TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos da Fisioterapia na Saúde do Idoso

Por:   •  25/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO Atualmente a sociedade sofre uma inversão na pirâmide etária, ou seja a população está se tornando uma população idosa, e a velhice em sua maioria é acompanhada por déficit de equilíbrio, perdas de mobilidade, redução de adm (amplitudes de movimento) e aumento de dores. A fisioterapia aquática vem ganhando espaço dentro dos métodos fisioterapêuticos, com o objetivo de auxiliar na melhora da qualidade de vida, prevenindo, tratando e reabilitando o paciente, proporcionando efeitos terapêuticos como relaxamento muscular, melhora do retorno venoso, diminuição de dor e de espasmos musculares através da água aquecida. Neste artigo é realizado uma composição de resultados de artigos sefuintes bases BVS (Biblioteca virtual saúde) SCIELO (Scientific Electronic da Library Online) e Lilacs. DESENVOLVIMENTO Durante a leitura dos artigos, foi elaborado um quadro, com o objetivo de apresentar os resultados e discussões em torno da influência do tratamento com a fisioterapia aquática nas alterações da velhice, tais como o déficit de equilíbrio, alterações da marcha, osteoartrite de joelho e condicionamentos cardiorespiratórios. No quesito do equilíbrio, o meio de atração molecular do ambiente líquido associada aos exercícios de propriocepção se mostrou muito eficaz para a manutenção e recuperação. Já na osteoartrite de joelho a maior dificuldade dos idosos é realizar suas atividades de vida diárias, sendo a principal queixa a dor e os estudos comprovam que há uma redução de dor e aumento de mobilidade facilitando assim a realização de suas AVD (Atividade de Vida Diárias). Os autores relatam que a fisioterapia com suas inúmeras técnicas como bad ragaz e watsu promovem alongamentos, relaxamento de membros e fortalecimentos musculares

DESENVOLVIMENTO Durante a leitura dos artigos, foi elaborado um quadro, com o objetivo de apresentar os resultados e discussões em torno da influência do tratamento com a fisioterapia aquática nas alterações da velhice, tais como o déficit de equilíbrio, alterações da marcha, osteoartrite de joelho e condicionamentos cardiorespiratórios. No quesito do equilíbrio, o meio de atração molecular do ambiente líquido associada aos exercícios de propriocepção se mostrou muito eficaz para a manutenção e recuperação. Já na osteoartrite de joelho a maior dificuldade dos idosos é realizar suas atividades de vida diárias, sendo a principal queixa a dor e os estudos comprovam que há uma redução de dor e aumento de mobilidade facilitando assim a realização de suas AVD (Atividade de Vida Diárias). Os autores relatam que a fisioterapia com suas inúmeras técnicas como bad ragaz e watsu promovem alongamentos, relaxamento de membros e fortalecimentos musculares.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Conclui-se que a fisioterapia aquática apresenta um importante papel na vida do idoso, atribuindo diversos benefícios para quem pratica, como: funcionalidade, independência, controle da coordenação corporal, melhora da aptidão física, diminuição de dores musculares e articulares, intervindo no auxílio de comorbidades que causam desgaste na vida do idoso, efetivando o uso da marcha, da fisioterapia aquática por meio deste estudo mostrou destaque e prestígio como mais uma forma de tratar o paciente idoso. Sugiro mais estudos sobre os efeitos da fisioterapia aquática em idosos para aprimorar os conhecimentos do fisioterapeuta que comprovem tal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com