TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes de rtm

Por:   •  26/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  1.255 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Em que consiste o sistema linfático? R: O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório, ou seja, é constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea.

                                 

  1. Qual a função dos linfonodos? Onde estão localizados? R: Possuem a função de transportar a linfa em direção às cadeias ganglionares, filtrando suas impurezas e produzindo linfócitos. A preservação do organismo contra qualquer agressão de substâncias estranhas, por meio de uma reação imunológica muito complexa, é sua função essencial. São formações localizadas ao longo dos vasos do sistema linfático e são em número de 600 e 700 ao todo. Podem ter diferentes formas, tamanho e coloração, podendo estar em grupos ou isolados. O gânglio é formado por uma cápsula conjuntiva periférica que se adere ao tecido adiposo.
  2. Qual é a Função do Ducto Torácico? R: Conduz a linfa da maior parte do corpo para o sangue. É o tronco comum a todos os vasos linfáticos, exceto os vasos citados acima (ducto linfático direito). Estende-se da segunda vértebra lombar para a base do pescoço. Ele começa no abdome por uma dilatação, a cisterna do quilo, entra no tórax através do hiato aórtico do diafragma e sobe entre a aorta e a veia áziga. Termina por desembocar no ângulo formado pela junção da veia subclávia esquerda com a veia jugular interna esquerda.

  1. Qual é a Função do Ducto Linfático Direito? R: Esse ducto corre ao longo da borda medial do músculo escaleno anterior na base do pescoço e termina na junção da veia subclávia direita com a veia jugular interna direita. Seu orifício é guarnecido por duas válvulas semilunares, que evitam a passagem de sangue venoso para o ducto. Esse ducto conduz a linfa para circulação sanguínea nas seguintes regiões do corpo: lado direito da cabeça, do pescoço e do tórax, do membro superior direito, do pulmão direito, do lado direito do coração e da face diafragmática do fígado.

  1. Em qual região a linfa proveniente do ducto torácico direito e o sangue se misturam? R: Se estende da segunda vértebra lombar para a base do pescoço. Ele começa no abdome por uma dilatação, a cisterna do quilo, entra no tórax através do hiato aórtico do diafragma e sobe entre a aorta e a veia ázigos. Termina por desembocar no ângulo formado pela junção da veia subclávia esquerda com a veia jugular interna esquerda.
  2. Em qual região a linfa proveniente do ducto linfático direito e o sangue se misturam? R: Esse ducto conduz a linfa para circulação sanguínea nas seguintes regiões do corpo: lado direito da cabeça, do pescoço e do tórax, do membro superior direito, do pulmão direito, do lado direito do coração e da face diafragmática do fígado.
  3. O que significa pressão hidrostática?

R: Pressão hidrostática é a pressão exercida em sua base pela coluna de um líquido.

  1. O que significa pressão oncótica? R Pressão oncótica é a pressão que ajuda a manter o sangue dentro dos capilares

  1. O que é edema? R:  edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. Ele é constituído por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma, cuja exata composição varia com a causa do edema.

  1.  Quais são as causas básicas da formação do edema? R: Existem dois mecanismos básico na formação do edema 1- alteração na hemodinâmica capilar favorecendo a movimentação do fluido do espaço intravascular para o interstício 2- retenção de sódio, administrado ou da dieta, pelos rins.
  2. Explique a formação do edema. R: O edema ocorre quando os finos vasos sanguíneos do corpo vazam fluídos. Esses fluídos ficam acumulados nos tecidos ao redor desta área, levando ao inchaço.
  3. O que é drenagem linfática manual e qual sua função? R: A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retiradas do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.
  4. Qual é o objetivo da massagem no edema linfático tem o objetivo direto de aumentar o volume da linfa admitido pelos capilares linfáticos e aumentar a velocidade do transporte através dos vasos e ductos linfáticos. Quando esse objetivo é alcançado, exerce-se uma influência considerável sobre outras funções biológicas.

14-  Como deve ser a direção da drenagem linfática manual? Explique.

R: A direção da massagem deve sempre ser centrípeta, ou seja, acompanhado a direção circulação linfática e venosa. Não se deve esquecer que o sistema linfático é um sistema de mão única, ou seja não se deve executar manobras no sentido inverso da drenagem, pois obviamente não terá validade.

15- De que depende o movimento do fluxo da linfa, já que o sistema linfático não possui uma bomba propulsora? O movimento do fluxo da linfa depende de forças externas ao sistema linfático, como gravidade contração muscular, os movimentos ativos e passivos e a massagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (299.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com