TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hist. fisio.

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.962 Palavras (8 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 8

sumário

1        introdução        

2        FISIOTERAPIA NO MUNDO        

2.1        PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)        

2.2        SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945)        

3        FISIOTERAPIA NO BRASIL        

4        considerações finais        

REFERÊNCIAS        



  1. introdução

A fisioterapia é uma ciência muito antiga, tanto quanto o homem, surgiu com a tentativa de aliviar as dores esfregando o local dolorido e evoluiu ao longo do tempo, principalmente nas técnicas de exercícios terapêuticos.

A fisioterapia como profissão surgiu em meados do século XX quando as duas Guerras Mundiais deixaram inúmeras pessoas com lesões e ferimentos graves que necessitavam de reabilitação.

No Brasil iniciou-se em 1929, mas foi só em 1969 que foi considerada nível superior com o decreto da Junta Militar que governava o Brasil, onde os fisioterapeutas poderiam atuar no diagnóstico, prescrição e execução de técnicas fisioterapêuticas.


  1. FISIOTERAPIA NO MUNDO

O termo “Fisioterapia” só foi utilizado pela primeira vez em 1905, pelo British Medical Journal da Inglaterra, um jornal de medicina muito influente e conceituado. Neste mesmo ano também foi realizado o primeiro congresso.

Em 1921 foi criada a PhysicalTherapyAssociation atualmente  American PhysicalTherapyAssociation (APTA) por Mary McMillan, considerada a primeira fisioterapeuta. McMillian atuou na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) no atendimento de soldados lesados pela guerra. Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) atuou no auxílio a soldados feridos. McMillian criou a PhysicalTherapyAssociation, atualmente conhecido por American PhysicalTherapyAssociation (APTA) localizado nos EUA.

Em 1991 o Freddy Kaltenborn ‘Terapeuta Manual’, ajudou a criar nos EUA a  American AcademyofOrthopedic Manual PhysicalTherapy (AAOMPT) ligada ao IFOMT.

  1. PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)

Durante o período da guerra os soldados foram submetidos a várias doenças e também da utilização de armas pesadas e explosivos o qual acarretou um grande número de amputações, fraturas ósseas, lesões musculares e nervosas, paralisias.

Quando os soldados ingleses começaram a voltar da guerra, crescia na Inglaterra a Sociedade Incorporada de Massagistas Diplomados. A assistência que esses profissionais davam aos feridos combinava massagem, ginástica terapêutica, eletricidade e hidroterapia.

Além de tratar os feridos da guerra, a Sociedade também estudava disfunções no sistema nervoso, poliomielite e escoliose.

Assim como na Inglaterra, nos Estados Unidos da América, o reconhecimento da Fisioterapia veio através da Primeira Guerra Mundial. Os americanos mandaram para a guerra 1.200 jovens para trabalharem como “auxiliares da reconstrução”. Essas jovens foram precursoras da entidade conhecida comoAmerican PhysicalTherapyAssociation (APTA).

Na época de retorno da guerra cada hospital deveria ter uma unidade padrão de fisioterapia, a qual deveria reabilitar os soldados lesados e incapacitados para que pudessem viver o mais próximo da normalidade possível.

O tratamento visava restauração anatômica e funcional, para isso eram empregados tratamentos de hidroterapia, eletroterapia, exercícios ativos e passivos e a massagem.

Como havia carência de profissionais fisioterapeutas, um professor de terapia física da Harvard Medical School lançou um programa para recrutar mulheres de 25 a 40 anos, solteiras, com graduação em qualquer área da fisioterapia e treinadas por médicos ortopedistas para trabalhar como “auxiliares da reconstrução”.

Com o fim da guerra, muitos profissionais perderam emprego ou passaram a trabalhar para o Sistema de Saúde Publica dos Estados Unidos da América (EUA), ao qual coube a responsabilidade de cuidar dos sequelados. Na Inglaterra houve carência de trabalho, portanto os membros da Sociedade foram buscar empregos em outros países, como Canadá, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, as quais foram criando associações de massagem entre 1920, 1922, 1923, 1924 respectivamente.

Em 1922, foi realizado um novo programa de treinamento para a fisioterapia com duração de quatro meses, com a finalidade de formar um “exercito” de fisioterapeutasbem trainadas. Para Murphy (1995), a fisioterapia nos EUA como principio e como profissão, estava começando nesse momento.

Após a Primeira Guerra Mundial inicio-se a utilização de tratamento físico em empregados de indústrias leves com a constatação de que a massagista reduzia o tempo de licença dos funcionários. O tratamento físico passou a ser utilizado também em crianças que apresentavam sequelas motoras causadas por tuberculose de articulações, paralisia infantil, raquitismo, doenças cardíacas e paralisia cerebral.

Outro campo que surgiu nessa época foi o tratamento para reumatismo que se transformou em uma doença endêmica na Inglaterra.

  1. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945)

A Segunda Guerra Mundial foi marcada pelo uso de armamentos bélicos, o que ocasionou um maior número de vitimas, pessoas feridas e sequelados de guerra. Devido ao grande número de feridos vários Governos como Inglaterra e EUA criaram diversas clínicas de Fisioterapia para tratar feridos.

No período da Segunda Guerra Mundial aumento de 12.251 para 15.118 o número de associados à The CharteredSocietyofMassageand Medical Gymnastics (CSMMG). Durante o período dos bombardeios, vários membros da Sociedade foram mortos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com