TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fibromialgia sintomas, causas, diagnósticos, e protocolos de tratamento fisioterapêutico

Por:   •  18/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Fibromialgia – sintomas, causas, diagnósticos, e protocolos de tratamento fisioterapeutico.

A fibromialgia (FM) é uma doença reumatologica incurável que gera pontos de dores por todo o corpo do paciente e que estão associadas também a sintomas como fadiga, sono não reparador, depressão e ansiedade.

O paciente descreve a dor causada como uma dor profunda, uma “dor no osso”, e que não sabe se começa em um ponto especifico ou se é uma dor irradiada, geralmente em articulações. A dor relatada é tanta que o paciente não suporta contatos físicos como abraços.

Já o sono, devida a dor intensa, causa um estado de estresse no individuo e o mesmo não consegue dormir profundamente, tendo que mudar de posições durante o sono ou então caminhar para alongar as estruturas.

É uma síndrome que acomete mais as mulheres, porem não possui relação hormonal uma vez que temos casos de mulheres que desenvolvem antes e depois da menopausa. Geralmente as  idades entre 30 e 60 anos apresentam os maiores índices de acometimento dessa doença. Há casos que crianças e adolescentes também tenham desenvolvido a FM.

Normalmente a patologia se desenvolve após um evento forte sejam eles físicos, psicológicos ou mesmo infecções graves. Seu diagnostico é inteiramente clinico, não necessitando de exames caso tenha uma boa entrevista clinica.

Os critérios de diagnóstico da FM são:
a) dor por mais de três meses em todo o corpo ou região específica

b) presença de pontos dolorosos na musculatura (11 pontos, de 18 que estão pré-estabelecidos).

Os protocolos geralmente utilizados na fisioterapia para tratamento da FM, visando a diminuição das dores, são:

Os exercícios de alongamento para promover o relaxamento, melhoram a circulação sanguínea, a mobilidade e a flexibilidade muscular, hidroterapia e eletroterapia como TENS para diminuição das dores locais.

A fisioterapia atuará sempre para melhorar a qualidade de vida do paciente, uma vez que a FM não tem cura e o paciente terá de conviver com os sintomas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (21.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com