TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Edema Agudo de Pulmão

Por:   •  20/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  10.030 Palavras (41 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 41

RESUMO

 EDEMA AGUDO, ASMA, DPOC, SARA

2017

Edema Agudo de Pulmão

O edema pulmonar é um acúmulo anormal de líquido nos pulmões,  caracterizada por um acúmulo anormal de líquidos no interstício e nos alvéolos pulmonares (congestão pulmonar). por um aumento da pressão sanguínea nesses capilares (hipertensão venocapilar pulmonar), acarretando um deslocamento de líquido do sangue para o interstício e, depois, para os alvéolos pulmonares

O interstício é o espaço que separa os capilares pulmonares (pequenos vasos) dos alvéolos. Estes últimos, os alvéolos, são pequenos compartimentos dos pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas (o gás carbônico do sangue é substituído pelo oxigênio).

Há três tipos de edema pulmonar:

Cardiogênica;

No edema agudo de pulmão o paciente literalmente "afoga-se com o seu próprio sangue”. O sangue oxigenado nos pulmões chega ao coração através do átrio esquerdo, passa pela válvula mitral, atingindo em seguida o ventrículo esquerdo (câmara cardíaca que bombeia o sangue para fora do coração em direção ao cérebro e o restante do nosso organismo).

Um estreitamento da válvula mitral (estenose mitral) pode levar a uma congestão pulmonar e ao edema agudo de pulmão. No entanto, a causa mais comum do edema agudo de pulmão é a disfunção do ventrículo esquerdo (insuficiência ventricular esquerda), ou seja, uma incapacidade desta câmara em bombear o sangue para fora do coração.

Caracterizado por um acúmulo anormal de líquidos no interstício que é o espaço que separa os capilares, onde ocorrem as trocas gasosas, o gás carbônico por oxigênio.

Nos alvéolos pulmonares como congestão pulmonar por um aumento da pressão sanguínea nesses capilares, por uma hipertensão venocapilar pulmonar, o paciente literalmente "afoga-se com o seu próprio sangue”.

Com as forças das pressões ativas, ocorre uma força de tração que resulta na expansação pulmonar e ventilação aplicada nos espaços peribrônquicos, fazendo uma sistema unidirecional linfático.

Diagnóstico sinais de liberação adrenérgica

Sinais de liberação adrenérgica

Exame físico:

  • sinais de esforço da musculatura inspiratória,
  • uso dos músculos escalenos e esternocleidomastóides,
  • tiragem de fúrcula,
  • intercostal
  • batimento de asa nasal.

 Associam-se:

  • taquipnéia

 expiração forçada, com a glote semifechada, com a intenção de conseguir pressão expiratória positiva; isso resulta no uso da musculatura abdominal, em especial os músculos retos abdominais, gerando, por vezes, balancins toracoabdominais.

Exames complementares

Eletrocardiograma: fundamental para identificação de síndromes coronarianas agudas e taqui ou bradiarritmias;

Ecocardiograma: causa do edema e disfunção VE;

Exames laboratoriais: gasometria arterial;

Rx para locais do acumúlo de líquido.

CARACTERÍSTICAS DO PACIENTE

Dispnéico;

Cianótico;

Agitado;

Batimento das asas do nariz (eventual);

Respiração curta com severa dificuldade respiratória e depressão respiratória;

Respiração estertorosa;

Evoluindo com rápida deterioração para torpor;

Taquicardia;

Hipertensão;

Sudorese fria;

Palidez cutânea;

Ansiedade;

Necessidade de sentar, não tolera permanecer deitado;

Expectoração sanguinolenta e espumosa (eventual);

RX pode mostrar o acúmulo de líquido;

Eventualmente, apnéia com parada cardíaca– insuficiência cardíaca.

Ausculta Pulmonar é variável Pode ser normal, na primeira fase,  a drenagem linfática compensa a transudação vascular, existindo apenas a taquipnéia; Ruídos compatíveis com cornagem podem aparecer quando há expiração forçada; Estertores crepitantes, que resultam do colapso de alvéolos e bronquíolos terminais; porém, pode ser encontrado, apenas, murmúrio vesicular mais rude, em decorrência de edema intersticial e espessamento dos septos interalveolares; Roncos esparsos e sibilos são resultantes da transudação brônquica e do edema da mucosa brônquica e da hiper-reatividade da musculatura lisa, respectivamente; A tosse pode ser manifestação de congestão pulmonar.

Forças de Starling são as forças que regulam a disposição dos líquidos nos meios intracelular e extracelular. Em outras palavras, são os mecanismos que controlam a quantidade de volume dentro e fora de cada célula do nosso corpo. Essa força é essencial para a manutenção do volume sanguíneo, filtração glomerular no rim e prevenção de edemas (inchaço). Para entendermos como tudo funciona, precisamos compreender dois outros conceitos: pressão hidrostática e oncótica.

Edema pulmonar crônico – a instalação do edema é gradual com adaptação dos mecanoreceptores;

Edema pulmonar de altas altitudes – escassez de O², causando efeitos no organismo.

Pressão hidrostática (PH) é a força que um líquido exerce contra uma determinada superfície. De uma maneira mais prática, a PH é a força que empurra o líquido.

O PH ocorre o tempo todo no nosso organismo, especialmente nos nossos vasos sanguíneos. No capilar, a PH é a pressão que olíquido plasmático exerce na parede capilar, em direção ao meio extravascular. O grande responsável pela PH é pressão capilar (arterial).

Pressão oncótica (PO) é pressão que os solutos exercem num determinado meio atraindo o líquido para si. De maneiro mais simples, a PO é a força que puxa o líquido. Ela é também chamada de pressão coloidosmótica.

No capilar, as proteínas plasmáticas, especialmente a albumina exerce a grande parte da PO. Elas “atraem” o líquido que está contido no meio extracelular para dentro do vaso capilar.

Os conceitos na prática

Quando o sangue perfunde um determinado tecido, através de um vaso capilar, o líquido que flui neste vaso exerce uma pressão na sua parede, que já conhecemos como pressão hidrostática. Essa pressão promove a saída de líquido do vaso capilar para o espaço extracelular (interstício).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.8 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (802.9 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com