TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO

Por:   •  19/4/2017  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

Hipertensão Arterial Sistêmica é uma patologia do sistema cardiovascular, reconhecida pelo aumento da pressão arterial, sendo ela acima ou igual a pressão sistólica 140mmHg e na pressão diastólica 90mmHg. A patologia apresenta custos médicos e socioeconômicos elevados, devido as principais complicações decorrentes, como: doença cerebrovascular, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica, entre outas.

Hipertensão arterial pode ser classificada primária, quando não há causa específica por múltiplos fatores, e secundária, onde pode ser desencadeada por uma doença que provocou o aumento da PA, além disso, o uso de medicamentos com ação hipertensiva, como anticoncepcional oral, corticosteroides, vasoconstritores nasais ou sistêmicos, antidepressivos tricíclicos, anti-inflamatórios não hormonais, entre outros medicamentos, também são relevantes para a classificação da hipertensão secundária.

O exercício aeróbio pode ofertar respostas fisiológicas nos sistemas corporais e, principalmente, no sistema cardiovascular. É capaz de reduzir os níveis de PA em repouso e esforço comparada ao tratamento medicamentoso e promove a angiogênese, aumentando o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. 

O exercício físico é uma atividade composta por sequências, repetições e séries de movimentos, com aumento no consumo de oxigênio devido à solicitação muscular, que tem como finalidade manter o condicionamento físico. Durante a aplicação, o corpo sofre adaptações cardiovasculares e respiratórias, à medida que essas adaptações são repetidas, alterações acontecem nos sistemas do corpo, fazendo com que melhore o seu desempenho.

É possível classificar os efeitos fisiológicos do exercício em agudos imediatos, agudos tardios e crônicos. Os efeitos agudos são respostas diretas e imediatas em relação à prática do exercício, como o aumento da frequência cardíaca, ventilação pulmonar e sudorese.  Os efeitos agudos tardios são apresentados ao longo de 24 ou 48 horas após o exercício físico, essas respostas são caracterizadas pela redução dos níveis tensionais, expansão do volume plasmático, melhora da função endotelial, potencialização da ação e aumento da sensibilidade insulínica na musculatura esquelética. Os efeitos crônicos são identificados pela maior frequência aos exercícios, como bradicardia ao repouso, a hipertrofia muscular, a hipertrofia ventricular esquerda fisiológica e o aumento do consumo máximo de oxigênio, características claras de serem identificadas em indivíduos treinados em reação aos sedentários.

REFERÊNCIA

Fátima, Maria, et al. Exercício físico e o controle da pressão arterial. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 10, Nº 6 – Nov/Dez, 2004.

Nobre f, coordenador geral. IV diretrizes brasileira de cardiologia 2010. Arq. Bras cardiol 2010; 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com