TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dor muscular tardia

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 2

Dor Muscular Tardia

A dor muscular tardia desenvolve-se após qualquer forma de esforço muscular excessivo ou treinamento resistido vigoroso, cerca de 12 a 24 horas após o exercício. Os sintomas mais graves de dor muscular tardia é causado por exercícios excêntricos de alta intensidade. Essa dor se intensifica e em geral atinge o pico em 48 a 72 horas após realizado o exercício, sinais e sintomas que podem durar de 10 a 14 dias.

Etiologia da Dor Tardia

Os primeiros pesquisadores propuseram a teoria do acúmulo de resíduos metabólicos, que sugeria que tanto a dor muscular aguda quanto a dor muscular tardia eram causadas por acúmulo de ácido lático no músculo após exercício. A teoria do espasmo muscular também foi proposta como causa da dor muscular tardia, sugerindo que um feedback de dor iniciado pela isquemia e pelo acúmulo de resíduos metabólicos durante o exercício levava ao espasmo muscular, causando a dor muscular tardia.

Pesquisas atuais sugerem que essa dor está ligada de alguma forma a micro traumas das fibras musculares e/ou do tecido conjuntivo induzidos pela contração, resultando em degeneração desses estudos. A perda temporária de força e percepção de dor musculas associada à dor muscular tardia parecem ocorrer independentemente e seguem cursos de tempo diferente.

Sinais e Sintomas

Dor contínua ou sensibilidade iniciando 12 a 48 horas após o exercício, atingindo o pico em 48 a 72 horas;

Hipersensibilidade à palpação no ventre do músculo envolvido ou na junção miotendínea;

A dor muscular aumenta com o alongamento passivo ou com uma contração ativa do músculo envolvido;

Edema e calor local;

Rigidez muscular evidenciada por encurtamento muscular espontâneo antes do inicio da dor;

Diminuição da ADM enquanto há dor muscular;

Redução da força muscular antes do inicio da dor muscular que persiste por até uma duas semanas após a dor ter cessado.

Prevenção e tratamento da dor muscular tardia

A prevenção e o tratamento da dor muscular tardia têm sido ineficazes, ou apenas razoavelmente bem-sucedidos. Opina-se que o surgimento inicial da dor muscular tardia pode ser prevenido, ou pelo menos limitado, progredindo a intensidade e o volume do exercício gradualmente, realizando atividades de aquecimento e esfriamento de baixa intensidade ou alongando suavemente os músculos exercitados antes e depois do exercício fadigoso, porém não há evidência que confirme sua eficácia.

Evidências mostram que continuar com o programa de treinamento que induz à dor não piora o dano muscular nem atrasa o processo de recuperação. Tem sido relatado que o exercício concêntrico leve, em alta velocidade, reduz a dor muscular e acelera a recuperação dos déficits de força associados a dor muscular tardia.

Conclui-se então, que embora algumas intervenções para o tratamento dessa dor pareçam ter algum potencial como por exemplo, utilizar também cremes com efeitos analgésicos, para reduzir a gravidade ou acelerar a recuperação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com