TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Por:   •  2/12/2016  •  Abstract  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE.

Clara Janyelle Gomes de Carvalho1; Ana Letícia de Souza Pereira1; Bartolomeu Fagundes de Lima Filho1; Jacilda de Oliveira Passos2; Maria do Socorro Luna Cruz2.

Introdução: A potencialidade do agente comunitário de saúde (ACS) para a Promoção da Saúde na Atenção Básica é dada pela sua possibilidade de capacitar a população para o enfrentamento dos problemas de saúde. Dentre os profissionais de saúde, o ACS se apresenta como um ator novo na equipe, pois conhece, mais do que qualquer outro, a comunidade em que atua, tendo o território onde vive como lócus e objeto de seu trabalho. Por ser representante da comunidade, o ACS aproxima o conhecimento técnico das equipes de saúde ao saber popular dos diferentes grupos sociais. Objetivo geral: O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de capacitações para agentes comunitários de saúde. Relato de experiência: foram realizadas cinco capacitações semanais, no período de julho a agosto de 2015, aos ACSs de uma unidade básica de saúde do município de Santa Cruz/RN. As capacitações eram conduzidas por cinco discentes e uma docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Santa Cruz, na disciplina de estágio supervisionado em aparelho locomotor na Atenção Básica. A cada semana, um novo tema em saúde era sugerido pelos agentes para ser abordado. O planejamento da atividade era feito sobre a premissa de unir o conhecimento técnico∕teórico ao conhecimento empírico dos agentes, por meio de dinâmicas e participação ativa através de roda de conversa e relatos de experiências. Conclusão: A realização da educação em saúde com os ACS mostra-se eficaz, visto que estes profissionais são os principais veículos de disseminação da informação na comunidade, com acompanhamento continuado e vigilante em sua micro-área. Logo, a capacitação dos ACS feita no estágio curricular é umas das diversas formas de estender o conhecimento da Universidade até à população de uma maneira mais aproximada à realidade local.

PALAVRAS-CHAVES: Capacitação. Agente comunitário de saúde. Educação em saúde.

[pic 1]

1 Acadêmico do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, campus Santa Cruz (FACISA).

2 Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Campus Santa Cruz (FACISA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com