TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito do Treino Mental na Precisão do Manual do Idoso

Por:   •  6/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.052 Palavras (21 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP

ESCOLA DA SAÚDE

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Efeito do Treino Mental na Precisão do Manual do Idoso

Proponente:

Adriana Edwirgens Pereira de Souza

Ramona Nájila Paulino da Silva Costa

NATAL, 2015


Resumo

A população idosa vem crescendo a cada ano, com isso a prevenção do declínio mental no idoso se torna cada vez mais importante, Essa perda ocorre naturalmente no processo do envelhecimento. Estudos apontam que o treino mental ajuda a prevenir o declínio mental. O presente trabalho tem por objetivo avaliar o efeito da prática mental na precisão do arremesso do dardo de salão em idosos ativos. A principio vão se convidados a participar da pesquisa, vinte a trinta idosos ativos de ambos os sexos e todos esses idosos com requesito de não ter praticado arremesso de dardo de salão, no primeiro momento os idosos vão ser submetidos a uma entrevista, na qual ira ser colhido informações pessoais, em seguida os idosos receberão orientações para execução da atividade, cada participante terá direito a dez arremessos, no segundo momento os indivíduos serão divididos em grupos aleatoriamente,sendo um grupo de teste físico e outro de teste mental.

Palavras-chave: Idoso; Treino mental, utilização da imagética mental, precisão


Introdução

Os gerontes com o passar dos anos tem a sua capacidade funcional diminuída. A medida que envelhecem perdem sua autonomia, causando perda gradual da capacidade de adaptação e desempenho, deixando-os mais vulneráveis a quedas e a patologias físicas e mentais, tornando-os cada vez mais dependentes (GOMES, 2012).  

Além da diminuição da massa, força e potência que ocorre no processo de envelhecimento, outro fator morfológico que acontece nesse processo, devido ao desuso, é a atrofia das fibras do tipo um e dois, com maior frequência do tipo dois do que do um (BRASIL, 2005).

Segundo SILVA et al (2006), as fibras do tipo I (aeróbias, de contração lenta) parecem ser resistentes à atrofia associada ao envelhecimento, pelo menos até os setenta anos, enquanto a área relativa das fibras tipo II (anaeróbias, de contração rápida) declina de 20 a 50% com o passar dos anos.

A redução no tamanho das fibras é pequena quando comparadas à redução na massa muscular. Essa redução se dá pela falta da proteína miosina que é uma ATPase que se movimenta ao longo da actina e em presença de ATP, que são responsáveis pela contração muscular. Ela é uma enzima mecanoquímica, isto é, converte a energia química em mecânica e por isso é também chamada de proteína motora. Então, nos movimentos gerados por esses elementos, a miosina é o motor, os filamentos de actina são os trilhos e o ATP, o combustível. Na ausência destas, os gerontes ficam limitados a movimentos simples, pois todos os outros movimentos de coordenação motora ampla, principalmente, tornam-se difíceis de serem executados e cansam bastante. (MONTENEGRO, 2004)

 Existem evidências histoquímicas de agrupamento, atrofia e aumento da co-expressão de cadeias pesadas de miosina, consistente com processo neuropático crônico, caracterizado por denervação e reinervação progressiva. Achados eletrofisiológicos de redução das unidades motoras da musculatura proximal e distal de membros inferiores e superiores corroboram a hipótese de participação da degeneração neuronal na gênese da sarcopenia. A partir dos setenta anos ocorre declínio das unidades motoras, bem como perda de motoneurônios alfa, entretanto, não está definido como o peso dos fatores genéticos, hormonais e da atividade física podem afetar a extensão ou ritmo desta perda, assim sendo aplicada a lei do desuso, ou seja, quanto menos usa, mais sua capacidade motora e de aprendizagem é diminuída (SILVA, 2006).

Alguns fatores como estímulos anabólicos, metabolismo basal e nutrição, estímulos catabólicos e inatividade física e limitação funcional estão ligados a sarcopenia.

Estímulos anabólicos

Com o envelhecimento, postula-se que ocorra redução ou resistência às substâncias anabólicas no músculo esquelético (KAMEL et al, 2002). O nível sérico de testosterona e androgênios adrenais declina com a idade, principalmente após os 80 anos, quando a prevalência de deficiência androgênica pode ocorrer em 40 a 90% dos idosos (BHASIN, 2003). Estudos epidemiológicos mostraram relação entre queda da testosterona e declínio da massa e força muscular e estado funcional (ROUBENOFF et al, 2000; PERRY et al 2000). No tecido muscular, os androgênios estimulam a síntese protéica e o recrutamento das células satélite às fibras musculares em atrofia. O declínio de estrogênios em mulheres associados à menopausa é bem conhecido e, possivelmente, os esteróides sexuais femininos exercem efeitos anabólicos sobre o músculo pela conversão tissular em testosterona. Os hormônios sexuais parecem inibir a produção de IL1 e IL-6, sugerindo que níveis reduzidos destas substâncias podem ter efeito catabólico indireto sobre o músculo. A redução de GH e IGF-1 também está implicada no menor estímulo anabólico sobre o tecido muscular esquelético (MORLEY et al, 2001).

Metabolismo basal e nutrição

Com o avançar da idade, é comum ocorrer declínio de mais de 15% do gasto metabólico basal (CALLOWAY et al, 1980; VAUGHAN et al, 1991), que acontece devido à redução de tecido magro, principalmente de células musculares metabolicamente ativas (GREENLUND et al, 2003). A redução da ingestão alimentar, a “anorexia do envelhecimento”, é fator importante no desenvolvimento e progressão da sarcopenia, principalmente quando associada a outras co-morbidades. Múltiplos mecanismos levam à ingestão alimentar reduzida no idoso, tais como perda de apetite, redução do paladar e olfato, saúde oral prejudicada, saciedade precoce (relaxamento reduzido do fundo gástrico, aumento da liberação de colecistocinina em resposta à gordura ingerida, elevação da leptina). Fatores psicossociais, econômicos e medicamentos também estão envolvidos (BALES et al, 2002). A ingestão reduzida de proteínas, de acordo com as DRIs (DietaryReferenceIntakes), ocasiona redução da massa e força muscular em mulheres na pós-menopausa e, por conseguinte, discute-se a necessidade de suplementação protéica na população idosa (CAMPBELL et al, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (229.6 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com