TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FISIOTERAPIA PARA DOR CIATICA

Por:   •  7/10/2022  •  Resenha  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

Dor lombar inespecífica (DL) e ciática são os principais diagnósticos associados a problemas nas costas. Nas instituições de atenção primária, a ciática é diagnosticada em 36% dos pacientes com dor lombar. A dor ciática é caracterizada por dor irradiando para baixo da perna e envolvendo o dermátomo L4-S1, possivelmente com fraqueza muscular e diminuição dos reflexos das raízes nervosas afetadas. Comparada à dor lombar inespecífica, a ciática é geralmente considerada mais debilitante e tem um prognóstico ruim, podendo persistir por seis meses após a queixa inicial. Devido à sua alta prevalência e efeitos adversos à saúde, novos tratamentos são necessários para essa população.

Muitas opções de tratamento foram descritas para pacientes com ciática.

Os métodos mais utilizados são a medicina, a cirurgia e a fisioterapia. Nesses pacientes, intervenções não cirúrgicas seguras e baratas, como a mobilização nervosa, podem ser consideradas uma solução viável. Além disso, uma revisão sistemática recente mostrou que a mobilização do nervo é superior a outras intervenções comumente usadas em fisioterapia (ou seja, exercícios, fisioterapia geral, alongamento ou terapia manual) em pessoas com dor musculoesquelética crônica relacionada aos nervos.

Duas revisões sistemáticas recentes de metanálises sugerem que o uso da terapia de mobilização nervosa melhora a dor e a incapacidade em pacientes com dor lombar. Embora a mobilização do nervo seja comumente usada por fisioterapeutas para tratar a dor musculoesquelética, a compreensão e a evidência de seu benefício clínico e eficácia em pacientes com ciatalgia ainda são desconhecidas. Vários estudos também mostraram que adicionar o manejo da mobilização do nervo ciático ao manejo conservador melhora os escores de dor em pacientes com radiculopatia lombar em comparação com o tratamento conservador sozinho.

Por outro lado, uma revisão sistemática recente não incluiu mobilização do nervo ciático como um dos termos de busca, portanto, a mobilização neuronal não é considerada um tratamento possível. Este é um ensaio clínico de braço único. Os participantes foram elegíveis para o estudo se apresentavam dor nas costas e nas pernas e/ou parestesia abaixo do joelho, seguiam o padrão de dermátomo L5 e/ou S1 e tinham 18 anos ou mais. Os fisioterapeutas realizam testes para confirmar um diagnóstico clínico de ciática, incluindo: teste neurodinâmico do nervo ciático; fraqueza muscular no sarcômero L5/S1, sensibilidade da pele e gânglios esclerais; e o teste do reflexo do tendão de Aquiles. Um diagnóstico clínico de ciática pode ser confirmado se o paciente tiver dois ou mais resultados positivos.

Um estudo recente descobriu que o padrão clínico de referência para o diagnóstico de ciática tinha cinco diferenças quase perfeitas, incluindo um teste de tônus nervoso positivo, déficit neurológico, dor abaixo do joelho, dor nas pernas maior que nas costas e alterações sensoriais subjetivas.

Dos 432 pacientes que se apresentaram com distúrbios musculoesqueléticos no departamento de fisioterapia de um hospital universitário, 44 foram diagnosticados com ciatalgia e 9 deles se recusaram a participar. Trinta e cinco pacientes iniciaram o tratamento e 7 pacientes desistiram durante o estudo. Vinte e oito pacientes completaram o estudo e formaram a amostra final. As características basais da amostra final (n = 28) foram indistinguíveis daquelas perdidas no seguimento (n = 16). Os participantes participaram em média de 16 (DP ±5,6)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com