TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Graduação em Fisioterapia

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 8


FACULDADE TECSOMA

Curso de Graduação em Fisioterapia







Flaviana Rodrigues

João Vitor Silva

Juliana Agra

Julio Imanishi

Larissa Borges

Thainá Tonaco

MICROBIOTA NORMAL DO HOMEM

Paracatu-Mg

2015

Flaviana Rodrigues

Julio Imanish

Juliana Agra

Joao Vitor

Larissa Borges

ThaináTonaco

MICROBIOTA NORMAL DO HOMEM












Trabalho apresentado a Faculdade Tecsoma

No curso de graduação em fisioterapia, como parte

Da disciplina Microbiologia, ministrada pelo professor

Doutor, Deivid Batistão.

                                                   Paracatu-Mg

        2015

INTRODUÇÃO

            Microbiota Humana são várias bactérias que vivem em harmonia no corpo humano assessoria as ações do sistema imune e a nutrição, oferece vantagens e desvantagens. Alterações nessas comunidades bacterianas, podem causar doenças, alergias e obesidade.

A microbiota normal humana desenvolve-se por sequência, ao nascimento até as diversas fases da vida adulta, resultando em comunidades bacterianas estáveis. Os elementos que controlam a constituição da microbiota em uma dada região do corpo estão relacionados com a natureza do ambiente local, tais como temperatura, pH, água, oxigenação, nutrientes e fatores mais complexos como a ação de componentes do sistema imunológico.

O corpo humano apresenta cerca de 10 trilhões de células seja rotineiramente portador de aproximadamente 100 trilhões de bactérias. Ocupa – se diversas regiões do corpo durante períodos particulares na vida de um indivíduo. A microbiota Humana tem uma importante função quanto na saúde ou doença.

Os microrganismos podem ser Mutualistas que protegem o hospedeiro competindo por micro-ambientes de forma mais eficiente que patógenos comuns (resistência à colonização), produzindo nutrientes importantes e contribuindo para o desenvolvimento do sistema imunológico; comensais, quando mantêm associações aparentemente neutras sem benefícios ou malefícios detectáveis e oportunistas, quando causam doenças em indivíduos imunocomprometidos devido à infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, terapia imunossupressora de transplantados, radioterapia, quimioterapia anticâncer, queimaduras extensas ou perfurações das mucosas. (TRABULSI, 1999).

A microbiota Humana pode se dar á um conjunto de mecanismos de defesa contra a patogênese bacteriana, mas em indivíduos que apresentam ser sadios podem formar um reservatório de bactérias potencialmente patogênicas.  As bactérias de microbiota normal geralmente podem agir como oportunistas, então podem ser incapazes de suprimir patógenos transitórios, ou alguns membros da microbiota podem invadir os tecidos do hospedeiro causando doenças muitas vezes graves. Em indivíduos sadios, algumas espécies de bactérias da microbiota oral causam cáries em 80% da população. 

A relação das bactérias com o ser humano torna-se muito importante, uma vez que o homem e outros animais dependem dos micróbios em seus intestinos para a digestão e síntese de vitaminas (TORTORA, FUNKE & CASE, 2005).

MICROBIOTA NORMAL DO HOMEM 

              Todos nós vivemos em um mundo cheio de micróbios, desde o nosso nascimento até a morte, e todos possuímos uma grande variedade de micro-organismos sobre e no interior do nosso corpo. (TORTORA; FUNKE; CASE; 2005, P.18). O termo microbiota normal é usado para descrever bactérias e fungos que são residentes permanentes de certos locais do organismo de indivíduos saudáveis e normais. Os micro-organismos da microbiota geralmente se relacionam de maneira equilibrada com seu hospedeiro.
              A microbiota normal varia tanto em número quanto em tipo, de um local para outro. Os membros da microbiota normal têm uma função importante tanto na manutenção da saúde, quanto causando doença.
O número e as espécies que a formam variam de acordo com a região do corpo e com a idade do hospedeiro, e às vezes o seu sexo. Porém algumas regiões do corpo estão livres de micro-organismos como o sangue, bexiga, útero, ouvido médio, rins, seios paranasais, trompas e fluido cérebro-espinhal.

             Estima-se que os seres humanos possuem aproximadamente 1013 células no organismo e algo como 1014 bactérias associadas, a maioria no intestino grosso. Os micro-organismos localizam-se naquelas regiões do organismo que estão expostas ou em contato com o meio externo, principalmente, a pele, oro e nasofaringe, intestino e a vagina. Os órgãos e tecidos internos são normalmente estéreis.

              Algumas espécies da microbiota normal são benéficas para o hospedeiro, pois constituem um mecanismo de defesa do hospedeiro, onde as bactérias intestinais liberam uma série de moléculas com atividade antibacteriana, bem como produtos do metabolismo, que dificultam o estabelecimento de outras espécies. Os lactobacilos da vagina mantêm um pH ácido no ambiente que suprime o crescimento de outros microrganismos. Há competição por espaço e nutrientes - Bactérias residentes ocupam nichos ecológicos e, portanto, os patógenos têm dificuldade de se multiplicar eficientemente. Também há estimulação antigênica promovida pela microbiota intestinal é considerada importante para o desenvolvimento normal do sistema imune. Podem exercer uma função nutricional.  No qual bactérias intestinais produzem várias vitaminas B e K em quantidades suficientemente grandes para suprir uma dieta deficiente.

E algumas espécies da microbiota normal podem ser prejudiciais ao hospedeiro. Pelo fato de alguns dos membros da microbiota não serem patogênicos quando localizados na região anatômica usual, mas podem ser patógenos em outras partes do corpo. Ocorrendo nas seguintes situações:

  • Quando o intestino é perfurado ou a pele lesada.
  • Quando microrganismos como a Escherichia coli ascendem para a uretra a partir da região perianal, provocando infecção urinária.

O supercrescimento de membros potencialmente patogênicos da microbiota normal pode ocorrer quando a composição da microbiota se altera após uma antibioticoterapia ou quando o sistema imune torna-se ineficiente (AIDS, em indivíduos estressados ou imunossupressão clínica).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com