TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos Preensão da Mão

Por:   •  18/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  3.927 Visualizações

Página 1 de 3

Preensão da mão

A preensão é um dos movimentos mais importantes do ser humano. É o movimento que a mão realiza em torno de um objeto para pegar ou segurar um objeto. A pressão é a força que a mão realiza sobre um determinado objeto. Essa força é relativa ao número de sarcómeros que existe no músculo, recrutados durante uma contração e a forma como estes se dispõem. Existem diversos fatores que a influenciam, como por exemplo, o sexo e a idade, as características antropométricas e fatores relacionados com a fisiologia do tecido muscular, tais como as alterações do pH, da temperatura, do fluxo sanguíneo e a acumulação de produtos do metabolismo celular, entre outros.

O sexo e a idade são os principais determinantes da força muscular manual (FPM) em indivíduos saudáveis. As diferenças relativas ao sexo se dão em parte pelo fato de as mulheres possuírem menor massa muscular. A FPM atinge o seu máximo em ambos os sexos aos 35 anos de idade, decrescendo de forma contínua a partir daí e mais acentuadamente após os 40 anos nas mulheres e após os 50 anos nos homens.

O processo de envelhecimento associa-se à perda de massa e de força muscular, denominada de sarcopenia, muito comum em homens e em mulheres com idades superiores há 65 anos.

A função básica da mão consiste na preensão, de forma correta, dos vários objetos nas atividades cotidianas. Contudo, o movimento do agarrar, por si só, tem pouca valia se a capacidade de manter esse objeto sofrer algum tipo de perturbação.

Padrões de preensão

A preensão consiste na principal função da mão. A análise da complexidade dos movimentos da mão permite a compreensão de duas preensões básicas: a pinça e a preensão global.

Pinça

A pinça da mão humana adquire-se, principalmente, com a habilidade de segurar os objetos entre o polegar e o indicador. Esta posição permite a realização de atividades que requerem destreza. Existem três tipos de pinça:

  • Pinça em ponta dos dedos (ponta dos dedos indicadores e polegar)
  • Pinça em tríade (pega do lápis)
  • Pinça lateral (segurar uma chave)

Preensão global

Neste tipo de preensão, a palma da mão serve de plataforma oposta dos dedos fletidos. É constituída pela:

  • Preensão cilíndrica: constitui a preensão mais primitiva, como segurar um copo ou algum outro objeto cilíndrico. 
  • Preensão em bola.
  • Preensão em gancho, esta consiste numa preensão realizada inteiramente pelos dedos, com a exceção do polegar, e é utilizada, normalmente, para carregar objetos mais pesados.
  • Preensão Palmar: Nesse tipo o polegar se dirige em direção dos dedos e o objeto fica em contato com a palma da mão.
  • Preensão Látero-lateral: O objeto é apreendido entre os dedos.
  • Preensão Lateral ou “Pinça em Chave”: Esse tipo também é considerado uma preensão intermediária entre a manipulativa e não manipulativa, pois permite certa manipulação dos objetos.

 
Função Sensitiva

A sensibilidade é uma das mais importantes funções da mão. Uma mão sem sensibilidade é ineficaz mesmo quando as funções musculares e articulares não apresentam déficits. As funções de coordenação dependem dum mecanismo sensorial periférico intacto de modo a conduzir e controlar esta atividade motora.

A mão é constituída por numerosos receptores sensoriais para a dor, tato, pressão e temperatura. Estas permitem que a mão reconheça objetos pela forma, determine o seu grau de magnitude de forças externas, bem como a sua direção, diferencie texturas e o movimento dos objetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com