TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia do Sistema tegumentar - Dermatologia

Por:   •  5/9/2015  •  Monografia  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Anhanguera de Bauru

[pic 1]

Fisioterapia Dermatofuncional

Profª. Liliana Tamarozi

 Adriano Selistino de Jesus – 6485223918

Camila Nunes Ellaro – 7024523214

Ercília Campanhã da Silva – 6820475396

Gabriela Alves Martins – 6238200557

Juliana Aparecida Ravanelli – 5263965814

Bauru                

2015

O sistema Tegumentar é conhecido como pele e possui seus anexos (unhas, pelos e glândulas), é o maior órgão do corpo e tem um papel muito importante que é a proteção contra os agentes externos, ele é capaz de proteger nossas estruturas vitais das ações do meio ambiente, também regula a temperatura do nosso corpo além de garantir a sensibilidade através dos nervos da pele que é composta por três camadas: epiderme, derme e tela subcutânea.

Com tantas funções a pele se divide e diversas camadas, cada um delas possui ação e defesa.

Epiderme: é a parte mais externa e possui contato com o meio ambiente, formadas por células epidérmicas, sua principal função é a proteção contra os agentes externos, também conhecida como cutícula, ela pode adquirir espessuras diferentes de acordo com cada área do corpo. A epiderme é constituída por tecido epitelial sendo composta por cinco camadas: camada basal, espinhosa, lúcida, granulosa e camada córnea ela possui células próprias como: queratinócitos: são células que passam por processo que queratinização; melanócitos: situada na camada basal e espinhosa onde ocorre a síntese da melanina, pigmento de cor marrom escura; Langerhans: são células ramificadas de citoplasma claro, ela faz parte do processo imunitário, podendo processar e acumular na sua superfície os antígenos cutâneos, apresentando - se aos linfócitos ela participa do desencadeamento de reações de hipersensibilidade por contato cutâneo, e células de Markel: localizada na camada basal, a base desta célula esta em contato com terminações nervosas, e por isso, é tida como mecano - receptor.

Derme: é a camada que fica abaixo da epiderme, é formada por tecido conjuntivo, e o contrario do tecido epitelial extremamente vascularizada, a derme é totalmente elástica, rija e flexível devido à concentração de colágeno é responsável pela elasticidade da pele, além de possuir outras células responsáveis pela formação de composições (fibroblastos, linfócitos, mastócitos) responsáveis pela produção de fibras, entre outras, ela ainda possui algumas glândulas (sudoríparas, sebáceas), terminações nervosas e folículos pilosos, já as terminações nervosas e órgãos sensoriais presentes na derme são responsáveis pelas percepções de calor, frio, viscosidade, dureza, umidade, aspereza, maciez entre outros.

Tecido Subcutâneo: conhecida como hipoderme, composta por células gordurosas, formada por células adiposas e conjuntivo frouxo, essa camada é responsável pelas reservas de nutrientes fazendo a proteção dos vasos sanguíneos e os nervos localizados mais a fundo fixando a pele e uma das principais função da  células adiposas é a de atuar como isolante térmico.

Anexos da pele

Pelos: Possuem varias espessuras, comprimento em diferentes áreas do corpo e sua cor pode variar de cada individuo, são compostos de haste e raiz, tem a função de proteger a pele diminuindo a fricção mantendo a temperatura do corpo.

Glândulas Sebáceas: possui uma matéria oleosa que chamamos de sebo, e tem como função lubrificar e proteger a pele.

Unhas: É formada na parte distal das falanges, ela se molda na superfície e sua raiz recebe o nome de matriz local onde ela é produzida, tem como principal função proteger a zona distal (mais externa) dos dedos ajuda a melhorar a sensação táctil e também para conferir uma questão estética aos dedos.

Sistema imunológico

O sistema imunológico é formado por células e moléculas bem ativas por todo nosso organismo, essas células tem a capacidade de reconhecer qualquer molécula, estruturas ou antígenos afim de desenvolver como resposta através de estímulos, provocando a destruição em forma de defesa contra microorganismos que podem penetrar em nosso corpo e causar algum dano, quando se identifica tal microorganismo esse sistema ataca evitando que aquela célula afetada destrua as outras ou se proliferem, esta função de defesa é essencial contra o desenvolvimento de infecções e tumores.

No sistema imunológico encontramos os glóbulos brancos, ou leucócitos que tem funções imunológicas especificas e diferenciadas para fim de cada antígeno, entre elas: linfócitos, neutrófilos polimorfonucleares, basófilos e os monócitos.

A defesa do sistema imunológico se fundamenta na ativação das células efetoras que incluem os linfócitos e as apresentadoras de antígenos ou acessórias, e na produção de anticorpos. A geração inadequada destas respostas efetoras pode produzir efeitos negativos para o organismo, provocando reações inflamatórias e danos de maior ou menor intensidade.

Além de proteger o organismo pela detecção e bloqueio dos antígenos o sistema imunológico também atua como comunicador de informações ao cérebro e ao sistema neuroendócrino, tanto é assim que há células imunológicas e competentes que contêm uma importante concentração de peptídeos, hormônios e receptores, associados classicamente com o tecido neuronal e endócrino.

Inflamação

A inflamação  é um processo de defesa local, exclusivo de tecidos lesados, tais como: tecido conjuntivo, tecido ósseo,  cartilaginoso, os vasos sanguíneos e linfáticos e o tecido muscular, é muito fácil perceber pois existe cinco sinais que fazem parte desse processo, chamamos de Sinais Cardinais: Edema, calor, rubor, dor e perda da função.

Edema é causado em virtude da vasodilatação, aumentando a permeabilidade vascular e permite o extravasamento de líquido para o interstício.

Calor: Ocorre a hiperemia arterial, aumento do volume sanguíneo no local e aumento da temperatura local para agilizar a atuação das células imunológicas.

Rubor: (Vermelhidão) provocada pelas citocinas liberadas no local, permitindo maior fluxo sanguíneo no local. As citocinas prostraglandinas, bradicinina causam relaxamento do músculo liso dos vasos, facilitando a chegada de leucócitos, sendo assim a maior quantidade de sangue num local deixa mais vermelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (158.4 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com