TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIÊNCIA DA SAÚDE CURSO DE FISIOTERAPIA

Por:   •  28/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ[pic 1]

UENP - CAMPUS JACAREZINHO

CENTRO DE CIÊNCIA DA SAÚDE

CURSO DE FISIOTERAPIA

PEDRO HENRIQUE DE OLIVEIRA DA SILVA

RESUMO: PRIMEIROS MIL DIAS DE VIDA

JACAREZINHO - PR

2020

PEDRO HENRIQUE DE OLIVEIRA DA SILVA

RESUMO: PRIMEIROS MIL DIAS DE VIDA

                                                                                     Trabalho apresentado à disciplina de                                                                                            Desenvolvimento motor do Curso de Fisioterapia, na Universidade Estadual do Norte do Paraná com orientação do Profª Ana.

JACAREZINHO - PR

2020

RESUMO: PRIMEIROS MIL DIAS DE VIDA

Os primeiros mil dias são contabilizados desde a gestação até os dois anos do feto, divididos entre gestação (270 dias), primeiro ano (365 dias) e segundo ano (365 dias). De acordo com Jenny Abanto – mestre, doutora e pós-doutora em odontopedriatria pela USP – os primeiros mil dias são muito importantes pois são neles que as influencias externas acabam dando oportunidades para criação de hábitos, sejam eles bons ou ruins.

Bons hábitos como atividade física, alimentação, devem ser realizados tanto pelas crianças quanto pelas mulheres, isso acarretará em um habito saudável no ciclo da vida. Já, hábitos que podem influenciar negativamente nesses dias como tabagismo, álcool, atitudes hostis, devem ser cessadas para um bom ciclo gestacional, e até mesmo para a infância da criança, pois são os dias mais sensíveis, a absorção da criança é constante.

Existem assim, crianças que não seguem um desenvolvimento físico, cognitivo e mental como outras crianças, isso se dá por alguns impasses tanto do ambiente em que ela se encontra, quanto a escolaridade materna, o baixo nível econômico familiar, muitas vezes até mesmo por sua cor de pele, gerando assim atrasos.

Deve-se lembrar que o feto necessita de nutrientes em seu período gestacional, com isso, a mulher gravida tem alguns cuidados que devem ser tomados, como por exemplo, tomar vitaminas, nutrientes que servem para absorção do feto e até mesmo para o leite materno. Mulheres gravidas devem seguir uma alimentação balanceada para um bom período gestacional, pois após o nascimento do bebê, cada mamada que ele dá, acaba influenciando na vida da criança, podendo assim quando crescer optar por uma alimentação rica em nutrientes ou não dependendo da alimentação da mãe no período gestacional. Isso se dá, pois a criança acaba assemelhando os gostos que sentiu no leite materno, sendo assim, mais propensa a gostar de alguns alimentos.

Bebes recém-nascidos ainda sim necessitam de seus nutrientes, cujo lugar para isso é o leite materno, assim, os bebes devem se alimentar somente desse leite por seis meses, sendo recomendado ser dado até seus 2 anos. Optar por uma alimentação sem conservantes, bases químicas, ou nada do gênero (salgadinho, refrigerante, guloseimas) após estes seis meses, pois isso afeta muito no desenvolvimento da criança, ou até mesmo em sua vida.

Existe também um ponto que deve ser discutido, que é a ingestão do açúcar nesse período. O açúcar é um dos causadores de caries, obesidade, tanto infantil quanto na vida adulta, sendo assim, é recomendado que não dê para crianças pois o metabolismo esta em desenvolvimento, podendo afetar todo um ciclo da vida da criança, gerando até mesmo doenças futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com