TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ALTERAÇÕES DO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO DURANTE E APÓS O EXERCÍCIO FÍSICO

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Angélica Aparecida Oliveira Antloga

  1. As alterações do sistema cardiorrespiratório durante e após o exercício físico

Atividade de Portfólio da Disciplina de Fisiologia Humana professor MS. Carmen Aparecida Malaguti de Barros.

 

Batatais

2018

AS ALTERAÇÕES DO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO DURANTE E APÓS O EXERCÍCIO FÍSICO

A prática de atividade física causa diversas mudanças e respostas fisiológicas no organismo, sendo que o presente trabalho visa explanar e conhecer as mudanças promovidas pelo exercício no sistema cardiorrespiratório.

Como se sabe quando realizamos atividades físicas ou exercícios em diversas intensidades e níveis diferentes, utilizamos a energia através da degradação aeróbia de carboidratos, gorduras e proteínas (SANDOVAL, 2014).

Nosso sistema cardiovascular é constituído pelo coração, artérias, veias e capilares que são responsáveis pela circulação do sangue, levando para todas as células do corpo nutrientes, gases, hormônios e transportar resíduos metabólicos para ser expelidos.

O sistema cardiovascular responderá dependendo de uma série de fatores, como o tipo de exercício, a duração, a intensidade e a quantidade massa muscular necessária, uma vez que irá gerar a produção de substâncias como adenosina, prostaglandina e óxido nítrico, que acarretam o relaxamento da musculatura, ocasionando uma resposta vasodilatadora ocasionando o aumento do fluxo de sangue e diminuindo o refluxo venoso resultando em uma menor pressão arterial diastólica.

Assim, podemos observar que os benefícios alcançados através do exercício físico podem induzir alterações no sistema cardiovascular (SINATO, 2018).

Quanto praticamos exercício físico o coração aumenta a frequência de suas contrações, decorrente do fluxo sensorial recebido dos músculos, tendões, cápsula articular e ligamentos que segue em direção ao sistema nervoso central (SNC), que irá interpretar as informações para que seja providenciada a resposta sensorial adequada via sistema nervoso autônomo simpático (FREITAS; et al. 2014).

O principal regulador da frequência cardíaca é sistema nervoso autônomo e suas alterações acarretam uma ação recíproca do sistema simpático e parassimpático.

Durante o exercício as vias respiratórias também alteram seu funcionamento, uma vez que precisam garantir o aumento da entrada de oxigênio para os pulmões e maior eliminação de dióxido de carbono (MEDIPÉDIA, 2012)

A prática de exercícios físicos a médio e longo prazo pode ser extremamente benéfica, uma vez que a adaptação causada pela atividade física ao sistema cardiorrespiratório, irá melhorar o rendimento do coração e dos pulmões que irão prevenir a até tratar alguns problemas.

 


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FREITAS, Jeilson Antunes de; et al. Sistema Cardiovascular e suas respostas ao exercício físico. Uma breve revisão sistemática. <http://www.efdeportes.com/efd195/sistema-cardiovascular-e-exercicio-fisico.htm>. Acesso em 28 out 2018

MEDIPÉDIA.   Exercício físico e sistema cardiorespiratório. Disponível em < https://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=435#>. Acesso em: 28 out 2018.

SINATO, Alexandre. O que acontece com o sistema cardiovascular quando você treina? Pesquisadores explicam. Disponível em: < https://www.educacaofisica.com.br/ciencia-ef/fisiologia/o-que-acontece-com-o-sistema-cardiovascular-quando-voce-treina-pesquisadores-explicam/>. Acesso em: 28 out 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (719.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com