TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CÉLULAS DO TECIDO CARTILAGINOSO

Por:   •  13/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Células do tecido cartilaginoso

Condrócitos: são células mais velhas, possui  forma circular que secretam matriz extra celular;trabalham lentamente, daí a pouca presença de organelas e proteínas.

Condroblástos:são células jovens que ainda n foram envolvidas pela matriz extracelular, possui complexo de golgi e ret. Endoplasmático rugoso bastante envolvido.

  1. Formação do tecido cartilaginoso à partir do mesênquima.

Os esboços de cartilagem surgem no mesênquima, a primeira modificação observada é o arredondamento das células mesenquimais, que retraem seus prolongamentos e multiplicam-se rapidamente formando aglomerados.

  1. Tipos de Tecido cartilaginoso

Cartilagem hialina: é a mais comum, seu organismo possui fibrilas delicadas de colágeno tipo II, é responsável por formar o primeiro esqueleto do embrião, sendo responsável pelo crescimento do osso. Nos adultos está presente na traquéia, parede das fossas nasais, brônquios.

Cartilagem elástica: possui escassez de fibrilas de colágeno tipo II e uma grande quantidade de fibras elásticas, encontradas no pavilhão auditivo externo, na trompa de eustáquio, na epiglote e na cartilagem cuneiforme da laringe.

Cartilagem fibrosa: possui matriz formada por fibas de colágeno tipo I. Encontrada nos discos intervertebrais nos pontos de inserção de alguns tendões.

  1. Crescimento do tecido cartilaginoso.

Intersticial: consiste em divisões mitóticas de condrócitos e a secreção de nova matriz entre as células filhas levam a uma expansão da cartilagem, formando uma nova cartilagem.

Oposicional: a cartilagem cresce através da adição de nova matriz na superfície da cartilagem pré existente.

  1. Funções desempenhadas pelo tecido ósseo.

 Serve de suporte para as partes moles do corpo, protege órgãos vitais, aloja e protege a medula óssea, proporciona apoio aos músculos esqueléticos, transformando suas contrações em movimentos úteis.

  1. Células do tecido ósseo e suas funções.

Osteócitos: estabelecer contato através de junções comunicantes, por onde podem passar pequenas moléculas e íons de um osteócito para o outro.

Osteoblastos: são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea.

Osteoclástos: são responsáveis pela destruição do osso.

  1. Processo de reabsorção ÓSSEA.

É a troca natural de osteoclástos por osteoblastos. Na reabsorção óssea, os osteoclástos precisam ser fagocitados para que o organismo substitua-os naturalmente por osteoblastos e o que não dá para aproveitar dessas células fagocitadas é excretado pel organismo.

  1. Caracterize parte orgânica e inorgânica da matriz do tecido ósseo.

Orgânica: Representa a flexibilidade do osso. É composta em sua grande parte por colágeno tipo I.

Inorgânica: Representa a rigidez e a resistência do osso. É composto basicamente por íons de fosfato e cálcio.

  1. Importância do Periósteo e do endósteo para o tecido ósseo. Dê a localização e caracterize.

Periósteo: possui células capazes de se transformarem em osteoblastos. É a região do osso por onde corre vasos sanguíneos e nervos que penetram nos ossos por pequenos orifícios localizados na superfície externa do osso. É constituído por tecido conjuntivo denso modelado que possui fibroblastos e fibras colágenas dispostas paralelamente entre si e paralelamente à superfície do osso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com