TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Prática Virtual

Por:   •  10/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

RELATÓRIO DE PRÁTICA VIRTUAL

IDENTIFICAÇÃO

1. Acadêmico: Vanda Andrade dos Santos, Edimila Rocha Lima e Mercia Silva moura

2. Matrícula: 5774906. / 5645423 /5931304

3. Curso: Fisioterapia/ Nutrição / Fármacia

4. Turma: FLC28800BBI

5. Disciplina: Bioquímica Básico e Metabolismo

6. Tutor(a) Externo(a):  Isabela Bezerra Gonzaga

DADOS DA PRÁTICA

1. Título:  Enzimas - Catalisadores e Inibidores de Reação Química 

2. Semestre: 2º

3. Data: 24/09/2023

INTRODUÇÃO

Grande parte das reações químicas que ocorrem no interior das células, ocorrem entre moléculas complexas e pouco reagente. As reações raramente acontecem sem um mediador, e é aqui que as enzimas entram e são responsáveis pela grande maioria das sínteses feitas no interior das células. Os catalisadores biológicos, produzidos pelas células, são conhecidos como enzimas. Eles são altamente específicos e são utilizados para transformar os nutrientes em substâncias que possam ser usadas pelas células. As enzimas são consideradas os principais catalisadores biológicos, sendo, geralmente, proteínas. Alguns exemplos de enzimas são a amilase, a lipase, a desidrogenase, dentre outras. O termo enzima foi introduzido por Kuhne em 1878 para designar a presença no lêvedo (fermento) de um princípio químico responsável por sua atividade fermentativa (de produzir etanol a partir de um açúcar, na ausência de oxigênio).

OBJETIVOS

O objetivo da prática é investigar o papel das enzimas no metabolismo biológico, tanto de origem vegetal, quanto de origem animal. Além disso, observar também a aceleração da reação de decomposição do peróxido de hidrogênio (solução 3% m/m – massa molar) na presença do tubérculo (batata inglesa) e como a temperatura influência de forma crucial no metabolismo biológico, podendo resultar na desnaturação da proteína.

MATERIAIS

  • Água oxigenada (H2O2);

• Batata cozida;

• Batata crua;

• Béqueres de 50 mL;

• Fígado cozido;

• Fígado cru;

• Placas de Petri;

• Suco de limão

METODOLOGIA

A aula de laboratório foi de modo virtual através do através do portal ava com acompanhamento da tutora da aula presente. Iniciando o experimento foi mover dois béqueres de capacidade volumétrica de 50 ml e a garrafa de vidro âmbar com água oxigenada (h2o2) para a bancada. Percebe-se que os grais contendo os alimentos utilizados no experimento já estarão sobre a mesa. Continuando moveu quatro placas de petri da gaveta para a bancada. Em seguida, mover o fígado cru para as placas de petri 1 e 3. Mover o fígado cozido para as placas de petri 2 e 4.  E adicione suco de limão nas placas de petri 3 e 4 e adicionar água oxigenada na placa de petri 1. Observar e anote as reações ocorridas nas placas de petri 1, 3 e 4. Em seguida adicionar água oxigenada as placas de petri 2, 3 e 4 e observar e anote as reações obtidas. No final limpar as placas de petri e guardar os materiais utilizados no experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com