TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tividades Pratica Supervisionadas, no Curso de Fisioterapia

Por:   •  21/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE FLORIANÓPOLIS - IESGF

CURSO DE FISIOTERAPIA

Thayná Carvalho da Rocha

Vanessa Gonçalves Hildebrando

São José 2016

Thayná Carvalho da Rocha

Vanessa Gonçalves Hildebrando

Trabalho apresentando como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Atividades Pratica Supervisionadas, no Curso de Fisioterapia, no Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis-IESGF.

Professora e Mestre: Caroline Martins Rocha

São José, 2016

Resumo

                        Visita técnica na Clínica Escola da Faculdade IES,clínica  dedicada ao atendimento de pessoas encaminhadas por um órgão publico (SUS) . A visita a clínica foi do interesse dos alunos da 5ª fase, para ter um conhecimento ao andamento do estágio que terão nos próximos semestres e como é a realidade de um tratamento fisioterapêutico.

Palavras-chave:Fisioterapia,Neurofuncional,Reabilitação

Sumário

  1. Introdução..................................................................................5
  2. Desenvolvimento.......................................................................6
  3. Conclusão..................................................................................10
  4. Referências................................................................................11

  1. INTRODUÇÃO

                O presente trabalho é sobre uma visita a clínica escola da faculdade Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis IESGF , mais concretamente serão abordados temas sobre, paralisia cerebral, ataxia cerebelar e autismo.

                O objetivo desse trabalho é para que os acadêmicos da 5ª fase entrem em contado direto com os tipos de pacientes que iram atender futuramente e conhecerem, mas alguns tipos de patologias as serem tratadas e estudadas.

                A clinica oferece atendimento para adultos e em alguns casos crianças que não são atendidas na Fundação Catarinense de Educação Especial. São atendidos na clinica pacientes em neurologia adulto com as patologias de Acidente Vascular Cefálico AVC, Parkinson, Ataxia Cerebelar, Traumatismo Crâniocefálico, Alzheimer e Mielominingocele (uma exceção aberta para uma paciente) e em neuropediatria são atendidos as patologias como, Paralisia Cerebral (PC),Autismo,Síndrome de Down (SD) e Síndrome de Rubsten Taby. 

                      Serão abordados com mais detalhes os temas de PC e ataxia cerebelar, patologias de pacientes acompanhados na visita à clinica escola.

Segundo Shepherd (2002, v.3° ed. p.111) “o termo paralisia cerebral (PC) designa um grupo de distúrbios cerebrais de caráter estacionário que são devidos a algumas lesões ou às anomalias do desenvolvimento ocorridas durante a vida fetal ou durante os primeiros meses de vida.”

          A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com alguns artigos científicos.

2. DESENVOLVIMENTO

                        A visita técnica a Clínica Escola da Faculdade IES, foi apresentada pela Fisioterapeuta Caroline Martins Rocha, que nos mostrou com todos os detalhes o procedimento da Clínica. A clínica atende pacientes com varias patologias, entre elas a paralisia cerebral que será uns dos tema de nosso relatório.               

                              Paralisia cerebral é um distúrbio de movimento e postura. Muitas                  vezes, as pessoas com paralisia cerebral não podem realizar absolutamente ou tão bem quanto nós, os movimentos amplos que fazemos quando caminhamos, corremos, ou pulamos.  Do mesmo modo, os movimentos finos que fazemos com as mãos e os dedos podem estar comprometidos. (FINNIE, N. R; 2000, p.8).

 A clínica conta com uma equipe de estagiários e professores fisioterapeutas, que trabalham juntos no bem estar de todos, o horário do estágio é das 13hs30min às 17hs30min, cada dupla de alunos atende dois pacientes, todas as segundas e quartas-feiras. Essa atividade começa na 7ª fase, sendo a segunda etapa do estágio, onde os alunos são supervisionados pela Fisioterapeuta Fabiula Aparecida Kurtz que acompanha o estágio diariamente e juntamente a Professora Caroline Martins Rocha onde foi possível acompanhar dois tratamentos com os alunos da 7ª fase um paciente com ataxia cereberar e outro neuro infantil com PC, autismo e surdez.

O paciente com ataxia cerebelar J.R.S tem 46 anos e já esta na clinica a mais de dois anos, o tratamento dele e essencial para sua saúde pois sua patologia  é progressiva, pois faltando a uma sessão já se percebe um atraso na  marcha.  A doença começou a dar os primeiros sinais em 2008, mas só em 2011 foi diagnosticado com ataxia cerebelar.

O cerebelo e responsável pela coordenação de grupos musculares, controle da postura e da marcha e regulação do tono muscular. Em vez de causar paralisia, a lesão do cerebelo interfere no desempenho de tarefas motoras. A principal manifestação de doença cerebelar é ataxia, na qual movimentos simples têm inicio tardio e suas velocidades de aceleração e desaceleração estão diminuídas, resultando em tremor de intenção e dismetria (overshooting). (HAMMER, G.D; MCPHEE, S.J; 2016 p.155)

 Em 2014 deu inicio ao seu tratamento na clinica escola, não deambulava sozinho e apresentava outras patologias tais como, discopatia cervical, artrose de joelho, tendinite de quadril e lombalgia, possui distúrbios endócrinos e por isso mantém uma alimentação balanceada, apresenta um quadro de depressão e ansiedade, porém possui grande conhecimento de sua patologia sendo um paciente colaborativo nas sessões e em casa.

A partir de avaliação foi elaborado um plano de tratamento com objetivo de treino de marcha, fortalecimento de alguns grupos musculares, aumento de amplitude de movimento (ADM) de ombro e de equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (48.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com