TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia Osteopatia Na Redução Da Dor Lombar.

Por:   •  19/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 4

OSTEOPATIA NO TRATAMENTO DA DOR LOMBAR

Introdução - OSTEOPATIA NO TRATAMENTO DA DOR LOMBAR

A osteopatia é um sistema diagnóstico terapêutico palpatório de bloqueios tissulares em geral, igualmente chamadas lesões ou disfunções osteopáticas, utilizado para tratamentos manipuladores adequados para cada tipo de disfunção. A dor lombar é um problema comum entre indivíduos, especialmente nas sociedades desenvolvidas, tendo um impacto adverso na qualidade de vida e na atividade física. Além disso, ela contribui para aumentar os custos de saúde e resulta em perda de produtividade no trabalho. Ao primeiro sintoma de dor nas costas, não só na região lombar deve acender o sinal de alerta e despertar a vontade de procurar um especialista, iniciar um tratamento e assim evitar o agravamento do quadro (TAMER, S., 2017).

Utilizar a osteopatia como meio de tratar a dor lombar, crônica ou não, é demonstrar que as técnicas manuais como massagens, são meios alternativos para devolver aos pacientes a mobilidade e a redução das dores. Uma região dolorida, não necessariamente tem uma causa mecânica, mas pode estar ligada a algum comprometimento da articulação próxima a ela, que possa causar, por exemplo, uma hipermobilidade. Deve-se ressaltar que, ela por ser uma terapia que utiliza uma filosofia inerente, pode recompor o equilíbrio entre o corpo e a mente, o que se torna fundamental para reabilitação do paciente (IATENAS, 2021).

O tratamento manipulativo osteopático (OMT) é definido no Glossário de Terminologia Osteopática como "a aplicação terapêutica de manualmente direcionadas por um profissional osteopata para aprimorar a função fisiológica ou apoiar a homeostase que foi afetada pela disfunção somática". A OMT engloba vários tipos de abordagens e técnicas, como liberação miofascial, mobilização, osteopatia craniana e manipulação visceral, com o objetivo de otimizar os mecanismos normais de autorregulação do corpo, o tratamento é caracterizado por uma abordagem holística do paciente, (FRANKE, 2014)  

Dentro da visão da osteopatia, o raciocínio clínico permite fazer uma ligação entre as observações das anomalias e patologias funcionais apresentada pelo paciente. Um cenário comum e recorrente, que motiva pacientes a buscar ajuda, é a hérnia de disco, que gera a dor, inicialmente aguda na região da coluna lombar tendo uma irradiação em direção à fossa poplítea até o dorso do pé. Além do quadro doloroso, o paciente pode relatar formigamento com déficit de força muscular no membro afetado, levando ao quadro conhecido de lombociatalgia, uma vez que a dor faz o percurso do nervo ciático (MONNERAT et al., 2012). Com base no que foi mencionado o objetivo do estudo é buscar evidências sobre o uso da osteopatia no tratamento da dor lombar.


METODOLOGIA

Tipo de Pesquisa

O presente estudo é uma revisão bibliográfica integrativa com abordagem qualitativa do tipo descritiva, como forma de possibilitar assim a síntese e análise do conhecimento científico.

Para Souza (2010), a revisão integrativa é a abordagem metodológica mais abrangente quando se trata de revisões, pois permite que estudos experimentais e não experimentais sejam incluídos para uma compreensão completa do fenômeno analisado. Além disso, combina dados da literatura teórica e empírica e aborda uma ampla gama de objetivos: definição de conceitos, revisão de teorias e evidências, bem como análise de problemas metodológicos específicos em um determinado tópico. Essa amostragem diversificada combinada com várias propostas deve resultar em uma visão coerente e compreensível de conceitos complexos, teorias ou questões relevantes para a fisioterapia.

    Procedimentos, coletas e análise de dados.

O levantamento bibliográfico dos dados foi realizado no mês de Setembro de 2023, nas seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE via Pubmed), Literatura Latinio-americana de Ciências da Saúde (LILACS) via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), e Scientific Electronic Library Online (SciELO). A pesquisa foi organizada de acordo com o que rege o processo da revisão integrativa, seguindo os seguintes pontos: identificação do tema e seleção da questão de pesquisa; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão; identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados; categorização dos estudos selecionados; análise e interpretação dos resultados; apresentação da revisão/ síntese do conhecimento.[a] (BOTELHO; CUNHA; MACEDO, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (201 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com