TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Fisiologia

Casos: Questões Fisiologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  2.723 Palavras (11 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 11

Exercício 1: Sistema nervoso autônomo é a parte do sistema nervoso que está relacionada ao controle da vida vegetativa, ou seja, controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura e da digestão. No entanto, ele não se restringe a isso. É também o principal responsável pelo controle automático do corpo frente às modificações do ambiente. Por exemplo, quando o indivíduo entra em uma sala com um ar-condicionado que lhe dá frio, o sistema nervoso autônomo começa a agir, tentando impedir uma queda de temperatura. Dessa maneira, seus pêlos se arrepiam (devido a contração de músculos piloeretores) e ele começa a tremer para gerar calor. Ao mesmo tempo ocorre vasoconstrição nas extremidades para impedir a dissipação do calor para o meio. Essas medidas, aliadas à sensação desagradável de frio, foram as principais responsáveis pela sobrevivência deespécies em condições que deveriam impedir o funcionamento de um organismo. Dessa maneira, pode-se perceber que o organismo possui um mecanismo que permite ajustes corporais, mantendo assim o equilíbrio do corpo: a homeostasia. Ao receber a notícia da morte de uma amiga, Angelita entrou em choque, apresentando queda súbita da freqüência cardíaca e da pressão arterial. Esta resposta é atribuída ao nervoso autônomo parassimpático. Assinale a alternativa correta:

A - O aumento da estimulação simpática sobre o coração promove aumento da freqüência cardíaca e da força de contração.

B - A diminuição da estimulação simpática sobre o coração aumenta a frequência cardíaca e a força de contração.

C - A estimulação parassimpática sobre o coração promove diminuição da freqüência cardíaca e da força de contração.

D - O sistema nervoso autônomo não influencia a atividade cardíaca.

E - As alternativas B e C estão corretas.

Exercício 2: O registro da atividade elétrica cardíaca na superfície do tórax é realizado pelo eletrocardiograma, que é um método de simples realização, seguro, reprodutível e de baixo custo. Este exame foi introduzido na clínica médica em 1902 por Einthoven e atualmente é amplamente utilizado em medicina veterinária. Ao realizar um eletrocardiograma de um paciente com sintomas de cardiopatia, observou-se um problema onda T. O significado da onda T no eletrocardiograma (ECG) é:

A - despolarização dos átrios.

B - repolarização dos átrios.

C - despolarização dos ventrículos.

D - repolarização dos ventrículos.

E - nenhuma das anteriores.

Exercício 3:Os vasos sanguíneos são tubos pelo qual o sangue circula. Há três tipos principais: as artérias, que levam sangue do coração ao corpo ou ao pulmão; as veias, que o reconduzem o sangue para o coração, e os capilares, que ligam artérias e veias, e por onde ocorrem as trocas entre o sangue e tecidos. Num circuito completo, o sangue passa pelo coração duas vezes: primeiro rumo ao corpo; depois rumo aos pulmões.

A velocidade do fluxo sangüíneo:

A - é maior nos capilares que nas arteíolas.

B - é maior nas veias do que nas vênulas.

C - é maior nas veias do que nas artérias.

D - é zero nas veias cavas cranial e caudal.

E - apresenta-se reduzida numa área de constrição de um vaso sangüíneo.

Exercício 4:Num cão cardiopata, a ocorrência de um sopro diastólico pode ser indicativa de:

A - estenose mitral.

B - estenose da valva aórtica.

C - insuficiência tricúspide.

D - persistência do forâmen oval.

E - Nenhuma das anteriores.

Exercício 5:O ciclo cardíaco compreende todos os eventos que ocorrem com o coração desde o início de uma sístole ventricular até o início da próxima sístole ventricular. A auscultação cardíaca permite avaliar clinicamente a função do coração.A causa da segunda bulha cardíaca é:

A - fechamento das valvas átrioventriculares

B - fechamento das valvas semilunares

C - vibração das paredes ventriculares

D - sístole atrial

E - choque do sangue que saiu dos ventrículos com o que está nas artérias

Exercício 1: A pressão arterial ou sangüínea depende de inúmeros fatores que intervêm a cada momento, o que explica a variabilidade da pressão arterial para um mesmo indivíduo ao longo do dia e de sua vida. Ela é mais baixa durante o sono e aumenta quando o animal acorda ou está em atividade. Atualmente existem dois sistemas recomendados pela VBPS (Veterinary Blood Pressure Society) para medir a pressão arterial - Doppler e oscilometria. O doppler foi mais valia durante muito tempo, porém por não medir a pressão diastólica o seu valor atual é considerado limitado. Outro fator negativo é o fato do Doppler medir a pressão na braçadeira ao invés de medir a pressão nas artérias, originando assim resultados poucos rigorosos. A oscilometria é fiel na medição de ambos – pressão sistólica e diastólica – e também consegue medir os movimentos das paredes arteriais. Num animal com pressão sistólica e distólica de, respectivamente, 155 e 100 mmHg, a pressão arterial média é de cerca de:

A - 127 mmHg

B - 105 mmHg

C - 118 mmHg

D - 145 mmHg

E - 255 mmHg

Exercício 2:A hipertensão primária é diagnosticada por exclusão. É o resultado do desequilíbrio entre o débito cardíaco e a resistência vascular sistêmica, embora não se saiba exatamente a causa. Em humanos, está associada com o aumento da concentração intracelular de sódio e da atividade da bomba de sódio-potássio- TPase. A hipertensão causada somente pela ingestão de grande quantidade de sódio é controversa. Entretanto, a associação entre a hipertensão preexistente e dietas com alta concentração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com