TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nabilona como coajuvante em tratamento fisioterapeutico

Por:   •  23/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

Nabilona como adjuvante na melhora nos sintomas no tratamento da fibromialgia

Arthur Duarte Malta do Valle*; Luiza Carla*; Rebeca Leite Cardoso*; Victoria Rocha Renault*.

*Acadêmicos do curso de fisioterapia da UFJF-GV.

Resumo

A fibromialgia é uma síndrome de etiologia e cura desconhecidas que chega a afetar 5% da população mundial, sendo sua maior recorrência em mulheres entre 35 e 60 anos, onde a intensidade e variedade dos sintomas interferem de forma negativa nos tratamentos, tornando-os pouco eficazes. Buscamos uma melhora na qualidade de vida desses pacientes, visto que os medicamentos auxiliares convencionais utilizados no tratamento não obtêm a eficácia esperada no sintoma da dor, prejudicando consequentemente o tratamento fisioterapêutico e psicológico da doença. O foco dessa pesquisa é avaliar uma possível melhora no quadro clínico desses pacientes sob o auxílio de um fármaco sintético canabinóide, denominado nabilona, atuando de forma direta no mais relevante dos sintomas, a dor crônica, e de forma indireta nas perturbações do sono e demais sintomas, garantindo assim maior eficácia nos tratamentos. Durante o tratamento, serão selecionados 40 pacientes diagnosticados com a síndrome, sendo estes divididos e 2 grupos: A, ministrados com o medicamento, e B, ministrados com placebo, durante 4 semanas; além do tratamento psicológico e fisioterapêutico 2 vezes por semana. Serão observados antes e após o tratamento para conclusão de resultados: a medida de resultado primário, escala visual analógica (VAS) para dor, e as medidas de desfecho secundárias, número de pontos dolorosos, a média do concurso limiar de dor ponto e o Questionário de Impacto da Fibromialgia (FIQ).  Falar aqui que a fibromialgia trás muita bebilidade, e nabilona foi vista ser eficas em muitos estudos e que ela pode trazer benefícios para quem sofre de FM , podendo assim proporcionar mais uma opção de tratamento à população afetada com a doença.

Palavras-chave: fibromialgia, nabilona ,canabinoide , fisioterapêutico, tratamento, sintomas.

Introdução

          A Fibromialgia (FM) é uma síndrome reumática caracterizada por dores musculoesqueléticas difusas e crônicas, além de pontos dolorosos anatomicamente determinados, denominados tender points (JORGE et al., 2007). Outras manifestações que acompanham as dores são a fadiga, a rigidez matinal, as perturbações do sono e distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão. Há várias descrições da doença e seus sintomas desde meados do século XIX, porém, seu reconhecimento pela Organização Mundial da Saúde deu-se no fim da década de 70 (CAVALCANTE et al., 2006). Sua definição etiológica é indeterminada, mas alguns estudos mostram a relação da origem dos sintomas com um evento específico, como acidente automobilístico, local de trabalho ergonomicamente deficitário, lesão por esforço repetitivo e infecção. Além disso, Waylonis et al. (1994) fizeram referência a pesquisas que apontam para uma herança autossômica dominante como uma das causas dessa síndrome.

          Sua incidência na população mundial varia entre 0,66% e 4,4%, atingindo principalmente mulheres com idade entre 35 e 60 anos (CAVALCANTE et al., 2006), e segundo o estudo multicêntrico realizado por WOLFE et AL (1990)  a média de idade por ocasião do diagnóstico foi de 49 anos, sendo 89% mulheres e 93% caucasianos. Considerando os pacientes atendidos em clínica médica, a freqüência da fibromialgia é em torno de 5% (CAMPBELL et al., 1983; WOLFE & CATHEY, 1983) o que corresponde a 2.1% dos atendimentos do médico de família (HARTZ , & KIRCHDOERFER, 1987) e a 7.5% dos pacientes hospitalizados (MULLER, 1987). Na clínica reumatológica, por sua vez, ela é detectada entre 14% (WOLFE et al., 1990) e 20% (YUNUS et al., 1992) dos atendimentos. 

          Os pacientes com FM apresentam diminuição da capacidade física devido às dores, originando um ciclo vicioso entre a inatividade e as limitações funcionais. É função do profissional de saúde instruir a respeito da doença e ensinar estratégias para melhor lidar com a dor. O tratamento é realizado por diversos profissionais, a fisioterapia tem papel importante na melhora da dor e na manutenção das habilidades funcionais através de abordagens terapêuticas, a psicologia auxilia no quadro psicológico da doença e os fármacos atuam como adjuvantes, todos contribuindo para a manutenção da qualidade de vida (SANTOS DM et al ,2011).

Falar mais da nabilona.

Colocar alguns trabalhos feitos com a nabiloma

          Dentre os fármacos mais utilizados estão os antidepressivos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares (BRESSAN, et al., 2008), porém, estes apresentam atuação pouco satisfatória diante os sintomas. Tratando-se do uso de plantas medicinais, existe uma pequena quantidade de patentes e uma carência de novos fármacos que auxiliem de forma expressiva no tratamento,. Porém, dentro da farmacologia, há um sintético canabinoide denonimado nabilona (se tiver o fabricante ou a origem deste, comentar. Pelos menos se é uma fração dos canabinoides da planta ou se é o complexo total, ou se já é o principio ativo), que pode trazer resultados significativos em alguns sintomas, fazendo-se necessários testes com o medicamento em busca da melhora na qualidade de vida desses pacientes. Mesmo assim, ainda há muitas duvidas a serem exploradas e um campo promissor para pesquisa e desenvolvimento.

Objetivo geral

            Ministrar o medicamento nabilona em pacientes com fibromialgia visando uma melhora no sintoma da dor e maior auxílio durante o tratamento da doença.

Objetivo Especifico

.

  • Investigar no início do programa fisioterapêutico, fatores emocionais que interferem na qualidade de vida, tais como: estresse, ansiedade e depressão.
  • Analisar os resultados do tratamento fisioterapêutico e farmacológico através da ministração apenas da nabilona, correlacionando seu impacto na vida dos pacientes.
  • Comparar as mudanças obtidas antes e após o tratamento relacionando a mudança da intensidade e o limiar da dor dos pacientes nos quais foram administrados as doses de nabilona com os pacientes do grupo placebo.

Metodologia

          Para fins de pesquisa bibliográfica foram realizadas buscas em banco de dados computadorizado, onde foi conduzida para identificar artigos científicos relevantes para o estudo. Artigos foram selecionados entre 2010 a 2015. Para fins de pesquisa de campo, serão abordados 40 pacientes com fibromialgia para obter tratamento multidisciplinar da doença. Introduziremos um fármaco sintético canabinóide, denominado nabilona, sob dosagem de 0,5mg por noite como agente terapêutico. O tratamento psicológico e fisioterapêutico ocorrerá 2 vezes por semana para auxiliar na conclusão dos resultados. Na abordagem os pacientes serão divididos em 2 grupos de 20 pessoas: A- tratamento com o medicamento canabinoide e B- com placebo, sem a medicação canabinoide, e os participantes de ambos os grupos não saberão em qual deles foi introduzido o placebo, para que não haja variação de resultados cognitivos. Após 4 semanas serão reavaliados para esclarecimento todos os pacientes envolvidos; comparando todas as reações  adquiridas com ou sem a introdução do medicamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com