TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE FISIOTERAPIA NOTURNO -1°SEMESTRE

Por:   •  27/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE

CURSO DE FISIOTERAPIA NOTURNO -1°SEMESTRE

Gustavo Nascimento

Como funciona o SUS hodiernamente no Brasil

Salvador

2022

Gustavo Nascimento Souza

ASSISTÊNCIA INTEGRAL

[pic 2]

Salvador

2022

Introdução:

 Em face dos cenários globais atuais de transições demográficas, epidemiológicas, nutricionais e financeiras que  apresentam desafios para os sistemas de assistência e gestão exigindo o desenvolvimento de novos modelos de atenção e práticas de trabalho e gestões resolutivas para as populações seja uma problemática,  hodiernamente a Constituição Federal de 1988 assegure  (Art.196.) que é o dever do Estado de garantir a saúde, que consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais visando à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação (LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990), assim nasceu o o Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de pôr fim à assistência à saúde desigual no País e entrou para a Constituição Federativa do Brasil, em 05 de outubro de 1988, resultado de intensa mobilização social  atrás de uma melhora para sociedade. 

          O SUS é o maior sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas, onde 80% delas dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento de saúde. Sendo financiado com os impostos do cidadão ou seja, com recursos próprios da União, Estados e Municípios e de outras fontes suplementares de financiamento, todos devidamente contemplados no orçamento da seguridade social. Todos os brasileiros utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) de alguma forma, pois o Sistema não se resume a atendimento clínico e/ou hospitalar, no entanto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que fiscaliza, regulamenta, qualifica e habilita os planos de saúde brasileiros. As ações do  SUS são diversas e englobam, por exemplo, o controle de qualidade da água potável que chega à sua casa, na fiscalização de alimentos pela da Vigilância Sanitária nos supermercados, lanchonetes e restaurantes que você utiliza diariamente, na assiduidade dos aeroportos e rodoviárias, e inclusive, nas regras de vendas de medicamentos genéricos ou nas campanhas de vacinação, de doação de sangue ou leite materno que acontecem durante todo o ano,  muitos procedimentos médicos de média e alta complexidade, por exemplo, são feitos pelo SUS, como doação de sangue, doação de leite humano (por meio de Bancos de Leite Humano), quimioterapia e transplante de órgãos, entre outros. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, a UPA oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

Dificuldade e Integralidade no sistema de saúde brasileiro:

           Uma das premissas do SUS, a integralidade existe na discussão e na prática do campo da saúde e está relacionada à compreensão da condição humana como um todo e não em partes. Em outras palavras: o sistema de saúde deve estar preparado para ouvir o usuário, compreender sua inserção em seu meio social e atender às necessidades e desejos da pessoa a partir daí. Do ponto de vista do usuário, a ação holística de bem-estar é frequentemente associada a um tratamento respeitoso, digno, de qualidade e entusiasmado. Assim, esse valor permanece como diretriz geral para os serviços de saúde, uma vez que o Estado é constitucionalmente obrigado a prestar "atendimento integrado, priorizando as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais”

          Quando perguntado sobre sua concepção frente à integralidade, em unanimidade os pesquisados colocaram a idéia da totalidade e contextualização conforme evidenciado na fala descrita:  “Penso que a integralidade refere-se ao atendimento integral de cada cidadão. As ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para a promoção da saúde, prevenção e cura de doenças, atendendo ao ser humano integralmente e não de forma fragmentada (...)” A garantia do princípio da integralidade refere-se a garantia de acesso do cidadão aos diversos níveis de atenção e complexidade buscando promover, prevenir, restaurar a saúde e reabilitar os indivíduos.

         A maioria dos pesquisados relatou que o princípio da integralidade está inserido no seu cotidiano de trabalho, nas diversas ações e atividades que executam pos embora o sistema de saúde tenha avançado em muitos dos seus princípios, a questão do cuidado em si e da presença da integralidade foi a que menos avançou. Talvez a integralidade seja o menos visível na trajetória do sistema e suas práticas.

     Dada a importância da saúde como direito de todos e dever do Estado, criaram-se princípios para a sua efetivação, sendo eles: a Universalidade, que é a garantia de atenção à saúde por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão, a Integralidade e a Equidade, entendida como a oferta das ações de saúde de forma adequada às necessidades de cada indivíduo, o qual é considerado um todo indivisível e inserido na sociedade. Além disso, conta com as diretrizes que regem a organização do SUS, que são: Regionalização e Hierarquização, Resolubilidade, Descentralizaunidadesção e Participação dos Cidadãos, que reorganizam a assistência permitindo a implementação dos princípios doutrinários, já que possibilita uma maior autonomia das  de saúde e um maior conhecimento das necessidades de saúde da população.  O olhar sobre o processo de adoecimento pode estar fundamentado em duas vertentes: a Saúde Pública e a Saúde Coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com