TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prescrição de Exercício Físico Caso Clínico

Por:   •  23/10/2022  •  Resenha  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

Prescrição de exercício físico caso clínico:

Paciente João.J.S. Gomes, 66 anos, gênero masculino, sedentário, não fumante, não consome álcool, saudável, reside com o filho, e foi avaliado por um fisioterapeuta após sofrer queda em casa, mas sem fratura e de baixa gravidade. Porém nos últimos meses o filho tem percebido que o pai tem deixado de ir à igreja, fazer as compras perto de casa e tem apresentado alteração do equilíbrio após a queda, e medo de cair, além de sinais de desânimo e tristeza, não foi relatado o uso de nenhum remédio que altere a sua frequência cardíaca.

A frequência cardíaca máxima (FCmáx), do aluno idoso, foi obtida através um teste de esforço progressivo (TEP). O resultado foi de uma FCmáx de 147,5 batimentos por minuto (bpm).

A prescrição de exercício dessa semana tem como objetivo, aumento da capacidade cardiovascular, aumento de força, flexibilidade, equilíbrio, além de desenvolver segurança pessoal contra queda e melhora na qualidade de vida do idoso.

Sobre a frequência, vão ser realizadas 3 sessões de treino durante a semana, cada sessão terá um tempo médio de 45 minutos.

Sobre o treino e intensidade em cada sessão, como se trata de um idoso sedentário a intensidade executada foi de 40-50% da FCmáx do idoso, que ao longo das semanas subsequentes irá aumentando progressivamente respeitando o progresso do paciente.

Sobre os exercícios, serão desenvolvidos exercícios de força, flexibilidade e cardiorrespiratórios em todas as sessões, envolvendo os principais grupamentos musculares.

Os exercícios de força serão com carga alternada por dia (50-70% de 1 RM) ,8- rep (1º dia), 8-12 rep (2º dia), 8-12 rep (3º dia) em 1 serie única para cada grupamento muscular por se tratar de treinamento inicial, com 3 segundos entre as repetições e 90 a 120 segundos entre as series.

Para a flexibilidade vai ser utilizando alongamento sustentado com intensidade moderada para principais grupos musculares, com movimentos lentos, seguidos de alongamento estático durante 15 a 30 segundos; 3 a 5 repetições para cada exercício; a amplitude de movimento deve ser confortável, sem causar dor, respeitando a individualidade do aluno e suas limitações, feito antes da fase de exercícios de cardiorrespiratório durante as 3 sessões.

Para treino aeróbico o idoso realizara caminhada na esteira com intensidade moderada a 60% da FCmáx por 10 minutos.

Por fim ao filho foi recomendado que auxilie e acompanhe em casa o pai em atividade moderadas como subir escadas, ou caminhadas durante algum período nos dias em que não houver treino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com