TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFARTO AGUDO MIOCÁRDIO

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 4

INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

Infarto agudo do miocárdio (IAM) é também chamado de enfarte agudo do miocárdio (EAM), é também popularmente conhecido como ataque cardíaco, é uma situação com que apresenta um alto nível de morte. As artérias que nutrem o miocárdio são chamadas de artérias coronárias, o coração humano é vascularizado por duas dessas artérias, que são chamadas de artéria coronária direita e artéria coronária direita, as mesmas se ramificam várias vezes pelo coração, de uma forma a cobrir todo o músculo cardíaco.

 O IAM surge quando as artérias coronárias que suprem o sangue a parede do coração se entopem, geralmente é entupida por um trombo que é um pequeno coágulo sanguíneo, o que pode causar a necrose que é a morte de uma parte do músculo cardíaco. Estes trombos geralmente são formados dentro das artérias coronárias que já estão estreitadas pela aterosclerose, que é um problema onde algumas placas de gordura ficam aderidas em longo prazo nas paredes internas dos vasos sanguíneos, e a condição normal não é essa.

A causa principal dessa patologia é a doença arterial coronariana (DAC), onde há uma certa deposição de algumas placas de gordura por dentro das artérias coronárias que são os vasos sanguíneos que irrigam o coração. Quando essas placas de gordura causam uma obstrução ao fluxo sanguíneo feito pelas artérias coronárias para o coração o músculo cardíaco é afetado pela falta de sangue e oxigênio, e começa a ocorrer a necrose. Outra causa que pode estar diretamente associada ao IAM é o aparecimento de um espasmo severo coronariano, que se refere a um colabamento das paredes das artérias coronárias, o que certamente impede o fluxo sanguíneo para o coração. Não se sabe ao certo o que causa esses espasmos, mas na maioria das vezes ele está relacionado com o uso de drogas, como por exemplo, a cocaína ou crack, estresse emocional que pode causar uma dor intensa, o tabagismo, exposição ao frio intenso, entre diversos outros.

O infarto é classificado em dois tipos, sendo eles: o infarto STEMI onde há um bloqueio completo da artéria coronária e o infarto NSTEMI que acontece quando o bloqueio da veia coronária está de forma parcial.

Muitas pessoas pensam que o infarto é a mesma coisa de uma parada cardíaca e isso não é verdade, é importante lembrar que os dois não são a mesma coisa, o infarto é um fluxo de sangue baixo no músculo cardíaco que é decorrente de uma obstrução em uma das artérias do coração, e uma parada cardíaca acontece somente quando o coração para de bater e consequentemente para de bombear sangue para o restante do corpo. Um infarto pode ocasionalmente causar uma parada cardíaca, mas eles não são a mesma coisa.

Certos fatores podem aumentar as chances do indivíduo de desenvolver uma DAC e ter um infarto, alguns desses fatores podem ser controlados, já outros não, esses fatores são: hipertensão arterial, sedentarismo, diabete, colesterol alto, tabagismo, idade e histórico familiar.

Conforme o Ministério da Saúde, aproximadamente cerca de 300 mil infartos acontecem por ano no Brasil, e cerca de 80 mil desses são fatais. Algumas pessoas que sofrem um infarto não sentem uma dor intensa, como na maioria das vezes é relatado pelos pacientes, por isso é importante ficar atento aos sintomas mais comuns relatados é o desconforto torácico e a dor no peito, mas o infarto tem outros sintomas que podem também ser observados que são: uma sensação de desconforto nos braços, pescoço, costas, ombros, mandíbula ou estômago; palidez, agitação, suor frio por todo o corpo, palpitações ou respiração curta; podem ocorrer também náuseas, vômitos, confusões mentais, tonturas ou até mesmo desmaios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com