TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUIPAMENTOS MECANOTERAPÊUTICOS

Por:   •  23/9/2021  •  Seminário  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA

CURSO DE FISIOTERAPIA

THALITA CAROLINA ROSALEN

EQUIPAMENTOS MECANOTERAPÊUTICOS NA PRÁTICA CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA – Revisão de Literatura

                                                 

SÃO CARLOS

        2021        

THALITA CAROLINA ROSALEN

EQUIPAMENTOS MECANOTERAPÊUTICOS NA PRÁTICA CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA – Revisão de Literatura

Projeto de pesquisa apresentado a disciplina TCC1 do curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário Central Paulista como parte dos requisitos para avaliação.

Orientadora: Prof.ª Ms. Sandra Maria Beltrami Doltrário

SÃO CARLOS

2021

1 INTRODUÇÃO

  A mecanoterapia pode ser definida como todo processo terapêutico no qual os exercícios são realizados de maneira ativo-resistida, com o uso de forças externas mecânicas, como halteres, polias, elásticos, molas e outros. Esses exercícios buscam restaurar, promover ou desenvolver a manutenção da força muscular, a flexibilidade, a coordenação e a mobilidade dos pacientes. Também pode ser usada como técnica para promover um maior ganho de massa e de potência muscular, quando essas estão diminuídas devido a lesões Nos equipamentos da mecanoterapia podem ser classificados de acordo com a sua função e o grau de patologia apresentada pelo paciente em seu estado natural, como equipamentos de treino de marcha que são utilizadas barras paralelas, escada de canto, treino móvel com cinta de sustentação, tábua de inversão-eversão, rampa. 

 Equipamentos que não promovem resistência e são considerados facilitadores: barra de ling., prancha ortostática, tábua de quadríceps, exercitador de ombro.  Equipamentos que oferecem resistência aos membros inferiores ou superiores, ou seja, são aqueles que, ao mesmo tempo, auxiliam o movimento e proporcionam resistência ao longo da sua execução: flexor de dedos, rolo de punho, mesa de Kanavel, halteres, Mesa de Bonet, cama elástica Equipamentos que promovem trações, sendo que essas podem acontecer por meio de vários princípios, como pneumático, mecânico, manual ou elétrico.


2 JUSTIFICATIVA

A evolução do conhecimento do movimento humano proporcionou um grande avanço na reabilitação em busca de melhoras funcionais e ganhos na performance física. Muitos equipamentos para realização de exercícios foram desenvolvidos e aprimorados, mas há poucos artigos que exploram o uso. Desta forma este trabalho tem sua importância em contribuir para preencher esta lacuna, sendo que sua realização trará informações de uso e indicações, bem como informações de tratamentos em diferentes patologias onde os equipamentos tenham sido empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (217.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com