TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITO DO TREINAMENTO CONCORRENTE SOBRE A FORÇA E RESISTÊNCIA AERÓBIA DE IDOSOS

Artigo: EFEITO DO TREINAMENTO CONCORRENTE SOBRE A FORÇA E RESISTÊNCIA AERÓBIA DE IDOSOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  1.195 Visualizações

Página 1 de 2

EFEITO DO TREINAMENTO CONCORRENTE SOBRE A FORÇA E RESISTÊNCIA AERÓBIA DE IDOSOS

MARISA MOREIRA BRAGA1, 3, MORONI ABRAHÃO GOMES DOS SANTOS1,3, BRUNO OLIVEIRA RODRIGUES2,3, DIÓGENES MARIANO FERREIRA DA SILVA3, ANDRÉ DOS SANTOS COSTA4.

Bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPQ)1; Bolsista de BIA(FACEPE/PROEXT/UFPE)2; Graduando do Curso de Bacharelado em Educação física3; Docente do Departamento de Educação Física4

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/Brasil.

INTRODUÇÃO: O tempo de vida da população está aumentando paulatinamente, sendo assim cada vez mais idosos buscam uma melhor qualidade de vida. Dentro desta perspectiva, temos como estratégia a possibilidade de se trabalhar as capacidades físicas força e resistência aeróbia na mesma sessão, denominado treinamento concorrente. OBJETIVO: Avaliar os efeitos do treinamento concorrente sobre a força e resistência aeróbia em idosos. METODOLOGIA: O estudo clínico utilizou de amostra composta por seis idosos (5 ♀; 1 ♂), faixa etária 67,3± 5,7 anos, participantes de um programa de extensão em atividade física da Universidade Federal de Pernambuco. Para avaliação da força máxima foi utilizado teste de 1RM (supino reto e leg press). A avaliação da resistência aeróbia foi obtida com a aplicação do teste de resistência aeróbia geral (RAG), o individuo caminha 800 metros e se contabiliza o tempo de percurso. O tratamento teve duração de 12 semanas, três sessões semanais com duração de uma hora cada, sendo 20 minutos de exercício aeróbio (caminhada) seguido de 30 minutos de treinamento de força (7 exercícios de membros superiores e inferiores). A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. RESULTADO: Ao final de 12 semanas não foi observada diferença significativa entre os períodos pré e pós-treinamento tanto para os dados de RAG como para o teste de 1RM. Embora alguns estudos tenham demonstrado melhora nessas capacidades, a assiduidade ao nosso programa de treinamento pode ter influenciado em nossos resultados visto que tivemos 30% dos participantes ausentes em mais de 20% das seções de treino em função de consultas médicas, tratamentos e até patologias adquiridas. CONCLUSÃO: No presente estudo 12 semanas de treinamento concorrente não se mostrou eficiente em promover melhoras na capacidade aeróbia e força em idosos.

PALAVRAS-CHAVES: Idoso; treinamento concorrente; atividade física.

ABSTRACT: The lifetime of the population is increasing gradually, so increasingly elderly seek a better quality of life. This study aimed to evaluate the effects of concurrent training on strength and aerobic endurance in the elderly. The study used clinical sample consisting of six elderly (5 ♀, 1 ♂), aged 67.3 ± 5.7 years. Although some studies have shown improvement in these skills, attendance to our training program may have influenced our results, given that this study was not effective in promoting improvements in aerobic capacity and strength in the elderly.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com