TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cardiorrespiratorio

Por:   •  23/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]  FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

ATPS: Fisioterapia Cardiorrespiratória

Data de entrega 25/03/2015

Disciplina: Exercício Profissional na Fisioterapia

Professor: Carlos Luques

Aluno:

Heleno Nunes dos Santos  248566976775

Mariane Ayres 2485711485

Lavínia S. de Almeida 1574178540

Crislaine Oliveira 1574181998

Nycole Barros 1590916789

Islaine Vilanova 1575164187

SOROCABA 2015

Fisioterapia Cardiorespiratória

A fisioterapia é uma ciência que se aplica a estudar, diagnosticar, prevenir e tratar quaisquer distúrbios, disfunções e desvios no funcionamento de órgãos e sistemas do corpo. Seu objetivo também é estudar e aplicar os efeitos benéficos de recursos físicos sobre o organismo humano. O profissional de fisioterapia empenha-se na prevenção e no tratamento de lesões e doenças, está capacitado a diagnosticar e tratar problemas como a má-formação, acidentes ou mesmo vícios de postura que se mostram prejudiciais a saúde, buscando a melhoria contínua da qualidade de vida de seus pacientes. Suas áreas de atuação vão de acidentados, portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos e respiratórios, abrangendo desde crianças, gestantes, idosos e pessoas com deficiências físicas e mentais.

Dentre as muitas facetas da fisioterapia, como dermatologia, pediatria, geriatria, estética, desportiva, neurológica, vamos compreender melhor sobre a importância da fisioterapia para patologias ligadas ao coração e ao sistema respiratório. A Fisioterapia pneumofuncional foi reconhecida no Brasil pela Resolução COFFITO n.º 188, de 9 de dezembro de 1998, nomenclatura substituída por Fisioterapia Respiratória pela Resolução COFFITO n.º 318, de 30 de agosto de 2006.

A fisioterapia aplicada à cardiologia e pneumologia tem por objetivos prevenir e tratar doenças cardiopulmonares e suas complicações. Visto que o sistema cardíaco e o respiratório estão interligados, qualquer alteração em um destes pode comprometer todo o sistema cardiorrespiratório dos pacientes, tornando-se fatal. A evolução desta doença geralmente é silenciosa e assintomática, quando o paciente começa a sentir os primeiros sintomas a situação já é bastante crítica e de difícil reversão. Devido a isso, o profissional de fisioterapia torna-se tão importante na fase de internação em UTI e enfermarias, até a manutenção do tratamento na casa dos pacientes. O atendimento na casa do paciente busca dar orientação ao paciente, mas também a sua família sobre mudanças no estilo de vida e abranger de forma ampla todos os aspectos envolvidos direta ou indiretamente na doença e quadro de saúde apresentado. A fisioterapia cardiorrespiratória a domicílio tem por objetivo uma reabilitação cardiopulmonar no paciente independente de seu estado físico.

Para melhor compreensão do que são doenças cardiorrespiratórias é preciso entender cada uma delas separadamente e após isso como estas são interligadas e dependentes uma da outra.

  1. Sistema cardíaco:

As principais doenças cardíacas são: doença arterial coronariana (arteriosclerose), hipertensão arterial sistêmica (pressão alta), insuficiência cardíaca, infarto e angina, disfunções das válvulas cardíacas (estenoses ou insuficiências), febre reumática, doença vascular periférica e o mais comum, o infarto do miocárdio causado segundo TECKLIN 2003, pag. 16, pela “isquemia prolongada resultante de oclusão completa de uma artéria coronária ou aumento do tônus vasomotor que resultara na morte das células miocárdicas ou infarto”.

As causas mais comuns podem ser diversas, mas que se interligam no decorrer do tempo. Não é possível estabelecer um fator único e específico, pois estes são geralmente fruto de uma longa trajetória de um estilo de vida pouco saudável. Os fatores de risco mais comuns são tabagismo, alcoolismo, colesterol alto, diabetes, sedentarismo, obesidade, maus hábitos alimentares, idade, sexo e genética. Os sintomas se manifestam de forma lenta e gradual, muitos sentem cansaço em qualquer atividade, mesmo leves, dores no peito, tonteiras e mal estar.

  1. Sistema Respiratório:

As doenças respiratórias mais comuns são: doenças pulmonares obstrutivas crônicas, enfisemas pulmonares, bronquites, asma, fibrose cística, pneumonia, edema agudo de pulmão, embolia, fibrose pulmonar, atelectasia, pneumotórax, hemotórax, derrame pleural, tuberculose e embolia pulmonar. As doenças crônicas são as que reduzem e obstruem o fluxo respiratório, dentre estes podemos citar o enfisema que “origina-se da falta de inibidores da enzima proteolítica” que causa a “destruição enzimática da arquitetura pulmonar”. TECKLIN 2003, pag. 265. As doenças pulmonares ocupacionais são as causadas pela ocupação da pessoa, ou seja, o trabalho exercido em alguns segmentos como mineradores, químicos e até agricultores, pois são desencadeadas pela inalação de pó mineral, orgânico e gases tóxicos. TECKLIN 2003.

As causas podem ser diversas e nem sempre podem ser totalmente esclarecidas. Elas são variáveis e envolvem alterações genéticas, estilos de vida até trabalho que expõe a saúde em risco. Os principais sintomas para os portadores de patologias respiratórias são a dispneia que é a sensação de falta de ar constante, aumento e acumulo de secreção nas vias pulmonares, baixa disposição e resistência física, tosse persistente, dores no peito e costas e chiados. As consequências podem ser desde infecções, emagrecimento rápido e fraqueza muscular generalizada.

3 – Sistema Cardiorrespiratório:

Após uma analise do sistema cardíaco e respiratório, como funcionam, principais doenças ocasionadas, causas e consequências, temos que analisar a ligação que existe entre estes dois sistemas, que formam o sistema cardiorrespiratório e como a fisioterapia pode estar totalmente ligado no auxilio das patologias existentes. A inclusão da fisioterapia na reabilitação de pacientes, especialmente os cardiovasculares, se torna imprescindível no intuito de melhorar as condições cardiovasculares e evitar complicações tromboembólicas e posturas antálgicas, proporcionando maior independência física e segurança para a alta hospitalar. Visto os aparelhos cardiovascular e respiratório funcionam de forma unida e complexa para manutenção das necessidades essenciais do funcionamento do organismo humano. O coração é responsável em bombear sangue e levar o oxigênio para as células, ao passar pelos pulmões que estão cheios de gás carbônico, o sangue é purificado e há a troca deste gás carbônico pelo oxigênio, devido a isso qualquer alteração em um destes sistemas é extremamente prejudicial e perigoso à saúde e a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com