TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dor muscular no ombro

Por:   •  19/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.342 Palavras (14 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB[pic 1]

DEPARTAMENTO DE SAÚDE – DS I

CURSO DE FISIOTERAPIA

DOR MUSCULOESQUELETICA NA POPULAÇÃO CIGANA DO SUDOESTE DA BAHIA

JOSSANIA BISPO BARROS

JEQUIÉ - BA

2017

JOSSANIA BISPO BARROS

DOR MUSCULOESQUELETICA NA POPULAÇÃO CIGANA DO SUDOESTE DA BAHIA

Projeto apresentado ao curso de Fisioterapia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, para a disciplina TCC II.

Professora: Karla Pithon

Orientador: Prof. Doutora Ana Cláudia Conceição da Silva

JEQUIÉ - BA

2017

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

CEP- Comitê de Ética e Pesquisa

IASP- Associação Internacional para o Estudo da Dor

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IC – Intervalo de Confiança

QNSO - Questionário Nórdico de Sistema Osteomusculares

TCLE- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

UESB- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

RESUMO

Objetivo: Descrever a dor musculoesquelética na população cigana do Sudoeste da Bahia.. Metodos: Foi realizado um estudo descritivo exploratório, de corte transversal, 17 indivíduos, da Região Sudoeste da Bahia, de ambos os sexos com idade ≥ 12 anos. Foram utilizados como instrumento da coleta de dados o questionário auto-referido e o questionário Nórdico, o primeiro é composto por dois blocos de questões, o segundo tem como características ser um instrumento de autopreenchimento. Resultados: Constatou-se que a maioria dos ciganos são do sexo feminino, baixo nível de escolaridade,  não trabalham, estado de saúde bom, prevalência de dor  (52,9%), os locais mais prevalentes foram pescoço, ombro e mãos (5,6%) concomitantemente e parte superior das costas (4,25%). Em relação ao cotovelo não houve casos. Em membros superiores ocorreu predominância de dor musculoesquelética em quadril, joelho e tornozelo (8,5%) respectivamente. Conclusão: Os achados desse estudo revelam diagnóstico situacional de prevalência de dor musculoesquelética em grupo minoritário. Acredita-se que a dor musculoesquelética é um sintoma que afetam as condições de vida, restringindo as atividades cotidianas de qualquer etnia ou gênero. Portanto sugere intervenções de atenção primaria a saúde, de forma que facilite o cotidiano dessas famílias.

Descritores: Dor Musculoesquelética, Ciganos, Saúde, Epidemiologia, Etnia.

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO

MATERIAIS E METODOS

RESULTADOS

DISCUSSÃO

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

APÊNDICE 1

ANEXO 1

 INTRODUÇÃO      [pic 2]

As manifestações causadas pela dor musculoesquelética afetam os relacionamentos sociais, tarefas diárias, atividades físicas, o bem estar psicológico, mental e outras rotinas da vida. A dor musculoesquelética é o sintoma mais prevalente e comum na população mundial com maior gasto em saúde publica, procedida das doenças cardiovasculares. (CORDEIRO, 2008).

Associados a dor podemos citar alguns fatores como condição socioeconômica, deficiências no cuidado a saúde, baixo nível de escolaridade, dificuldade de inserção no mercado de trabalho, falha na qualidade de vida, péssimas condições habitacionais entre outros, que potencializará as necessidades em saúde. Sendo a dor musculoesquelética um problema de saúde freqüente, que ocasiona prejuízos em geral a população. (ALMEIDA, 2007).

A dor musculoesquelética, que incide esta investigação, acomete não só os ciganos, mas a população em geral, e pode ser “de origem traumática, inflamatória, isquêmica ou tumoral, além da sobrecarga funcional” (Issy e Sakata, 2005), e de acordo com informações emanada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) esta dor sobrevém da seqüência de esforço repetitivo, uso excessivo e distúrbios relacionados com o trabalho, que levam a dor em ossos, articulações, músculos ou estruturas adjacentes, podendo ser focal ou difusa, aguda ou crônica. (CORDEIRO, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (320.5 Kb)   docx (94.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com