada como Avaliação Postural Informatizada que desenvolveu-se pela aplicação dos princípios fotogramétricos às imagens fotográficas obtidas em movimentos ou posicionamento corporais, facilitando assim a avaliação postural. De acordo com sua origem significa “medir graficamente usando a luz (SANTOS, 2011; BARAÙNA, et al,2006).

 A American Society of Photogrammetry define a avaliação postural informatizada como “a arte, ciência e tecnologia da obtenção de informação confiável sobre objetivos fiscos e o meio ambiente através do processo de gravação medida e interpretação de imagem fotográfica e padrão de energia eletromagnética radiante e outras fontes” (SOUZA et al, 2011; IUNES et al, 2005; SACCO et al, 2007; SANTOS, 2011). Essa avaliação é um instrumento que vem sendo amplamente difundido na área de fisioterapia como recurso diagnóstico, especialmente em avaliações posturais (BRAZ et al, 2008; IUNES et al 2008). Foi definida como uma tecnologia simples, de fácil aplicação, objetiva, de baixo custo, facilidade de foto-interpretação, alta precisão na análise dos resultados, além de possibilidade de arquivamento e acesso aos registros (SOUZA et al, 2011; GLANER et al, 2012 apud SAPO 2006; RODRIGUES et al, 2009; SANCHEZ et al, 2008; BARAÚNA  et al, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (554.1 Kb)   docx (172.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com