TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar

Por:   •  8/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.028 Palavras (13 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

        

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1   INTRODUÇÃO        04

2  DESENVOLVIMENTO        05

2.1 A acetilcolina e o processo de contração Muscular.......................................05

2.2 Atrofia Muscular ................................................................................................08

2.3 Assistencia Medica ao Paciente.......................................................................09

2.4 Reabilitação e a necessidade da Equipe Multidisciplinas de saúde.............10

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................13

 REFERÊNCIAS        

14


  1. INTRODUÇÃO

         Esse trabalho tem a finalidade edificar o conhecimento acerca da temática do “Atendimento multiprofissional na efetividade das ações em saúde”.

Tem como objetivo compreender os fundamentos de atenção multiprofissional na área da saúde. Logo, as atividades desenvolvidas permitirão aos alunos uma reflexão sobre os elementos fundamentais envolvidos na assistência multiprofissional e visão holística da área de saúde. Este estudo é baseado em um a situação Geradora da Aprendizagem, com finalidade de abordar temas relevantes dentro do caso apresentado. O caso que será abordado é de um homem de 42 anos, hipertenso, dislipidêmico, apresenta sobrepeso e acúmulo de gordura em região abdominal, que foi atropelado e apresenta um quadro de trauma raquimedular com hemissecção de medula, o que gerou um edema com diminuição dos tônus musculares e plegia de membros inferiores, identificada pelos médicos como reversível.

          Com isso a produção textual em grupo será desenvolvida através de uma revisão bibliográfica sobre a temática abordada entrelaçando ainda todo o conhecimento adquirido nas aulas.

            Os pontos mais relevantes dentro do contexto do caso foram elencados para abordar sobre a acetilcolina na contração muscular e também o papel da NASF e os direitos ao acesso aos serviços de saúde pelo SUS.

            A fim de tornar esse trabalho mais embasado, foi utilizado alguns livros para consolidação com referencial teórico e conciso.

 


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. A ACETILCOLINA E O PROCESSO DE CONTRAÇÃO MUSCULAR

A Acetilcolina (Ach) é um hormônio neurotransmissor produzido pelo sistema nervoso (central e periférico). Trata-se de uma molécula simples produzida no citoplasma das terminações nervosas, sendo derivada da colina (componente da lecitina), a qual surge da reação desta com a acetil-CoA na presença da enzima colina acetil-transferase (ChAT). Acetil CoA + Colina = Acetilcolina.

A acetilcolina é o neurotransmissor utilizado pelos neurônios que inervam os músculos. A estimulação dos receptores Ach nos músculos resulta na sua contração. A acetilcolina também é um neurotransmissor no sistema nervoso autônomo, tanto como transmissor interno do sistema nervoso simpático quanto como produto final liberado pelo sistema nervoso parassimpático. A Ach é um dos principais neurotransmissores do sistema nervoso simpático. Esse hormônio atua em diversas partes do corpo como um mensageiro entre as células nervosas, sendo que seus principais efeitos são no sistema muscular, sistema cardiovascular, sistema excretor, sistema respiratório e no cérebro. As principais funções da acetilcolina são:

•        Contração de músculos

•        A vasodilatação (dilatação das veias, o que faz com que o sangue corra mais depressa nas veias)

•        Redução da frequência cardíaca a partir da diminuição da contração do coração (regulando a taxa cardíaca)

•        Aumento de secreções (salivação e sudorese)

•        Relaxamento intestinal

•        Auxilia na cognição (aprendizado e na memória do cérebro), uma vez que facilita a comunicação das células cerebrais.

Quando a acetilcolina é liberada dos seus neurônios, ela pode ligar-se a um de dois tipos principais de receptores – o nicotínico e o muscarínico.

Devido à sua função de ativação muscular, mas também devido às suas funções no sistema nervoso autônomo e no cérebro, um grande número de drogas importantes exerce seus efeitos alterando a transmissão colinérgica. Numerosos venenos e toxinas produzidas por plantas, animais e bactérias, bem como agentes nervosos químicos, causam danos por inativar ou hiperativar os músculos através de suas influências na junção neuromuscular. Drogas que atuam nos receptores muscarínicos de acetilcolina, como a atropina, podem ser venenosas em grandes quantidades, mas em doses menores são comumente usadas para tratar certas doenças cardíacas e problemas oculares. A escopolamina, que atua principalmente nos receptores muscarínicos do cérebro, pode causar delirium e amnésia. As qualidades aditivas da nicotina são derivadas de seus efeitos sobre os receptores nicotínicos de acetilcolina no cérebro.            

A acetilcolina atua tanto no sistema nervoso central (SNC) quanto no sistema nervoso periférico (SNP). No SNC, as projeções colinérgicas do pros encéfalo basal ao córtex cerebral e ao hipocampo suportam as funções cognitivas dessas áreas-alvo. No SNP, a acetilcolina ativa os músculos e é um dos principais neurotransmissores do sistema nervoso autônomo.

O Processamento de acetilcolina ocorre em sinapse. Após a liberação, a acetilcolina é decomposta pela enzima acetilcolinesterase.  Como muitas outras substâncias biologicamente ativas, a acetilcolina exerce seus efeitos ligando-se e ativando os receptores localizados na superfície das células. Existem duas classes principais de receptores de acetilcolina, nicotínicos e muscarínicos. Eles são nomeados para produtos químicos que podem ativar seletivamente cada tipo de receptor sem ativar o outro: muscarina é um composto encontrado no cogumelo Amanita muscarina; a nicotina é encontrada no tabaco.          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (349.6 Kb)   docx (202.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com