TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE DE QUALIDADE E AUTOMAÇÃO

Por:   •  12/4/2015  •  Seminário  •  3.025 Palavras (13 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITEROÍ

DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA

CONTROLE DE QUALIDADE E AUTOMAÇÃO

PRIMEIROS SOCORROS

SANDRO GUIMARÃES

NITEROÍ

2015.1

SANDRO GUIMARÃES

PRIMEIROS SOCORROS

PROCEDIMENTOS E CUIDADOS COM A VITIMA

Trabalho realizado para aquisição de aprovação na disciplina, com objetivo de obtenção de nota e complementação de carga horaria.

NITEROÍ

2015.1

  1. INTRODUÇÃO

        O objetivo principal deste trabalho e entender como proceder com o paciente nos mais diversos casos de emergência, e alertar na primeira abordagem as vitimam que muitas das vezes com atitudes simples, conseguimos salvar suas vidas.

        Nós profissionais da área de saúde não podemos nos negar a auxiliar um paciente acidentado, porém este procedimento não deve apresentar risco legal.

        Primeiros socorros são definidos como: cuidado imediato que deve ser prestado a uma vitima acidentada , cujo estado físico põe em risco sua vida.

         Qualquer pessoa treinada poderá prestar os Primeiros Socorros, conduzindo-se com serenidade, compreensão e confiança. Manter a calma e o próprio controle, porém, o controle de outras pessoas é igualmente importante.

        Precisamos portanto para esse procedimento:

  • Entender as causas
  • Conhecer lugares onde a vitima foi acidentada
  • Impedir a retirada da vitima do local por terceiros
  • Agir somente até onde vai nosso conhecimento técnico

O profissional não médico deverá ter como princípio fundamental de sua ação a importância da primeira e correta abordagem ao acidentado, lembrando que o objetivo é atendê-lo e mantê-lo com vida até a chegada de socorro especializado, ou até a sua remoção para atendimento.

Importante ser ágil, as vezes por questões de segundos perdemos a vida de um paciente que poderia ter sido salvo com pequenas atitudes.

  1. PRIMEIRAS AVALIAÇÕES, SINAIS VITAIS E DE APOIO

        Para avaliar os sinais vitais e necessário que saibamos como reconhecer os sinais que o corpo emite, a diferença entre pulso e frequência cardíaca,  sinais como hipotensão e hipertensão , diferenças em temperatura, atividade cardíaca entre outras. São vitais as funções exercidas pelo cérebro e pelo coração.Porém todas as funções vitais são controladas pelo Sistema Nervoso Central.

Sinais vitais são aqueles que demonstram  a existência de vida. São sinais emitidos pelo corpo  que permitem concluir sobre o estado geral de uma pessoa. Os sinais sobre o funcionamento do corpo humano que devem ser compreendidos e conhecidos são: · Temperatura, · Pulso, · Respiração, ·

2.1- TEMPERATURA

Um dos sinais vitais a temperatura é mantida entre produção e perda de calor pelo organismo no ambiente e deve-se ao mecanismo controlado pelo hipotálamo.

O ser humano é um ser homeotérmico, isto é, possui a capacidade de manter a temperatura corporal dentro de certo intervalo pré-determinado apesar das variações térmicas do meio ambiente.

        As variações muito bruscas de temperatura podem causar danos ao paciente, um exemplo disso é: pacientes com febre alta e prolongada pode apresentar lesões irreversíveis ao sistema nervoso, devendo portanto, ser realizados procedimentos que venham a diminuir a temperatura corporal deste paciente.

        Tumores, infecções, acidentes vasculares ou traumatismos podem afetar diretamente o hipotálamo e com isso perturbar o mecanismo de regulagem de calor do corpo.

Primeiros socorros para a febre: induzir no paciente medidas que venham a resfria-lo , compressas úmidas nas temporas, pescoço, axila e virilha ( locais onde encontramos vasos de grosso calibre). Banho frio ou manta fria é uma ótima solução em individuo adulto.

Em caso de febre devemos tentar entender qual foi o motivo que levou o paciente a ter aumento de temperatura, pois nada mais é do que um sinal de que algo de errado está acontecendo.

2.2- PULSO

        O pulso também compõe os sinais vitais que quando se toca uma artéria, o pulso arterial é percebido como uma expansão da parede arterial  em sincronia  com o batimento cardíaco. A expansão é devida à distensão súbita da parede arterial originada pela ejeção ventricular na aorta e sua transmissão aos vasos periféricos.

        Para conseguirmos verificar o pulso cardíaco do paciente, e necessário e mais correto que sejam utilizados os dedos indicadores e médios, pois erradamente utilizando o polegar, a pulsação do socorrista , pode ser confundida com a do paciente.

        As alterações percebidas no pulso, podem ser resultado em uma alteração no volume do fluxo sanguíneo. As causas fisiológicas que aumentam os batimentos do pulso são: digestão, exercícios físicos, banho frio, estado de excitação emocional e qualquer estado de reatividade do organismo. No desmaio as pulsações diminuem.

2.3- RESPIRAÇÃO

        A respiração é uma função  essencial à vida. É através dela que o corpo promove permanentemente o aporte de oxigênio necessário ao organismo, vital para a manutenção da vida, ou seja, é necessária para que haja oxigenação dos tecidos e previne hipoxia tecidual.

        A percepção de presença da respiração é uma conduta básica no atendimento em primeiros socorros, e pode ser realizada de duas maneiras: através do tato, onde colocamos o dorso da mão  em posição anterior ao nariz e podemos senti - lá e através da observação da atividade torácica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (172.7 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com