TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contraçao muscular

Por:   •  20/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Biofísica

Aula-tema 05: Biofísica Muscular

NOME

Dafne Nacimento Silva

RA

8412170990

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Biofísica

Aula-tema 05: Biofísica Muscular

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Biofísica, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (nome completo).

Anhanguera Educacional

ANO 2016

Para a elaboração das respostas às questões a seguir (em documento Word, Fonte Arial ou New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado), siga as etapas a seguir:

[pic 2]Passo 1:

  1. Defina e diferencie contração isométrica e isotônica.
  2. Como a velocidade de uma contração isotônica varia de acordo com a carga?

[pic 3]Passo 2: Qual a importância da conexão entre as proteínas contrácteis actina e miosina na contração muscular quando a miosina se liga á molécula de ATP (adenosina tri-fosfato), ou seja, na geração de energia para a contração muscular?

                                                                                

Contração isométrica: Acontece quando o músculo se contrai, produz força mas não muda seu comprimento. Objetivo desta ação do fortalecimento minimiza atrofias e proporciona estabilidade articular ou até mesmo postural.
Contração isotônica: Acontece quando durante a contração o músculo se movimenta, assim aumentando seu comprimento. O objetivo deste exercício é ganho de força muscular.
Para que acontece a contração muscular é necessário que antes desse processo ocorram alterações dentro do organismo. Entre essas alterações a principal é quando o cálcio se liga a troponina, deslocando a tropomiozina liberando o sítio de ligação da cabeça da miosina, a cabeça da miosina se liga a actina formando assim a Ponte cruzada da miosina.
Na cabeça da miosina o ATP é hidrolisado liberando PI na Ponte cruzada da miosina e é energizado iniciando o movimento ta Ponte cruzada, o movimento é completo pela liberação da ADP  da Ponte cruzada da miosina. Ocorre a liberação da ATP na Ponte cruzada da miosina produzindo um estado e ligação fraca. Neste estado a ligação fraca a ATP é degradada em ADP+PI+energia, e a energia liberada é utilizada para energizar a Ponte da miosina novamente. Esse ciclo da contração pode ser repetido enquanto houver cálcio e ATP presentes.
Não há apenas uma importância e sim uma suma necessidade que ocorra esse mecanismo citado ha cima, pois só assim será gerada energia para que o músculo execute o movimento de contração e relaxamento muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com