TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário Histologia

Por:   •  11/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO ACADÊMICO – FISIOTERAPIA 01B

Após assistir o Documentário “DNA: A promessa e o preço” episódio 1 e 2.  Responda.

  1. Em que cena do documentário mostra o crossing-over? Explique.

Quando ele mostra o que são genes. Durante a explicação, aparece uma célula em crossing-over.

  1. Que cena mostra uma mutação gênica? Explique.

No momento em que a mulher apresenta uma linha genética, onde foi possível ver, que se o avô foi diagnosticado com câncer de próstata, por exemplo, seus descendentes também poderão adquirir o mesmo. Foi a partir de então, que começou a surgir testes contra um câncer descoberto (BRCA 1), que a paciente Wendy Watson achou que havia herdado de sua mãe. Onde ocorreram os primeiros testes genéticos de câncer (para mostrar quais genes estavam envolvidos e deixar os membros da família prevenidos caso corressem riscos, e até mesmo para intervir caso o mesmo se confirmasse). O BRCA 1 é a causa de 10% dos casos de câncer de mama. E no caso de Wendy, o resultado foi positivo.

  1. O documentário aborda o diagnóstico pré-implantação. O que é o diagnóstico pré-implantação? Quais as possíveis vantagens e desvantagens?

Um teste para ver se o homem ou a mulher não apresentam nenhuma falha genética que irá ser herdado por seus descendentes futuros, antes da implantação do embrião no útero da mãe. A vantagem seria a prevenção de doenças futuras, fazendo com que crianças nasçam saudáveis. A desvantagem seria que para muitos, essa pré-implantação tiraria vidas de muitos embriões e não seguiria a lei da vida, estaria “modificando o futuro que Deus havia preparado”, portanto, não sendo bem visto por grande parte da população. Além de acabar com a privacidade de muitas pessoas, já que seu futuro genético estará em um CD, em uma espécie de banco de dados, onde muitos irão saber como será seu futuro gênico.

  1. Cite os exemplos de diagnóstico pré-implantação que aparecem no documentário.

A pré-implantação na intenção de se ter filhos saudáveis, a pré-implantação na intenção de ajudar o primeiro filho com síndrome gênica e a pré-implantação com a intenção de ter “filhos perfeitos”, escolhendo cor dos olhos, formato do rosto e assim por diante...

  1. Onde e quando foi inicializado o projeto genoma humano?

Descoberto em 1953 por Watson e Crick na Universidade de Cambridge. Mas foi iniciado oficialmente em 1990 nos EUA.

  1. Quando foi finalizado o projeto genoma humano?

Acabou em junho de 2000, mas oficialmente foi anunciado o termino com sucesso em abril de 2003.

  1. O que foi e qual o objetivo do projeto genoma humano?

Constituiu num esforço mundial para decifrar o genoma. Seu objetivo era identificar e registrar todos os genes do corpo humano.  Após 10 anos de estudos, eles são sabiam onde estavam localizados 35 mil de nossos genes.

  1. Quais as possíveis vantagens e desvantagens do projeto genoma humano?

Por um lado, não seria algo bom, pois expõe muito a vida das pessoas, por exemplo, uma empresa de seguros não irá querer assegurar uma pessoa sabendo que em seu futuro a mesma terá grandes problemas com câncer de pulmão por exemplo. Algo que acabaria com toda e qualquer privacidade das pessoas. Por outro lado, é algo beneficiador, já que permitirá que pessoas saibam quais problemas futuros terão, e possam se prevenir e muitas vezes evitar que o mesmo aconteça.

  1. Quais os próximos desafios do projeto genoma?

Tem como foco a identificação de importantes elementos na sequência de DNA responsáveis pela regulação celular e que fornecem a base para a variabilidade humana. Compreender como as partes da célula trabalham juntas para criar organismos vivos. Esses estudos fornecerão uma compreensão do processo molecular que define a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com